Para dar um contexto do que acho sobre a possibilidade de Jesus voltar ao Benfica começo por deixar as minhas posições ao longo dos últimos anos.
Quando Jorge Jesus perdeu tudo em 2012/2013 eu defendi a sua continuidade. A época tinha sido brilhante até aquele final traumático. Mas das coisas que mais gosto é de ver o Benfica jogar. 2 vezes por semana, todas as semanas e em várias competições. E naquele ano o Benfica quase atingiu o número máximo de jogos possíveis. Sentia que era uma questão de forçar mais um ano para os titulos aparecerem.
Quando Jesus saiu no final de 2014/2015 fiquei chocado de inicio. Nunca me tinha agradado a ideia de apostar na formação até pelo exemplo de Sporting.
Mas após o inédito Tetra e de uma integração e mistura de jovens com jogadores experientes bem conseguida achei que tinha sido uma boa decisão. É que a situação financeira no final de 2014/2015 era má e para venda tinhamos apenas Gaitan e Talisca que nem tinha acabado a época a titular. Hoje estamos numa situação incomparavelmente melhor em termos financeiros.
O problema começou depois destes 2 anos pós JJ. Todos os jovens lançados nesse periodo saíram (Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches e Gonçalo Guedes) e ficaram os mesmos já a entrar em final de carreira para tentar integrar um novo conjunto de jogadores.
Para além destes, e ao longo destes ultimos 3 anos, foram saindo outros jogadores como Luisão, Eliseu, Fejsa, Talisca, Carrilo, Salvio, Raul Jimenez e Jonas. Para os seus lugares foram entrando Grimaldo, Conti, Ferro, Weigl, Cervi, Zivkovic, Rafa ou Chiquinho. A juntar a isto os jogadores da formação deixaram de precisar de passar pela equipa B.
No Benfica actual existem duas correntes. A do presidente que chegou a um ponto onde acha que tudo se revolve com a formação. A da estrutura que acha que o mais importante é a técnica acima de tudo o resto. Um trinco não tem de ser agressivo desde que tenha 95% de acerto no passe. Um central não precisa de ganhar bolas de cabeça ou duelos individuais se souber sair a jogar. Até um guarda-redes antes de defender umas bolas tem de saber jogar com os pés (foi onde se gastaram mais energias no inicio desta época).
E com esta brincadeira, na frente de ataque, temos para 3 posições Rafa, Pizzi, Cervi, Chiquinho, Zivkovic e Jota (e já contratamos Pedrinho). Nenhum deles passa do 1.70m. Nenhum deles ganha uma bola de cabeça ou um corpo a corpo e a maior parte deles nem sequer são agressivos. Como é que uma equipa assim consegue pressionar um adversário que tenha um minimo de qualidade?
No meio campo, de longe a posição mais bem apetrechada, decidimos também adicionar mais um bocado de macieza a equipa com Weigl. Mas o que interessa é que ele não falha passes (tenho de fazer um post sobre o rapaz).
Na defesa temos jogadores que não ganham bolas de cabeça e que também perdem maior parte dos duelos individuais.
E isto não é apenas um problema do presidente ou da estrutura do futebol. É também um problema do Benfica. Dos seus adeptos que interiorizaram esta cultura de "Lateral Esquerdo". Do que tenho lido mais com este possível regresso de JJ é que Tiago Dantas nunca vai calçar no Benfica. É este tipo de coisas que preocupa muita gente. Que um jogador que nem 60kg tem seja mais uma estrela da companhia.
Uma companhia que é a que menos faltas faz no campeonato. A mais driblada e apenas a quarta com maior percentagem de posse de bola atrás de Porto, Braga e Sporting (retirado do whoscored). Uma companhia que sofre mais do que um golo de equipas como Belenenses, Portimonense, Maritimo ou Santa Clara (4 na propria casa).
E é esta a razão que me faz aceitar a vinda de Jorge Jesus. Porque se não vier ele, ou alguém como ele na próxima época, não só não vamos resolver os nossos problemas como provavelmente ainda vamos piorar com um Pedro Alvaro no lugar de Ruben Dias ou um Tiago Dantas no lugar de um Gabriel.
E aí vai ser tarde de mais. Com 3/4 contratações e aproveitando 2/3 emprestados conseguimos tornar o plantel mais equilibrado em termos fisicos. Se não o fizermos agora vamos penar durante muitos anos até conseguir voltar a formar uma base forte.
P.S. Com este texto não quero dizer que só quero bizontes desde a defesa ao ataque. O que quero é uma equipa equilibrada em todos os aspetos. E neste momento isso não acontece.
P.S.2 Não deixa de ser curioso ver como a imprensa anti-Benfica já está a lidar com a possibilidade de Jesus voltar ao Benfica.