Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2024

E PLURIBUS UNUM

Aconteça o que acontecer nesta época, esta será sempre uma das minhas equipas preferidas do Benfica. No meio da maior crise de identidade do clube nos seus 120 anos de história são eles que jogo após jogo transportam para dentro do campo o lema do clube. Era tão fácil desistir quando parece não haver nada pelo que lutar. Mas recusam-se a fazê-lo. Nunca uma equipa mereceu tanto vencer como esta. Pela honra de cada um deles.

O Benfica ganhou. E nos tempos que correm sempre que o Benfica ganha a esmagadora maioria dos portugueses ficam aziados. E hoje especialmente está notar-se mais. Não conseguem ou já não querem esconder esse sentimento e desejo de que o Benfica perca. Se não és um deles e não acreditas então passa os olhos nas redes sociais ou escuta meia dúzia de minutos de um ou outro podcast conhecidos. Só espero que um dia metam a mão na consciência e percebam a merda que andam a fazer.

E como não me quero alongar muito e porque não vão ouvir isto na MDCSDQT vou só deixar aqui umas curiosidades.

Hoje foi a primeira vez que uma equipa portuguesa venceu neste estádio. Eu sei que querem fazer deles uns mancos mas a verdade é que em mais de 100 anos de futebol fomos os primeiros a consegui-lo.

Com esta passagem Roger Schmidt consegue chegar pelo segundo ano consecutivo a uns quartos-de-final de uma competição europeia. O último treinador do Benfica a fazê-lo foi Jorge Jesus... há 10 anos atrás.

Com o ponto final de hoje na brilhante epopeia europeia do Sporting somos novamente o último clube português a permanecer nas competições europeias.

O extraordinario Sporting de Amorim saiu de prova com um saldo de 4V, 4E e 2D jogando contra Rakow, Sturm Graz, Young Boys e Atalanta. Enquanto nós voltamos a ter o nosso habitual rasgo individual (pelo menos estes funcionam em todas as provas), a eles faltou-lhes o habitual rasgo arbitral.


Domingo é mais uma oportunidade de adiar o inevitável descalabro. Descansar bem, preparar mentalmente para mais um roubo descarado e uma equipa vitaminada (até jogaram na sexta-feira para terem mais tempo de preparar o jogo contra nós).

P.S. Com pelo menos mais 180 minutos de futebol europeu temos reais possibilidades de voltar a ver um penalty a favor do Benfica esta época.

quarta-feira, 13 de março de 2024

O ADN europeu

Após mais uma eliminação europeia do Porto de Conceição fui espreitar o rescaldo que estava a ser feito nos diferentes canais. E não foi com surpresa que assisti a uma autentica sessão de lavagem cerebral onde o Porto tem feito grandes feitos a nível europeu e o Conceição dado banhos tacticos por essa Europa fora. Chegaram ao cumulo de dizer que o Porto merecia ter passado esta eliminatória.

Como eu gosto mais de factos do que fantasias decidi trazer para aqui o grande Porto europeu do Conceição. Em 7 anos o melhor que conseguiu foram 2 quartos-de-final da Champions. Em termos de confrontos o melhor que conseguiu foi eliminar uma Juventus que terminou em 4º na Serie A. Nunca eliminou ou ganhou a uma equipa de topo. Foi goleado 3 vezes pelo Liverpool (0-5, 1-5, 1-4), goleado em casa pelo Clube de Brugge (0-4) e eliminado em casa numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões pelo Krasnodar.

Hoje passaram 120 minutos no seu meio-campo a espera de um milagre. Teve mais coragem o Arouca contra o Porto do que o Porto contra o Arsenal. E foi este o grande banho tactico do Conceição. Ficamos hoje a saber que o Veríssimo aplicou duas lições a Ten Haag e Klopp quando fez o mesmo há 2 anos contra Ajax e Liverpool.

Derrota na Supertaça, eliminados na fase de grupos da Taça da Liga, eliminados nos oitavos da Champions e 3º lugar no campeonato a 6 pontos do segundo e 7 que podem ser 10 do primeiro. E ainda assim têm um treinador que não só não é contestado como é visto como um salvador. É este o poder da comunicação.

segunda-feira, 11 de março de 2024

Triste



Podíamos estar neste momento a saborear novamente a liderança mas não estamos porque somos neste momento um clube com dirigentes cobardes e com uma grande parte da massa adepta acéfala que não faz a puta da ideia do clube que diz ser.

Sobram-nos o treinador e os jogadores juntos a honrar o lema do Sport Lisboa e Benfica. E PLURIBUS UNUM. Obrigado Roger Schimidt e jogadores por manterem algum Benfica a tona.

quarta-feira, 6 de março de 2024

Um pequeno exemplo do que os jogadores do Benfica passam

Vamos falar um bocado sobre calendários e sorteios.

Até chegar as meias-finais da Taça de Portugal o Benfica teve de defrontar 3 equipas da primeira Liga, enquanto Sporting e Porto juntos apenas defrontaram uma.

Na primeira eliminatória onde não é permitido confrontos entre equipas da primeira liga, e estas jogam sempre fora-de-casa, o Porto jogou no norte, o Sporting podia ir a pé para o estádio do Olivais e Moscavide e o Benfica foi... até aos Açores.

Nos 16-avos o Benfica defrontou o Famalicão enquanto Porto jogou com o Montalegre e o Sporting com o Dumiense. Depois de ir a Luz o Famalicão jogou com o Porto.

Nos oitavos-de-final o Benfica defrontou o Braga (4ª vez nos últimos 9 anos a serem "sorteados" antes das meias-finais). 4 dias depois de ir a Luz o Braga foi ao Dragão.

Nos quartos-de-final estavam apenas 2 equipas da segunda liga no sorteio. Calharam em "sorte" a Porto e Sporting.

A única equipa da primeira liga que o Porto defrontou na Taça foi o Estoril, quatro dias depois de ter ido a Alvalade.

O calendário ditou caprichosamente que o Benfica tivesse ambas as deslocações a Dragão e Alvalade após cada uma das mãos das meias-finais da Taça e assim 3 dias depois de irmos jogar a Alvalade fomos ao Dragão.

Na Taça da Liga o Benfica jogou o acesso a final four em Arouca, o Sporting recebeu o Farense e o Porto foi ao Estoril. 3 dias antes o Estoril tinha ido a Braga.

Isto tudo somado, entre fase de grupos da Taça da Liga e caminho para a meia-final da Taça deu ao Sporting 5 jogos com equipas de divisões inferiores e o bónus de deslocações curtas.

Ao Porto deu 4 jogos com equipas de divisões inferiores e a única da primeira liga veio em ambos os jogos de jogar em Braga e Alvalade. Ao todo com estes sorteios foram já 5 jogos em que o Porto defrontou uma equipa que poucos dias antes jogou num dos estádios de Benfica, Sporting ou Braga.

Já o Benfica teve de ir a Arouca e Vizela e ainda recebeu Braga e Famalicão. No jogo da Taça que tinha obrigatoriamente de jogar com uma equipa de divisão inferior teve de ir aos Açores.

Estão a ver a diferença gigante de esforço entre o Benfica e Porto/Sporting e o impacto brutal que isso pode ter numa época? Estão a ver o que uma simples calenderização e uns sorteios permitem fazer? Sabem qual a probabilidade de algo como isto acontecer por acaso? É quase 0. E alguém fala disto no Benfica (pelos menos os comentadores nos programas televisivos)? Claro que não. Os jogadores e treinadores que se amanhem. É aproveitar os soundbytes do melhor plantel dos últimos anos (é até pior que o da época passada) para exigir que se limpe Sporting e Porto nos seus estádios no espaço de 3 dias com arbitragens vergonhosas.

Mas isto é só uma pequena amostra do que a equipa do Benfica tem de ultrapassar. Ainda temos o desgaste constante da imagem dos seus profissionais por parte da MDCSDQT, arbitragens de merda todas as semanas com ex-árbitros a branquearem tudo e APAFs e CNIDs sempre agarrados as canelas dos profissionais do clube.

E apesar de tudo isto treinador e jogadores (completamente ao abandono) conseguem chegar a Março a lutar pela dobradinha. E é por isso que da minha parte não precisam de pedir desculpa de nada. Eu é que agradeço por no meio disto tudo conseguirem manter a época em aberto. E se chegaram até aqui que não parem no que resta da época. Não o façam por nós porque são cada vez menos os que merecem. Façam-no por vocês e pelo vosso orgulho.

terça-feira, 5 de março de 2024

No futebol existe sempre o próximo jogo

O que aconteceu no Dragão não é dificil de explicar. Entramos de rastos física e mentalmente depois do jogo de Alvalade, o Porto entrou vitaminado (já tinham visto alguma vez um jogador a fazer uma entorse e continuar a sprintar como se o jogo estivesse a começar?) e tivemos mais uma arbitragem vergonhosa. A juntar a isto vamos já em 7 meses de jogadores e treinador a serem desgastados pela MDCSDQT sem qualquer defesa ou reação do clube.

Nunca se viu em Portugal tamanha perseguição a uma pessoa como a Roger Schmidt. Já chegou a um ponto em que nem o insulto é o limite. E da parte do Benfica nada. Para mim é inacreditável que duas Cicciolinas inteletuais como são o pedro henriques e a sofia oliveira digam o que disseram do treinador do Benfica e ninguém exige sequer um pedido de desculpas.

É também inacreditável que depois de Alvalade tenham de ser o treinador e um jogador antes de outro jogo importante a fazer a defesa do clube. Eu sabia antes do jogo começar que ninguém do Porto ia ser expulso e que nós não íamos acabar com 11. Eles andam a fazer essa campanha desde o jogo da primeira volta e o treinador ainda avisou o árbitro na conferência de imprensa que era para acabar com 11. Depois admiram-se que eles tenham travado meia dúzia de contra-ataques sem qualquer cartão amarelo. Admiram-se que entre faltas mal assinaladas contra nós e por assinalar a nosso favor tenham feito de João Pinheiro o melhor recuperador de bolas do Porto.

Da minha parte o respeito pelo treinador e pelos jogadores continua intacto. E isso só se irá alterar se no que falta da época baixarem os braços. Estes 5-0 só terão o significado que eles querem que tenha se não nos levantarmos. Este jogo só se torna mais do que 3 pontos perdidos se o permitirmos.

Conseguimos chegar a esta fase da época encostados ao primeiro lugar. Estamos a 1 (que podem ser 4) ponto do Sporting e podemos ir discutir a liderança em Alvalade daqui a 4 jornadas. Temos uma segunda mão da Taça para virar na Luz uns dias antes. São esses 2 jogos que vão definir a época. E é preciso começar a prepará-los já aproveitando o jogo de quinta para mudar alguma coisa.

P.S. Para os que se preparam para na Quinta ir a Luz assobiar e mostrar lenços brancos por favor deixem-se estar em casa. No final da época vão ter o que tanto desejam (é apenas minha convicção que Schmidt não vai querer aturar mais isto) por isso esperem até lá e deixem os jogadores em paz.

domingo, 3 de março de 2024

Preparar psicologicamente para mais um roubo

 





Excelentes exemplos do que realmente é um fora-de-jogo posicional, com jogadores a fazerem-se a bola e a interferirem nas acções do guarda-redes. Foram todos validados contra o Benfica. Agora comparem com o de quinta-feira.


E enquanto ex-árbitros avençados ainda nos estavam a querer fazer acreditar que o fora-de-jogo realmente foi bem assinalado, eis que temos este golo.


Sem qualquer defesa do clube e com grande parte dos adeptos mais interessada no mal de Schmidt do que no bem do Benfica fica fácil de adivinhar o que nos vão fazer hoje.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Verdissimo e Melo salvaram-lhes a época

Mais uma vez tiraram-nos a alegria, a emoção, a adrenalina de um momento e um jogo que podia ter sido épico. Eu que com o estado em que se encontra o futebol português já quase não festejo golos, hoje festejei aquele golo do Di Maria como um louco. Mas mais uma vez subestimei o circo que é o futebol português e 2 dos seus maiores palhaços, Verdissimo e Melo.

Mais uma vez, depois da soberba lagarta com olés aos 60 minutos, chegou a justiça divina pelos pés de Di Maria e toda a gente naquele estádio, e eu digo mesmo toda a gente, sabia que aquilo não ia ficar por ali. Bastou ver o semblante dos jogadores do Sporting e o silêncio dos mesmos que 15 minutos antes quase rebentavam de bazófia para perceber que tinham levado um golpe fatal. E era um golpe que não ia ser só para hoje e para a eliminatória. Era um golpe para o resto da época.


E assim de salvamento em salvamento lá vão eles enchendo o peito. É muito fácil quando nos momentos cruciais fazem de tudo para os agarrar. Eu já nem vou falar dos golos mal anulados por fora-de-jogo ao Casa Pia e ao Boavista. Só quero que imaginem o que seria terem perdido a liderança em Faro quando sofreram 2 golos e se deixaram empatar a jogar contra 10. O que aconteceria internamente naquele clube que vinha de um quarto lugar e perdia a liderança daquela maneira?

É engraçado perceber como o nosso treinador não tem mérito de nada. Sempre que damos a volta a uma má situação é devido a rasgos individuais. Já o Sporting é tudo com mérito do Amorim mesmo quando dão a volta a essas situações devido a rasgos arbitrais. E a MDCSDQT não vai faltar ao chamamento para limpar mais um roubo (com jeito ainda vão dizer que fomos beneficiados), elevar os sapos ao olimpo e rebaixar o Benfica e o seu treinador.

Agora Rui Costa que continue bem caladinho que no Dragão vai ver o que acontece.

P.S. - Verdissimo não aliviou apenas a lagartada. Aliviou também a brigada anti-Schmidt que tinha nas 5 vitórias contra os rivais uma bota dificil de descalçar no ataque ao Homem. Sinceramente estes já me metem mais nojo que os primeiros.