Setiens das redes sociais. Expliquem lá como é uma equipa cheia de jogadores de bom trato de bola e com um super treinador acaba de levar uma sacada do Bayern de Munique. A quem emprestaram inclusivamente um jogador que entrou e ainda foi a tempo de lhes marcar 2 golos (o Talisca também nos fez isso).
Nos últimos anos o Barcelona já levou 4-0 do PSG, 3-0 da Roma, 4-0 do Liverpool e agora 8-2 do Bayern. E acabou de perder um campeonato para um Real Madrid que na frente de ataque era uma pobreza. Nos últimos anos o Barcelona não percebeu o que lhe estava a acontecer. Lá como no Benfica foi-se idolatrando jogadores que são cancros dentro de uma equipa de futebol e aos poucos e poucos os sintomas foram aparecendo.
O Barcelona do tiki-taka que Guardiola criou, trouxe para o futebol o conjunto de especialistas que vemos hoje nas televisões. É a geração do lateral-esquerdo. Só se vê com bons olhos jogadores com técnica refinada. Sejam eles avançados, médios, defesas e até guarda-redes. Não interessa se um médio recupera bolas mas sim que não falhe um passe. Não interessa que um defesa seja competente a defender mas sim que saiba sair a jogar. Não interessa que um guarda-redes dê pontos mas sim que jogue bem com os pés.
Voltando a esse Barcelona, se formos a comparar o talento dos jogadores, este não é pior. Mas aquele Barcelona tinha um David Villa e um Pedro na frente que eram uns animais a pressionar. E tinham na defesa Abidal, Puyol e Dani Alves que compensavam o menor poder fisico de Xavi, Iniesta e Messi (mesmo Xavi e Iniesta eram agressivos). Hoje tem De Jong, Alba (o Grimaldo deles que suja sempre a cueca nestes jogos), Sergi Roberto e Pique. São meninos atrás de meninos que quando chega a hora de lutar pela bola perdem todos os duelos, chegam atrasados a todas as bolas e alguns deles pouco se importam com o resultado do jogo.
E eu falo nisto porquê? Porque no Benfica está a acontecer exactamente o mesmo. Vejam o caso de Gilberto. Poucos o viram jogar mas como não tem imagem para ser capa da Lux e sabem que não é nenhum prodigio de técnica já foi "atacado". Jorge Jesus quando falou dele adjetivou-o com uma palavra que poucos entendem. Competitivo. Isto conta muito.
Felizmente para o Benfica temos agora o treinador indicado para reverter a situação onde caímos. Muitas coisas já estão a mudar. E acredito que outras não serão alteradas logo de uma vez mas com o tempo acabarão por ser.
Mas vai chegar o dia em que ele sairá novamente e nessa altura é preciso que a mentalidade dentro e também fora do Benfica seja outra. É preciso que se entenda que uma equipa não se faz de meninos (e não tem a ver com a idade nem apenas com os atributos fisicos). Faz-se de homens competitivos. De jogadores com atitude e sem medo de nada. Jogadores com fome de vitória e que não aceitam.a derrota. Não podem existir no Benfica jogadores que ficam chateados e não percebam porque são assobiados depois de perderem um jogo por 3-1 em casa contra um Moreirense.