Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Um vislumbre do que podiamos ser

Existe muita gente que continua a achar que na equipa do Benfica só existem mecos. Que só 2 ou 3 é que se aproveitam. Querem sangrias de plantel ano após ano e manter a meninagem. Hoje tivemos um vislumbre do que esta equipa podia ser sem a meninagem e com 4 ou 5 retoques. O que hoje 9 jogadores do Benfica conseguiram fazer contra este Ajax foi extraórdinario. 


 

Como é que é possível isto acontecer há 2 e 5 anos no Benfica? Como é que é possível um homem do futebol não ver isto? Eu estou como muitos. Isto parece que andam lá todos de rabo preso a fazer o que lhes dizem para fazer. Isto é para lá de revoltante. Doi ver ali 9 jogadores e um estádio a quererem mais deste Benfica mas a não conseguirem porque os estão a castrar.

Gonçalo Ramos, Rafa, Darwin, Taarabt fizeram um grande jogo. Então o que o Gonçalo fez hoje foi de outro mundo. Num momento estava dentro da nossa área a cortar uma bola e no outro já estava lá a frente a tentar dar seguimento as jogadas. Ele literalmente jogou por 2 hoje. Gilberto também mostrou mais uma vez que é a melhor opção para a direita e que até final da época deve ser ele a jogar ali.

Agora se calhar vão perguntar porque é que mesmo assim não fazem o que fizeram hoje em todos os jogos. Para além da motivação extra de ser um jogo da Liga dos Campeões, não o fazem porque nenhum jogador aguenta este ritmo todos os jogos. Principalmente os primeiros 4 que mencionei. E no proximo jogo provavelmente vai notar-se bastante o esforço que tiveram hoje.

P.S. Enquanto os Benfiquistas estão em agonia com tudo o que nos fizeram nos últimos anos e pelo que têm de aguentar todas as semanas durante 90 minutos, o presidente do Benfica anda a cumprimentar o corrupto mor e a ver um jogo desta importância com Proença de um lado e o Facturas do outro. Só amor e carinho para 3 das pessoas que mais mal fizeram ao Benfica nos ultimos anos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Mayday! Mayday!

https://www.lateralesquerdo.com/2022/02/08/weigl-qualidade-incompreendida/

https://www.lateralesquerdo.com/2022/02/10/lacuna-no-corredor-central-do-benfica/ 

https://www.lateralesquerdo.com/2022/02/20/este-benfica-nao-sabe-como-reagir-a-perda-da-bola/ 

3 artigos no espaço de um mês. Não estão com mãos a medir para lhe limpar a imagem. É incompreendido, fica sozinho, os colegas não ajudam... Tal como a comunicação social limpa os roubos descarados semana após semana, aqui no Lateral Esquerdo (LE) limpam a imagem do ouro dos nossos adversários.

Chegam ao ponto de meter videos dos jogos contra Gil Vicente e Boavista que só demonstram como ele realmente é fraquinho. Sempre a 5 a hora. A chegar sempre tarde aos lances. Muitas vezes mal posicionado. Tudo isto com uma narrativa de que tudo o resto é que está mal ali a volta. Mas vamos esmiuaçar só algumas das situações que são apresentadas.


Paulo Bernardo (PB) e Meite sobem a fazer pressão alta. O Gil Vicente é obrigado a colocar longo na frente onde estão 5 jogadores do Benfica para 3 do Gil Vicente e com uma bola de dificil recepção. Conclusão LE. Weigl ficou sozinho no meio-campo. Qual era então a solução? Era PB e Meite fazerem pressão lá a frente e após a bola longa do Gil teletransportarem-se para perto de Weigl porque ficou em extrema dificuldade naquele 5x3 defensivo? Tinhamos de fazer um 7x3 ou idealmente um 10x3?


O Gil Vicente estava a sair pela esquerda com toda equipa do Benfica movimentada para esse lado e muda o flanco de jogo. Movimento que é acompanhado por toda a equipa do Benfica. Conclusão LE. Meite foi atraido e Weigl ficou exposto. De seguida Weigl "cai em cima" do seu homem com a agressividade de um coala, sem fazer qualquer oposição, deixando que a bola seja colocada facilmente no centro. Conclusão LE. Weigl foi atraido e ficou o espaço interior para explorar. Posteriormente Meite (para o LE já não ficou exposto agora que foi a vez de Weigl ser atraido) fecha o centro e recupera a bola. LE corta lance nesse momento pois alguém a usar o fisico na recuperação de uma bola não são coisas para se ver.

Neste lance o Benfica perde uma bola quando estava completamente balanceado para o ataque. E enquanto Meite acompanhou a subida da equipa e já lá estava a pressionar o médio do Gil e a obriga-lo a virar para um flanco (onde Weigl devia depois cair), Weigl estava ainda cá atrás junto aos centrais a fazer um 3x1. Aqui o LE parece ser da mesma opinião.


Ultimo lance deste jogo e temos Meite e Paulo Bernardo a fazerem pressão. A bola é metida para o meio onde Weigl está a mais de 3 metros do adversário que aparece na sua zona. Deixa-o receber e ficar de frente para a nossa baliza com tempo até para meter alguma bola nas costas da defesa. Para o LE houve espaço para criar no meio porque Meite e Paulo Bernardo foram atraidos e não porque Weigl deu esse espaço ao jogador que recebeu a bola.


Indo para o jogo contra o Boavista. Neste primeiro lance Weigl em vez de encostar ao jogador do Boavista assim que Everton sai do primeiro drible (e se percebe que vai perder a bola) fica parado e deixa o jogador do Boavista receber, rodar e ir para cima dele. Pior do que isso é que em vez de o encaminhar para a linha dá-lhe o meio. Para o LE o Weigl foi obrigado a fazer falta para travar uma transição quando podia ter até feito a falta com o adversário de costas para a nossa baliza.


Depois de um remate de Grimaldo (disparatado) a bola fica solta, com Weigl a ser o elemento mais próximo da mesma. Entretanto o jogador do Boavista ganha em velocidade e ele faz falta. Para o LE foi obrigado outra vez a recorrer a falta. Não teve nada a ver com a sua lentidão.

Benfica perde a bola no ataque. Quando a bola chega ao jogador do Boavista só um jogador deles está a frente da linha da bola contra 5 nossos. Weigl é o jogador mais perto da zona e em vez de cair em cima do adversário fica a espera, deixa o jogador rodar e fazer 1x2 com um colega. Aborda todo o lance com uma atitude miserável. Para o LE foi a falta de frescura fisica e a reacção a perda que não foi preparada. No global claro. Não foi do jogador que devia ter saido logo na pressão.

Um lance semelhante ao anterior. Mesmo com o esforço do Taarabt a conseguir abrandar a saida para o contra-ataque, Weigl não caiu em cima do adversário, levou com ele de frente, foi papado e em 30 metros o jogador do Boavista ganhou-lhe 10. Foi como se não estivesse ali ninguém. Para o LE foi a equipa que ficou partida e o corredor central estava despovoado. Pois. Foi como se não estivesse ali ninguém. Mas estava.


Ups. Escapou-lhe um nas costas...

E aqui ficam alguns lances escolhidos para ilibar Weigl mas que não são mais que a constatação que as equipas adversárias estão constantemente a conseguir furar a nossa pressão pela sua zona (é verdade que também conseguem por outras zonas). Está sempre longe das jogadas, chega sempre atrasado, perde todos os despiques em velocidade e não ganha um lance no corpo a corpo.

Jesus durante uns meses fez o melhor possivel para o disfarçar. Colocou os centrais a fazerem de trincos. Retirou-o de todas as zonas onde tivesse de disputar duelos. E até em jogos como o do Bessa colocou 2 jogadores a 1 metro dele (lembram-se do jogo em Famalicão?). Em termos puramente taticos ter conseguido o que conseguiu com Weigl em campo foi dos melhores trabalhos de Jesus. Infelizmente nunca o tirou da equipa mesmo não gostando dele e obviamente quando o nivel dos adversários subia não era suficiente. Hoje dizem que Weigl está exposto neste sistema mas na realidade antes é que era protegido. Parece que não mas é uma grande diferença.


sábado, 19 de fevereiro de 2022

Mais uma chama que foi apagada

Vou aproveitar este jogo e este momento pois é o ideal para explicar porque é que eu dedico aqui tanto tempo com Weigl.

Nesta semana, estando o Benfica como está em termos desportivos, fomos alvo de um dos ataques mais nojentos destes ultimos 5 anos. E se eu nem preciso de estar aqui a escrever sobre isso, é porque NÓS BENFIQUISTAS, tivemos uma resposta a altura. Digo aqui de coração cheio que a defesa que os adeptos souberam fazer do clube foi exemplar. Infelizmente não foi acompanhada por quem tem o dever de NOS DEFENDER.

O problema é que todos os momentos de união Benfiquista, como o que aconteceu esta semana, vão ser sempre destruidos em jogos como estes. As pequenas chamas que se acendem são logo apagadas. Nunca vamos ter uma equipa competitiva que alimente a nossa união com este jogador. Nunca vamos ter um balneario saudavel. Ontem foi só mais um episodio destes 2 anos. Durante 45 minutos a equipa a afundar-se por completo, com o trinco a andar em bicos dos pés e não saiu. Nunca sai. Amarelado e com o adversário a engolir o nosso meio-campo e ele manteve-se novamente durante 90 minutos.

E agora quem o substitui no proximo jogo do campeonato? Em 2 meses de Verissimo é Weigl e mais 10. Não tem concorrente pela posição e nem sequer nenhum miudo da B foi chamado a treinar com a equipa principal. Entretanto a sua frente já foram testadas praticamente todas as soluções possiveis. Ontem completou-se o circulo. Depois de João Mário, Paulo Bernardo e Meite voltou Taarabt. A exata mesma dupla de meio-campo da época passada. Nas exatas posições que no inicio da época o presidente do Benfica afirmou serem as mais carenciadas.

Ontem também deu para perceber que o João Mario já não está cá com a cabeça. É só mais um que parece ter atingido o limite. E vai ser assim ano após ano. Jogador após jogador. Ninguém quer jogar numa equipa onde existem tratamentos especiais. Ninguém quer ser carne para canhão,

P.S. Acho bem que tenham dado uma serie de jogos consecutivos a Lazaro para se perceber se podia ser uma verdadeira opção. Mas a insistência nele começa a não ter justificação. Começa a tornar-se em mais um caso preocupante. Parece que é apenas titular para justificar a sua compra como pagamento de João Mário. Isto quando no banco está Gilberto que foi de longe o que fez melhor essa posição nesta época. Quando falo em injustiças e no que elas causam no balneario, esta é mais uma delas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

"Só pode ser o Bruno"

Encontrado no baú pelo Guachos Vermelhos

Já o silência da Liga e da FPF em relação a um dos jogos mais vergonhosos dos últimos anos em Portugal não é de admirar visto que a presidentes de ambas temos isto.


As manobras do costume

Quando a coisa aperta para o lado de uma das comadres aparecem sempre as noticias da praxe a acusar o Benfica de alguma coisa. Eu como Benfiquista estou tranquilo. Nas mãos do inimigo estão emails de 10 anos. Depois dos emails têm as escutas do MP desde o tempo dos emails até aos dias de hoje. Se precisam de especular, truncar, mentir, reciclar, etc é porque em toda a informação que têm não existe nada que consubstancie as acusações. Se existissem práticas de corrupção no Benfica bastavam um mês de emails para se encontrarem provas dessas práticas. Pelos vistos nem com tudo sobre o clube nos ultimos 15 anos encontram.

Hoje as acusações vieram da CNN de Julio Magalhães ou Rui Santos. E foi até no programa do pigmeu que tivemos este bonito exemplo da imparcialidade do canal.

O que esta gente quer fazer é desviar a atenção do que se passou no Dragão. Da completa falência da Liga, da FPF e da arbitragem. Do autêntico submundo que existe no norte. Durante 5 minutos houveram mais de uma dezena de agressões com elementos externos ao jogo ao barulho e não se vê um policia a entrar em campo.


Agressões entre jogadores, dirigentes e apanha bolas. Balas encontradas em campo. Toda uma panoplia de situações que em qualquer outra liga do mundo já teria castigos exemplares para garantir que algo igual não voltasse a acontecer. Para garantir a integridade da competição. Por cá tudo calado como sempre. Todos a espera que a poeira assente e que o foco seja desviado para outra freguesia. Lá para Maio quando já tudo estiver decidido é que saem uns castigos.

Tal como no jogo do Benfica com a BSAD este momento devia ser aproveitado para pedir demissões. O Benfica desperdiça oportunidades atrás de oportunidades para enfraquecer a posição de todos os orgãos mencionados atrás. Se o Benfica já o tivesse feito, mais força a nossa posição ganhava a cada acontecimento destes. Mais exposta ficava a "incompetência" dessa gente. Então porque é que não fazemos?

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Já está no assador

 


Nesse canal que tão bem nos quer já lhe estão a fazer a cama. É só mais um a ser queimado neste Benfica. Na MDCSDQT defendem o ouro com unhas e dentes. Continuem assim no Benfica. 90 sobre 90. Aconteça a m**** que acontecer como o que vimos na primeira parte.

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Futebol português resumido num jogo

Uma autêntica podridão. Em qualquer sitio do mundo eu estaria a dizer que o que aconteceu hoje era o culminar de vários anos de impunidade. O problema é que todos sabemos que este vai ser apenas mais um capitulo dessa impunidade. Em qualquer competição profissional na segunda-feira este estádio já estaria interditado até ao final da época, multas de 6 ou 7 digitos, vários jogadores com castigos muito acima do joguito da praxe e um árbitro a ter um retiro espiritual também até ao final da época. Mas obviamente que em Portugal isso não acontece.

O Sporting hoje entrou no ladrão como lhe têm deixado entrar em todos os jogos que têm disputado internamente. Basta ver a final da Taça da Liga para ver o espetaculo deplorável que eles proporcionaram. Sempre a procura de confusões, sempre a dar porrada, sempre a cair em cima do árbitro. O problema é que hoje do outro lado estava o clube que é o precursor dessa filosofia. E os cartões foram saindo durante o jogo e após o jogo. Só hoje devem ter perdido mais jogadores por castigo do que somatório da época anterior.

O que me deixa mais triste como Benfiquista é que um banana como o Varandas teve-os no sitio para no final do jogo ir defender os seus. Nós temos um ainda mais banana que dá abraços aquela gente antes de nos roubarem, e fica calado depois. Com uma perfeita falta de noção ainda andou há um mês numa entrevista a falar na Cidade Benfica. Parece que vivem em Marte.

E finalmente vem a outra falta noção. Essa é a competitiva. No pouco que se jogou no Dragão viu-se uma diferença tão mas tão grande na agressividade, intensidade, velocidade, personalidade, mentalidade, com o que existe no Benfica que até doi. O Sporting hoje fez-me lembrar aquele Benfica de Lage que lá foi vencer um campeonato. Parece que foi há uma década atrás tal é o buraco em que nos metemos. Hoje 2 miudos por menos de metade do valor de um Weigl fizeram ambos no Dragão o que o Weigl não consegue fazer com um Boavista, um Gil Vicente ou um Tondela. É de uma falta de noção tão grande que até parece propositado.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Depressão

Hoje mais do que em outros dias fui atingido pela realidade. Dia 11 de Fevereiro e sentimos o burburinho que existe por ser hoje o jogo do titulo. O problema é que nesse jogo não está o Benfica. O Benfica vai jogar amanhã contra o Santa Clara e já ninguém sequer quer saber. As conferencias duram 7 minutos e já ninguém sequer chateia o Verissimo.

11 de Fevereiro e até Agosto restam-nos 2 jogos com alguma emoção. Mas ainda por cima 2 jogos para os quais entramos com um sentimento de que algo muito mau nos pode acontecer. Algo que pode ficar numa página negra da nossa história.

Foram precisos somente 2 anos para irmos da ansiedade pelo proximo jogo a cada 4 dias até a espera brutal de 7 meses pelo inicio de uma nova época. Uma espera de 7 meses em que apenas temos a esperança de que possamos ter de volta o Benfica que nos apaixonou e manteve ligados a corrente durante a década anterior. Mas que olhando para a direcção que seguimos sabemos que será ainda pior do que este.

Não me sinto tão deprimido com o Benfica talvez desde a época 2007/2008 onde ainda assim tivemos uma eliminatória europeia em Março e uma meia-final da Taça em Abril. Hoje nem isso.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Um dia irão aceitar.

As boas noticias do jogo em Tondela foi aquele quarteto do meio-campo para a frente. Everton, Rafa, Gonçalo Ramos e Darwin. Um quarteto para quem eu olho e reconheço capacidade para vencer um campeonato com eles a titulares. Infelizmente só os voltaremos a ver juntos não mais do que uma dezena de vezes.

Já o disse aqui antes. O Benfica sempre se deu melhor com o 4-4-2. Não precisa de ser estanque. Pode mudar em determinados jogos. Mas o sistema principal deve ser esse. Os jogos menos maus da era Verissimo foram neste sistema a jogar com Gonçalo Ramos no papel de segundo avançado.

O problema é que com este meio-campo não chega. E bastou ver as avenidas que os jogadores do Tondela tiveram (tal como os do Porto, Paços, Moreirense, Boavista, ...). Bastou ver como uma bola parada noutro contexto pode ser fatal (lembram-se o jogo com o Portimonense?).


Em cima estão mais 2 momentos do nosso menino especial. Um momento "corre Almeida, CORREEEEE..." (imaginem em quantos artigos de jornais online já estava se fosse com outro). Aquela jogada é toda Weigl. Recebe um presente do jogador do Tondela e até se assustou. A facilidade de transformar a jogada numa oportunidade de golo para nós era tanta que o alemão rejeitou. Era fácil demais para ele. Depois tem uma grande abordagem para tentar recuperar a bola e ainda recua a uma velocidade estonteante ficando a observar um jogador sozinho na zona de penalti. Tivesse a bola lá entrado e o Tondela tinha reduzido para 2-1 no inicio da segunda parte. E assim do nada um jogo fácil ficava logo tremido. Aquela correria de Weigl demonstra também que o discurso de Rui Costa surtiu efeito em todos menos nele. No entanto como tem imunidade neste Benfica ninguém leva a mal. Talvez só os colegas. Mas que importãncia é que isso tem?

O segundo momento é uma jogada que parecia de um jogo de escolinhas. O menino Grimaldo a não chegar a bola e a falhar o cabeceamento, o menino Weigl a encolher-se porque a bola vinha na sua direção e o menino Eduardo a empurrar a bola para dentro da baliza. 2022 e o titular indiscutivel do Benfica encolhe-se nos cantos com medo de levar com a bola.

Pelo meio ainda perdeu mais uma dezena de bolas. Uma delas que deu em contra-ataque do Tondela. Mas como não deu em nada e não aparece nos resumos está tudo bem. Continua-se a dizer que é o mestre do passe e ignora-se que nos ultimos anos foi o jogador cujas perdas de bola resultaram em mais golos adversários. Tem destas perdas de bola aos pontapés mas sempre devidamente abafadas.

Resumindo, tudo o que ele fez neste jogo já o fez em outros. Bolas paradas, perdas de bola e recuperações a passo. Exatamente as mesmas coisas que se vê neste video.

Para o próximo jogo fica a dúvida sobre o que irá Verissimo experimentar desta vez. Já tivemos o 4-4-2 com Weigl e João Mário. 4-4-2 com Weigl e Paulo Bernardo. 4-1-3-2 com Weigl, João Mário, Paulo Bernardo e Rafa. O 4-3-3 com Weigl, João Mário e Paulo Bernardo. O 4-3-3 com Weigl, Meite e João Mário. O 4-3-3 com Weigl, Meite e Paulo Bernardo. A constante já todos sabemos qual é. O único jogador titular neste consolado Verissimo que nem com um jogo controlado e com 5 substituições para fazer sai uns minutos de campo.

Para finalizar deixo aqui uma imagem com uma citação de um filosofo alemão (a ironia).

Para quem, como eu, tem tentado mostrar que Weigl foi o click que atirou o Benfica para esta crise desportiva profunda, certamente já experienciou isto. Esta ideia é constantemente ridicularizada e violentamente atacada. Daqui a 4 ou 5 anos será uma ideia partilhada pela maioria dos Benfiquistas. Será é já tarde demais. Algo interessante deste filosofo é também este livro.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Delapidação

Do final da época 93/94 até ao inicio da 95/96 saíram do Benfica por varias razões Toni, Neno, Silvino, Mozer, Veloso, Schwarz, Kulkov, Rui Costa, Paneira, Isaias, Yuran e Rui Aguas. Sobrou apenas João Pinto. Tudo em nome de um Benfica Europeu. O resto são os piores anos da nossa história.

Em Janeiro de 2020, a caminho do 6º titulo de campeão em 7 anos, decidimos contratar Weigl também em nome do Benfica Europeu. Os resultados estão a vista. Podiamos ter dado um passo atrás mas desde essa altura que estamos numa fuga para a frente a uma velocidade vertiginosa.


Pizzi é só mais um daqueles que fizeram parte do melhor periodo do Benfica dos ultimos 30 anos a sair pela porta pequena. Enxotado, enxovalhado, humilhado ao ser preterido por Diogo Gonçalves ou Gil Dias. Por um treinador como Nelson Verissimo. Dos números na imagem em cima aqueles que ficam são aqueles que têm uma taçinha atrás.

Para Pizzi, tal como Samaris, Fejsa, Eliseu, Salvio, Jardel, André Almeida entre outros, o tempo vai tratar de os colocar no devido lugar da história do Benfica. No lado certo da história, lado a lado com os grandes do Benfica. Com os Campeões.

Já ao Benfica o tempo reserva mais uma travessia do deserto. Uma dura e penosa espera tal como foi a anterior. Anos a ser enxovalhados pelos rivais. Ridicularizados pela comunicação social, que acreditem, irá gozar o prato a brava.

Mas nem tudo será mau Benfiquistas. Não fiquem deprimidos. Teremos sempre os Instagram Awards e as vidas perfeitas, dos nossos jogadores perfeitos, nas capas das revistas cor de rosa. Teremos a versão do Benfica de Cascais na máxima força. Apertem o cinto pessoal. Tempos emocionantes esperam-nos.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Mais uma injustiça

Aqui está mais uma para o lote das coisas que destroem um balneário. Um dos capitães do Benfica e dos 5 Tetra Campeões da nossa história a ser não só enxovalhado, mas também acusado de mau profissional. Analisemos o golo para ficarmos com uma ideia de porque é que chegamos a este ponto.



A primeira imagem é o momento em que perdemos a bola. André Almeida é o jogador que está na quina da área do lado contrário. Weigl está perto do meio-campo e nem aparece na imagem. Na segunda imagem já temos o André Almeida e o Weigl ambos no meio-campo. Enquanto André Almeida fez 40 metros, Weigl fez 10. Mas reparem como a noticia é o André Almeida.

Nesta jogada Nanu passou por Ferro e Zivkovic como se não estivesse lá ninguém. Outros escuteirinhos que passaram por cá, não só não tiveram capacidade fisica para acompanhar o jogador do Maritimo, como sendo bons rapazes, não foram capazes de fazer uma falta para o travar mesmo nenhum deles tendo amarelo. Jardel teve que sair do meio para ir fazer a dobra e deveria ser Weigl a fechar no meio mas não conseguiu fazer os 40 metros necessários, ficando-se pelos 20 enquanto a bola foi de uma area a outra. Mas o mau profissional obviamente é o André Almeida que numa situação de 4 para 2 devia ter feito um sprint de 80 metros para ir cortar a bola em cima da linha de golo.

Podiam falar disto também, ou do segundo e terceiros golos sofridos contra o Sporting no campeonato. Ou do primeiro golo sofrido contra o Paok, etc, etc, etc. O que não faltam aí são exemplos. Mas como benevolentes que são vejam bem a analise do onojo (que tanto bem nos quer) ao jogo de Weigl contra o Gil Vicente.

Existe quem saiba onde está o ouro e que faça tudo para que este não lhes fuja.

Finalizando o assunto eu neste post não estou a defender a titularidade ou manutenção de André Almeida no plantel. Infelizmente voltou da lesão sem os minimos fisicos para poder ser opção. O que eu estou a defender aqui é que respeitem um dos jogadores mais titulados da história do Benfica. Estas encomendas via jornais para o escorraçarem do clube são asquerosas. Se o querem mandar embora e não existem interessados então que rescindam com ele. Tenham um minimo de respeito.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

As injustiças pagam-se caro

Durante anos o balneario do Benfica era como uma familia. Percebia-se, sentia-se. Era um balneario repleto de Homens que nunca se cansaram de ganhar e que nos deram um dos melhores periodos da história do Benfica. Para alguns como eu foi mesmo o melhor periodo que vivi como Benfiquista.

Infelizmente nunca soubemos dar valor a esses Homens. Magoa-me que jogadores como Eliseu, Salvio, Fejsa, Samaris ou Jardel tenham saído sem honra. Despachados pela porta dos fundos. Alguns sem sequer com uma palavra de despedida.  Uma saída em particular deixa-me de lágrimas nos olhos.

Um Homem cheio de problemas fisicos e que mesmo assim conseguiu ser dos jogadores mais importantes e marcantes que passaram pelo Benfica. Um Homem, que se despediu do Benfica em 15 minutos, fechado numa sala com um entrevistador e a familia. Uma sala que continha mais de uma dezena de trofeus que venceu em 6 anos e meio. Uma sala que continha milhões de emoções em cada um daqueles trofeus.

Saiu enxotado do clube para abrir lugar no plantel e na folha salarial a um menino alemão que é completamente o oposto dele. As luzes da ribalta e os aplausos que deveria ter recebido no meio de Nós na hora da sua despedida ficaram todos para a nova coqueluche. Nas lágrimas de Fejsa vejo as lagrimas de Toni após vencer o campeonato em 93/94. O sentimento de injustiça é o mesmo e as consequências também.

Eu sei que sou o maluquinho que só fala no Weigl. Mas faço-o porque vejo o que ele fez àquela equipa desde o momento em que chegou e principalmente o que fez a nivel de um balneario. Faço-o porque a sua chegada e manutenção durante este tempo todo retirou toda a cultura de exigência que ainda existia. Nenhum jogador pode chegar a uma equipa vencedora e passar a frente de todos os outros sem ter de mostrar nada. Nenhum jogador pode continuar a jogar nessa equipa se não o merece.

Como é que acham que um balneario reage a isso? Reage como tem reagido nos ultimos jogos. Não querem saber. Se o que conta é o estatuto e não o rendimento então ninguém se está para chatear. Isto para a maior parte deles é só a "empresa" onde trabalham e a maior parte de nós na nossa empresa e numa situação semelhante fazia o mesmo.

E assim no curto espaço de 2 anos estamos sem referencias na equipa e vamos para a segunda limpeza do plantel. E vai repetir-se tudo novamente porque num clube de futebol ou numa qualquer empresa são os melhores que devem estar na linha da frente. E o rendimento de cada um deve ter a recompensa a condizer. No Benfica de hoje isso não é assim.

No Benfica de hoje este é o jogador com mais jogos dos ultimos 2 anos e o mais bem pago de sempre do clube. E enquanto assim for não vai haver treinador ou balneario que resistam.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

A caminho dos 100 jogos

Se o video for bloqueado podem fazer download daqui.

Está aqui um resumo do que é Weigl. Parece mentira mas este rapaz está quase a fazer 100 jogos com o Manto Sagrado vestido. Como é que deixámos que isto acontecesse? E digo nós todos. Quem o contratou. Quem o manteve durante 2 anos. Quem lhe promove a titularidade. Quem o trata como um Jonas.

NADA neste rapaz é Benfica. Mas NADA. Um menino com boa imagem e protegido pela imprensa. Um denominado puxa-saco quando se trata dos adeptos, tanto nas redes sociais como antes e após os jogos. Dentro das 4 linhas é medroso, individualista (pensa mais em se proteger do que ajudar a equipa), não faz um pique por ninguém. Esconde-se atrás dos colegas. Joga para as suas estatisticas.

Estão a ver aqueles 2 ultimos lances do video? Acham que aquilo não destroi uma equipa? Um jogador com quem não se pode contar é titular absoluto, o mais bem pago (que recebe bonus só por lá estar dentro) e nomeado capitão. Um capitão que vai a fazer jogging enquanto os colegas é que sprintam para fazer o seu trabalho?

Imaginem no vosso trabalho um tipo destes. Que deixou de vos permitir ter bons resultados mas que é bem visto por toda a gente enquanto vocês que fazem o vosso trabalho, e o dele, ainda são cuspidos. Que depois é ainda o mais bem pago. Acham que isto não corroi um clube? Acham que é coincidência? É coincidência que sem ele a titular o Benfica tem mais de 70% de vitórias mas com ele tem a volta de 50%?

Digam-me o que é que aquilo que se vê no video em cima faz a cultura de exigência dentro de um clube? O que é que todos os outros fazem quando começam a perceber que não existe meritocracia dentro do clube?

De uma vez por todas aceitem que este rapaz não tem os minimos. Quanto mais depressa aceitarem isto mais perto ficamos de regressar as vitórias. Os outros problemas têm de ser resolvidos depois deste. Porque não vai haver balneario que aguente isto. Nenhuma equipa consegue ser competitiva com um jogador destes no meio-campo. Quantas mais experiências fizermos para manter um jogador destes mais problemas vamos arranjar e mais tempo vamos depois demorar a levantar-nos.