https://videos.sapo.pt/T8TOSlSircUi1IPMSPW5?jwsource=cl
Em tempos de VAR isto não é matéria de escrutinio em programas futebolisticos. Isto é caso de policia. É tão simples quanto isto. É esta a única vantagem do VAR em Portugal. É a de perceber que existe corrupção perpetrada de forma descarada. O mais curioso neste lance é que acabou por ser a reposição mais rápida de bola ao longo de todo o jogo por parte do Tondela.
E vamos a esta parte. Antijogo em Portugal é algo que já é banal. Antijogo com o beneplacito de um árbitro também não é novidade nenhuma. Agora um árbitro ser parte ativa desse mesmo antijogo é que começa a entrar noutra dimensão. Hoje o próprio árbitro parou o jogo para serem assistidos jogadores com caibras, impediu reposições rápidas (e a justiça divina transformou uma dessas em golo num canto), e até para ser alterado o local de marcação de faltas dentro da área do Benfica por causa de um metro. Quanto ao critério disciplinar vou deixar para outro post porque é do mais elucidativo que pode existir para demonstrar o estado atual do futebol português.
Tiago Martins (e também Hugo Miguel) sempre foi e será uma merda de árbitro e de pessoa. O Tiago Martins não precisa de incentivos extra para fazer o que fez hoje na Luz. Já o fez vezes sem conta e nota-se que o faz com prazer. Mas a maioria dos árbitros hoje em dia faz o mesmo que o Tiago Martins porque sabem que a longevidade da sua carreira e os 3.000€ por jogo, 10k a 15k mês, 100k a 150k ano e 2+M ao longo da carreira dependem disso.
E a preparação para este jogo começou antes. 2 dias antes do jogo é aplicado um castigo de 5 jogos a um jogador do Benfica por uma expulsão ocorrida 3 meses antes. Eu já nem quero entrar na desproporção deste castigo comparando com os outros não castigos em situações incomparavelmente mais graves. Eu quero mesmo é focar-me na suspenção de um jogador 3 meses depois de uma expulsão e anunciada 2 dias antes de um jogo que já estava a ser preparado com esse jogador. Estou a falar por exemplo no caso de João Mário que comete a infracção a jogar num clube, não é castigado sequer nessa mesma época desportiva e acaba a cumprir castigo 7 ou 8 meses depois na época seguinte quando já está num clube rival.
Se é para o Benfica andar a fazer comunicados com o "estamos atentos", "estranhamos" isto e aquilo, etc então mais vale a pena não escreverem nada. Estamos em 2021, numa competição que gera milhões de euros e que não só não é capaz de decidir um castigo de uma jornada para a outra como não demonstra ter qualquer critério no tempo e na forma de análise de diferentes casos. São atropelos atrás de atropelos a verdade desportiva numa prova onde se devia fazer de tudo para ser o mais equitativa possivel em relação a todos os clubes.
É preciso mais do que isto para pedir a demissão desta corja toda do futebol português? De uma vez por todas comecem a defender o Benfica. E se não estão em condições de o defender então não servem para o Benfica. Tão simples como isto.