Páginas

sábado, 23 de setembro de 2023

Comunicação

Vamos começar pelo que aconteceu na Luz na quarta-feira. Era para mim muito fácil chegar aqui e insultar quem andou a assobiar o Trubin durante o jogo. Mas quando falamos em massas é preciso entender a razão dessas reações. Ninguém reparou que durante semanas a comunicação social transformou Vlachodimos numa vitima colocando logo um sentimento negativo sobre quem o veio substituir? Ninguém estranha as várias entrevistas de malta que ninguém conhece a criticar o jogador? Bastou este bombardeamento comunicacional para que ao primeiro erro as bancadas reagissem daquela forma.

Peço desculpa a quem possa ofender com esta próxima frase mas mais de 80% (e estou a ser simpático) daqueles que vão ao estádio não percebe um caralho de futebol. Muito menos de gestão de balneários. As coisas que debitam com altivez não é mais do que aquilo que ouvem dia após dia nas televisões. É o inconsciente a soltar os mesmos sound bites que ouvem todos os dias. Nas televisões portuguesas são 24 horas sobre 24 horas de desgaste de jogadores específicos do Benfica e principalmente do seu treinador que é neste momento o inimigo número UM do anti-benfiquismo.

E isto acontece mesmo nas vitórias. Aliás, principalmente nas vitórias, que é para quando chegar uma derrota existir o sentimento de que foram 5 seguidas tal a negatividade que já foi colocada sobre toda a gente.

E é aqui que entra a vergonha de comunicação do Benfica que durante os últimos anos permitiu que todo e qualquer badameco na comunicação social desrespeitasse o Benfica. Permitiu sem qualquer entrave que a esmagadora maioria da comunicação social desportiva seja composta por uma panóplia de jornalistas, comentadores e ex-árbitros devotos a causa anti-benfica.

Depois ficam admirados que após um jogo como o de Vizela os especialistas de arbitragem elogiem o roubo descarado de Luis Godinho (o primeiro amarelo aos jogadores do Vizela foi nos descontos) ou que os próprios Benfiquistas critiquem os seus jogadores e treinador.

Eu sinceramente não consigo entender como é que a Sportv fez o que fez em Vizela e do Benfica não houve uma reação. Imagens sonegadas, Luís Freitas Lobo e o cumulo dos cumulos com José Leirós a analisar a arbitragem no final do jogo. Querem mais gozo do que isto? 

É que nós temos-os na mão. São o canal desportivo mais caro do mercado e metade do dinheiro que recebem é por causa dos 2 jogos mensais que transmitem do Benfica fora de casa. Basta ao presidente do Benfica chegar a uma conferência e pedir aos Benfiquistas que 2 vezes por mês se desloquem a uma casa do Benfica para assistirem aos jogos ou que se juntem entre amigos. É a esta distância que aquele canal está da falência e mesmo assim eles gozam com a nossa cara jogo após jogo.

De uma vez por todas ou mudam a estratégia de comunicação e começam a combater o que já são anos de controlo total sobre a opinião pública ou os milagres como o da época passada vão ser cada vez mais raros.

Sem comentários:

Enviar um comentário