Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2020

O Benfica de Cascais

 O Benfica de hoje está espelhado naquele primeiro golo. Quando se joga com meninos acontece isto. Sem amarelos Zivkovic e Ferro não foram capazes de fazer uma falta. E um jogo que sem ser bem conseguido mas que podiamos estar a golear aos 70 minutos tornou-se em mais uma derrota.

E não vale a pena a muitos andarem a chamar nomes a quem lá está porque este é o Benfica que também queriam. De Ferros, Weigls e Zivkovics. Aí o têm. Uma equipa com muita saida de bola, muita inteligência e ZERO de alma. A nossa imagem de marca desta época são os saltinhos de um central após cada golo que sofremos. Um central que eu tenho sérias dúvidas que conseguia ser titular de qualquer outra equipa da Liga. No Benfica continua a jogar. E não haver outro já não é desculpa.

domingo, 28 de junho de 2020

Respeitem e defendam quem já deu muito ao Benfica.

Ver a forma como está a ser tratado Bruno Lage e como outrora foi tratado também Rui Vitória deixa-me revoltado. Mas se da comunicação social isto já é normal (existe sempre um conjunto de jornalistas a desgastarem a imagem dos treinadores do Benfica sejam eles quais forem), já a forma como o Benfica permite, e em alguns casos ajuda a que estes homens sejam pisados desilude-me.

Ouvir comentadores Benfiquistas dizer que Conceição faz muito com pouco e que Bruno Lage faz pouco com muito é anedótico. Ninguém se lembra de como Bruno Lage apanhou a equipa na época passada? E ainda lhe puseram a andar um central e 2 avançados a meio da época quando ainda estava a disputar 4 provas?





Estão a ver esta tabela? Últimos 3 anos. Porto gastou 115,16, Sporting gastou 109.2 e o Benfica 101.05 (na verdade 81.05 porque os 20 milhões de Weigl foram apenas uma "troca" com Raul de Tomas).

Foram mesmo Bruno Lage (e Rui Vitória) que tiveram muito? Um Porto intervencionado pela Uefa e um Sporting pós Alcochete já investiram mais na equipa do que nós nos últimos 3 anos. E nós é que andamos com conversa do Benfica Europeu que serve únicamente para queimar treinadores.

Porque é que o plantel do Benfica tinha quase 30 jogadores quando Lage pediu um plantel curto? Porque é que Lage tem os Tavares no plantel quando afirmou que os jogadores antes de chegarem ao plantel principal teriam de fazer pelo menos 50 jogos pela equipa B. Onde estão alguns dos jogadores que Bruno Lage queria?

Quanto aos centrais eu não sei se Lage queria mais algum ou não. O que eu sei é que antes do jogo do Dragão, contra o Famalicão, colocou Jardel na equipa e ele lesionou-se. E agora no reinicio do campeonato voltou a fazê-lo, e novamente Jardel teve uma lesão. Num jogo e meio com Jardel os nossos adversário não remataram a baliza do Benfica. Nos outros 2 e meio sofremos 7 golos. E são praticamente todos golos de erros individuais.

Sempre que o Benfica se tenta levantar aparecem erros destes. Em casa com o Braga podiamos estar a vencer tranquilamente aos 45 minutos e levamos um golo de canto. Com o Shaktar tivemos 3 vezes na frente da eliminatória e 2/3 minutos após essas ocasiões sofremos sempre golos por erros individuais. Com Moreirense e Setubal falhamos penalties. Com o Portimonense desperdiçamos a vantagem em 2 cantos e agora com o Santa Clara, depois de 25 minutos muito bons onde conseguimos dar a volta ao resultado, apareceu João Pinheiro e mais um erro individual.

O que esta equipa não tem não é Bruno Lage que pode dar. Mentalidade e agressividade ou vem com os jogadores ou não vem. E quando uma equipa que fez o percurso que fez na primeira volta, entra nesta espiral negativa, quer dizer que alguns jogadores não aguentam a pressão.

E isto também vem de uma cultura que existe no Benfica em idolatrar Grimaldos, Weigls e Zivkovics e em cuspir em jogadores como Eliseu, Gabriel ou Salvio. O Coluna bate-se contra isto diariamente no seu blogue. Se o Benfica tivesse gasto os 20 milhões de Weigl num Tapsoba (ou outro central forte fisica e mentalmente para entrar de caras no onze titular) iam ser insultos atrás de insultos nas redes sociais. Com Weigl ficaram todos contentinhos. O problema é que agora estamos na merda e com um central em condições e sem mexer no meio-campo, nesta altura estavamos a tentar adivinhar em que jornada é que iamos ser campeões.

Para amanhã Vlachodimos, André Almeida, Samaris, Weigl, Nuno Tavares, Florentino, Taarabt, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Vinicius. Para ganhar. É, e será sempre o melhor para o Benfica. Quem pensa e torce pelo contrário (porque existem alguns) não está no clube certo.

terça-feira, 16 de junho de 2020

"Grimaldo é um lider"


65 mil pessoas na Luz. 85 minutos de jogo. Estamos a perder em casa com o Porto por 1-0. Grimaldo perde a bola. Deixa o adversário sair a jogar a vontade. Recupera a passo vendo um colega seu a mancar, a fechar a sua posição (Chiquinho parou 2 meses por causa da lesão). E quando Marega marcou o golo ainda mal tinha passado do meio-campo.

É isto um líder do Benfica? Um tipo que espera que um colega seu a mancar faça o seu trabalho? Que a perder em casa com um rival perto do fim do jogo anda a passo como se estivessemos a dar 2 ou 3? E isto não foi um acto isolado. Acontece em TODOS os jogos.


A sério. Não brinquem com o Benfica.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Pelo Benfica

Era para me desligar do blogue e do futebol em geral mas não consigo ficar a ver o Benfica a caminhar para um caminho muito perigoso sem desabafar.

Nos ultimos anos o Benfica passou de uma politica que não era sustentável (como se pode ir ver nos relatórios de contas de 2013/2014) e que ignorava a formação, para o extremo oposto. Se antes estavamos no 8, hoje estamos no 80. Colocamos miudos no plantel principal sem terem feito jogos na equipa B (ainda por cima defesas). Todas as épocas é anunciado um número fixo de jogadores da formação que vão ficar no plantel ainda antes da pré-época começar. Estreamos jogadores como seniores em jogos da Liga dos Campeões (Svilar e Tomás Tavares). Esta época fomos para lá com uma dupla de centrais com média de idades de 22 anos. A formação está a deixar de ser vista como um dos meios para atingir os objectivos mas sim como o objectivo em si. Funcionou bem em 15/16 e 16/17 mas daí para cá acreditou-se que valia tudo.

Mas para além deste problema ainda existe outro bem pior. O sindrome "Lateral Esquerdo". Todos têm de ter ginga, inteligência, recepção orientada, saber ocupar espaços, antecipar movimentos, sair a jogar com passes a queimar linhas adversárias. O Benfica é o "cerebro sobre o fisico" em todo o seu esplendor. Mas depois tudo vai ao ar quando o adversário só preciso de bombear bolas para o lado esquerdo da defesa porque o central e o lateral desse lado não ganham uma bola de cabeça. Com o famoso bombo qualquer equipa cria problemas ao Benfica.

Para exemplificar este sindrome vejam bem os 2 centrais argentinos que vieram na época passada. Conti com 23 aninhos tinha a ginga e a saída de bola. Sempre que foi chamado a titular enterrou. Borrou-se todo em Amsterdão e em Munique mas manteve-se no plantel durante 1 ano e meio. Já Lema com 28 anos que marca 7/8 golos por época fez um jogo a titular pelo Benfica. A única vitória em casa frente ao Porto nos últimos 5 anos, num jogo onde o Porto não teve uma única oportunidade de golo. Foi despachado depois de meio ano.

Mas isto não iliba Lage e os jogadores do que está a acontecer. Um porque tem visto uma defesa quase sempre com os mesmos a enterrar sem mudar nada e porque decidiu mudar onde não devia quando a equipa estava a atravessar o seu melhor momento. Os outros porque conseguiram a proeza de ter 4 empates seguidos contra Moreirense, Setúbal, Tondela e Portimonense. Com vitórias nestes jogos estavamos com 6 pontos de vantagem. Nem devia ser preciso treinador para vencer estes jogos dada a diferença de qualidade. Mas mais triste é ver o esforço que o clube fez para pagar os ordenados a 100% (e na época passada dobrar-lhes o prémio de vitória no campeonato) quando grandes clubes no mundo não o fizeram, e mesmo assim não mostrarem um pingo de vontade de vencer.

Existem também alguns adeptos que confundem insultos, insinuações, pedradas ao autocarro e cadeiras a voar em assembleias gerais com exigência. Isso não é exigência. É estupidez. Já chega a maquina de propaganda criada pelo Porto para isso. Na "luta pelo poder" não pode valer tudo. Inclusivamente prejudicar o Benfica com isso. Criticar é saudável. Tudo o resto que aqui menciono é desprezível.

Agora o que é preciso é que neste final de época sejam todos homens, assumam as suas culpas e façam o que têm de fazer para recuperar desta situação. Podemos não ir a tempo do campeonato mas é preciso chegar a final da Taça com outro espirito. Deixá-los fazer a dobradinha é impensável.


E começa por não deixar que isto aconteça no próximo jogo. Pela comunicação do clube já se está a ver este cenário como uma vitória. Enquanto isso, em Vila do Conde, Taremi já se está a rir. Chega de brincadeiras. Chega de Ferro (e Grimaldo que só não vai estar por lesão). Já são erros a mais e tem vindo a piorar. Ele anda completamente perdido. Nem para ele é bom continuar a jogar. Que se adapte Weigl ou Samaris a central.

Vejam bem o que tem sido a defesa do Benfica naquele lado centro/esquerdo. São golos atrás de golos sofridos com erros de ambos. Já para não falar em muitos lances que Vlachodimos salvou como se pode ver em alguns resumos dos videos.


Este golo foi das coisas mais inqualificaveis que vi no Benfica. 85 minutos a perder em casa por 1-0 contra o Porto. Grimaldo perde a bola e recupera a passo obrigando Chiquinho, lesionado (ficou parado 2 meses) a ir aquele lance.










 



Reparem bem na quantidade de oportunidades que o Famalicão criou por aquele lado neste jogo.





Isto parece um filme dos anos 90. Passaram jogadores pelo Benfica que por muito menos ainda hoje são memes daqueles tempos negros. Eu não consigo entender como é que é possível isto acontecer durante uma época inteira sem qualquer mexida. Que os jornais os adorem e muitos Benfiquistas vão atrás do que a imprensa escreve e diz, eu ainda percebo. Agora Bruno Lage e os seus adjuntos, Tiago Pinto, Rui Costa, etc. Ninguém vê isto? Têm noção que podem deixar uma das piores equipas do Porto dos últimos largos anos fazer uma dobradinha?

Para finalizar é bom que Presidente e todo o futebol do Benfica repensem esta estratégia. Se continuarem nesta politica de formação levada ao extremo, mais os jogadores de um metro e sessenta, a coisa vai correr mal. Não entrem na próxima época com os centrais que temos e com mais Morato ou Pedro Alvaro. É preciso urgentemente um central já feito para entrar de caras na equipa e outro que dê garantias se tiver de entrar (aproveitem o Lema). Resolvam de vez o problema do lado esquerdo e arranjem 1 ou 2 jogadores para a frente que equilibrem a equipa em termos fisicos. Eu não quero ter de ver RGS no Benfica. Digo isto mesmo com medo que tal possa vir a acontecer. Mas corremos o sério risco de acontecer mesmo. Por muito gratos que temos de estar pela recuperação do Benfica, os adeptos começam a ficar fartos de ver o clube com o travão de mão puxado e se na próxima época começar tudo na mesma pode ser a gota de água.

Que o slogan desta época não seja apenas para os adeptos. Que façam mesmo tudo Pelo Benfica.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Chega

A paixão pelo futebol em Portugal morreu e apenas ficou o ódio. Até voltar a sentir que o futebol português merece os adeptos que tem, vão ser 90 minutos por semana dedicados a isto e nem mais um segundo.

Farto desta merda.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Haja alguém no mundo que nos recorde que não estamos malucos

Olhando para o que se passa nos campos por onde o Porto passa, e para o que se diz depois dos jogos, pensamos que estamos noutra realidade. Felizmente que aqui ao lado alguém nos sossega. Não estamos malucos. Apenas estamos num país onde a propaganda anti-Benfica tem dado frutos e o favorecimento do Porto é visto como uma obrigatoriedade.



É incrivel a força que eles têm na comunicação social. Mais um roubo descomunal foi transformado, nalguns casos, em prejuízo igual para as duas equipas e noutros até se considerou o Porto mais prejudicado.

Na versão da igualdade dos erros colocam os 2 lances de possível penalti no mesmo nível quando um se viu no campo e em todas as câmaras e o outro só se vê numa câmara e durante meia dúzia de frames. Ainda por cima no lance em que atribuem o penalti ao Porto a bola não chegou a mudar de trajectória. Mas é curioso que são tão minuciosos mas depois no golo do Porto não viram o braço de Corona a colocar-lhe a bola para a frente quando ela lhe ia a fugir para trás.



E ainda houve este lance, que se aceitando a decisão, me fez lembrar de outro muito menos duvidoso de Ruben Dias em Guimarães que deu para uma semana de falatório nas televisões nacionais.

Depois ainda existe a outra versão do Porto prejudicado onde tipos como Marco Ferreira conseguem dizer isto.

 
Tivemos sorte em Marco Ferreira ter passado pelo futebol português nos anos mais limpos das últimas 4 décadas. Tempos onde árbitros e clubes sabiam quais eram os critérios de atribuição das notas, em que os relatórios dos observadores eram públicos e as notas podiam ser contestadas com recurso a imagens.

A mesma sorte não tivemos com Luis Ferreira. Um dos árbitros mais asquerosos que passaram pelo futebol português e que se vai mantendo como VAR apesar de ano após ano colecionar alguns dos maiores escandalos que arbitragem portuguesa já conheceu.

Resta-nos ganhar já hoje e não perder esta oportunidade de sermos novamente campeões. O único caminho é continuar a asfixiá-los monetariamente porque os favores, mesmo que dos melhores amigos, pagam-se.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Que nojo de clube








Desde o inicio da pandemia que já todos percebemos que o Porto não quer que o campeonato recomece. Sabem que nesse caso, com Proença e Sónia Carneiro na Liga e Fernando Gomes e Tiago Craveiro na FPF, o acesso directo a Liga dos Campeões está garantido.

Mas se o conseguirem com algo deste género o Benfica tem de avançar logo com o caso na UEFA. Por isso é importante que os adeptos do Benfica não façam o mesmo, embora não se admirem que os "adeptos" de um Portimonense desta vida o façam.

P.S. Como é que é possível uma Federação atravessar-se assim por um clube sabendo que estão intervencionados pela UEFA e em sério risco de ficar fora das competições europeias? Já não começa a ser altura de investigar esta gente?