Luis Filipe Vieira.
É um voto tremido. Após o final da época passada não estava para ser. E estava muito dependente da preparação desta época e dos restantes candidatos. No final existiram mudanças que me agradaram, mas também existiu muito demérito (para ser simpático) da oposição.
De Bruno Costa Carvalho penso que nem vale a pena falar. Até porque pelos vistos já abandonou.
Rui Gomes da Silva. Foi das pessoas que mais admirei a defender o Benfica nos programas onde participava. Curiosamente, a seguir a Pedro Guerra, era dos mais odiados pelos Benfiquistas. Assim que começou a sua campanha miserável a mais de 2 anos de distância das eleições passou a ser o idolo das redes socias. E digo campanha miserável porque se focou inteiramente no desgaste de Luis Filipe Vieira e no ruido constante em torno do Benfica. E o mais triste é que RGS sabe os danos que isso causa porque já lá esteve.
João Noronha Lopes. Quando apareceu a sua candidatura e depois de ver o seu passado tanto em termos profissionais como em termos de Benfica, foi alguém que me gerou expectativas. Mas rapidamente deu para perceber que o registo ia ser o mesmo de RGS.
Foram demasiados os episódios que me desiludiram. Tal como RGS a utilização do espaço de defesa do Benfica através de comentadores como Vasco Mendonça e Pedro Adão e Silva para desgastar a imagem do atual presidente. A ida, no Benfica vs Sporting, para espaços interditos do estádio recolher assinaturas com o único propósito de ir chorar para a comunicação social minutos depois que tinham sido expulsos do local. A rábula dos campeões europeus que foram colocados na sua comissão de honra sem consentimento dos mesmos (é verdados que outras listas também o fizeram com outras pessoas). A entrevista amigável de Ricardo Araújo Pereira a Ana Gomes que é parte ativa do maior ataque alguma vez feito ao Benfica. Os podcasts onde JNL aparece a beber minis ou a barraca das bifanas grátis para sócio numa tentativa bacoca de se desmarcar da sua condição elitista. As criticas a Vieira de nao participar num debate quando o próprio não participou com os restantes candidatos, dando assim razão a Vieira quando afirmou que esse debate iria ser apenas usado para um ataque pessoal. Uma campanha sempre mais preocupada no ataque a atual direcção com as insinuações que se vêm todos os dias nas redes sociais e que saíram de uma cartilha vinda do inimigo.
E talvez o mais grave foi o post em baixo de Francisco Benitez, candidato a presidente da MAG pela lista em questão. Curiosamente algo tão grave nem teve eco na comunicação social.
Tudo somado não acredito que Noronha Lopes tenha "ganho"
votantes com esta campanha. Os que tinha no inicio são aqueles que já tinha a partida
quando começou a sua campanha. Eu próprio, que estava mais inclinado para uma mudança não o vou fazer. Pior. Até um voto que estava para ser em branco nestes últimos dias transformou-se em voto para LFV.
Bernardo Silva foi o prego final da campanha. E Jorge Jesus disse tudo sobre ele ontem. Ingrato. Pode perfeitamente não estar de acordo com politicas do clube e nao apoiar Vieira. Mas o que escreveu sobre ele, as acusações, insinuações, etc é mesmo de alguém sem caracter nenhum. Vieira é um dos principais responsaveis pelo que Bernardo Silva é hoje. Porque só o talento não chega. Foram as pessoas que acreditaram nele na formação, mais as condições que teve e até mesmo o clube onde continuou a carreira que o fizeram chegar onde está hoje. E se isso aconteceu foi graças a Vieira.
Depois ouvem-se as criticas a Jesus por falar como falou de um "simbolo" do Benfica. Mas simbolo de quê? Um rapaz que ainda estava na equipa B e já estava a mandar bocas ao treinador da equipa principal? Um rapaz que até deixou de ser sócio porque ficou chateado por não lhe darem garantias de um lugar sem antes lutar por ele? Que se fez novamente sócio em Julho para poder votar mas nem sabia que precisava de ser sócio um ano para o fazer? Mas agora por se andar nas redes sociais a dizer que se gosta muito do Benfica já dá estatuto de simbolo do clube?
Mas mais triste que isto é estes defensores acérrimos de Bernardo Silva serem os mesmos que destratam Rui Costa a cada oportunidade. Rui Costa que foi jogar para o Fafe para um dia poder voltar ao Benfica. Rui Costa que não saiu do Benfica para um clube melhor porque a proposta da Fiorentina era mais vantajosa para o clube. Rui Costa que ainda voltou para fazer dois bons anos como jogador e que é dirigente desde essa altura.
E como se não bastasse hoje andam todos de volta do jornal Record que decidiu ir buscar documentação roubada ao Benfica para dizer que o Benfica já pensava emprestar ou vender Bernardo Silva. E não só aceitam esta filha da putice do jornal como ainda a aproveitam? Mas não fujindo ao tema qual é que é o problema disso? O Benfica naquela altura precisava de dinheiro. E ou vendia mais 3/4 titulares e perdia a possibilidade de um Bi Campeonato ou mantinha a base que tinha e fazia algum dinheiro com o jovens. As decisões têm de ser tomadas e algumas vezes acerta-se e noutras não. Alguém chora hoje os 15 milhões de Cavaleiro, Helder Costa ou João Carvalho? E o que diziam dos 15 milhões nessa altura? Não eram milhões da treta? Outra critica é que o Benfica esconde as clausulas. Mas eu também percebo que o faça. A cada acto de gestão que é tomado está logo uma matilha de volta das canelas da direcção. Tudo, mas mesmo tudo, está mal para esta gente. O foco está diariamente no Benfica de forma negativa.
Quanto a Vieira o mandato que passou é obviamente negativo. É verdade que o Benfica foi alvo de um ataque a uma escala nunca vista. Viu a sua imagem ser desgastada e não quis sair do rumo do mandato que era a diminuição do passivo. Devia ter mudado logo o rumo. As vitórias no campo eram importantes nesta guerra. Vencendo o clube está mais unido. E estando mais unido mais ineficazes se tornariam os ataques.
Ainda assim mudou agora a estratégia. Foi buscar o treinador com o perfil que o Benfica precisava e finalmente chegaram jogadores competitivos para o Benfica. Principalmente para a defesa. É verdade que queria mais. Ainda mais jogadores e a saída de outros com quem não me identifico. Continua a existir um director de comunicação que deveria sair, bem como o director geral para o futebol.
Mas nem com estas falhas conseguiram fazer mudar o meu voto. No final deste texto em vez de me vir apelidar de carneiro ou vieirista pensem porque é que a mim (e acredito que muitos outros) não me conseguiram convencer quando me tinham na mão.
Porque o Benfica está acima de tudo. É possível fazer campanhas sem prejudicar o Benfica. É possível mesmo fazer campanhas defendendo o Benfica dos seus inimigos. Infelizmente não foi esse o caminho escolhido. Bem pelo contrário. Dói-me ver tantos Benfiquistas nas mãos de uma propaganda anti-Benfica usando os mesmos argumentos e acusações que uma cartilha dragarta propaga a varios anos.