Na sequência do meu último post sobre o Benfiquistão, aí está mais um exemplo do dominio do Benfica no futebol português.
Durante o jogo, Artur Soares Dias, que tem como sócia na sua pastelaria a filha de Reinaldo Teles, e Tiago Martins, que escreveu num relatório ter sofrido um hematoma após o arremesso de uma moeda de 5 cêntimos no estádio da Luz, transformaram um lance para vermelho a um jogador do Porto com o resultado em 1-1, num penalti contra o Benfica por uma mão na bola também precedida de uma falta sobre um jogador do Benfica.
De um 1-1 e 11 contra 10 o jogo passou a 2-1 e 11 contra 11 a meio da primeira parte. No mesmo lance foram cometidos 2 erros grosseiros a favorecer os do costume e um campeonato que podia ter ficado decidido naquele lance foi assim relançado.
Como se não bastasse a enésima demonstração no dominio da arbitragem (nomeação e desempenho de ambos) também ficou demonstrado pela enésima vez o dominio nos orgãos disciplinares. Não é de admirar por isso a celeuma que lhes está a causar a substituição de Meirim. Não é fácil substituir alguém assim.
A pergunta que fica é quantos anos vamos ter de conviver com este novo apito dourado? O mesmo que o último, que começou nos anos 80 e só viu a luz do dia em 2005?
São tempos dificeis para os amantes da fruta. Parece que Meirim, o homem que resolveu com multas (e irrisórias) casos como a agressão de um adepto do Porto a Pizzi num jogo no Dragão, o apertão de pescoço de Brahimi a um adversário (18€) ou a tarja gigante no Dragão onde até o Primeiro Ministro foi visado. O homem que varreu para debaixo do tapete todas as diabruras de Conceição (cuspidelas, agressão a um colega de profissão, insultos a árbitros, medalhas atiradas para adeptos adversários, etc). O homem que tentou fechar a Luz vezes sem conta. Parece que este homem será substituido.
E como não podia deixar de ser os soldadinhos já estão no terreno a tratar de colar a substituta de Meirim ao Benfica. E foi isto que a campanha dos emails veio trazer. Tudo o que não serve aos interesses da corrupção é ligado ao Benfica. Como resultado, ou saem de cena ou são condicionados. Sejam eles juízes (só para o caso de Rui Pinto já despacharam 2), árbitros (Jorge Ferreira, Bruno Paixão, João Capela ou Tiago Antunes já desapareceram do mapa) e até Ministros (Mário Centeno foi alvo de buscas por ter aceite convites para a tribuna da Luz).
E com isto o núcleo duro do futebol português nos dias de hoje é o seguinte:
Presidente da FPF - Fernando Gomes
Ex Vice-Presidente do FC Porto no tempo do Apito Dourado e apanhado em escutas comprometedoras nesse mesmo processo.
Presidente LPFP - Pedro Proença
Ex Atleta do Sporting e bastante falado nas escutas do Apito Dourado. Foi inclusivamente escolhido por Pinto da Costa para apitar uma Supertaça entre FC Porto e União de Leiria num jogo que o Porto acabou por vencer com um golo irregular. Basta comprovar nos 2 primeiros videos. Como árbitro apareceu constantemente nos momentos chave a roubar campeonatos ao Benfica.
Lance pouco falado por não ter dado golo, mas podia ter decidido aqui o campeonato em vez do golo do Kelvin. Um ano depois do que tinha acontecido na Luz com Maicon.
Presidente CA - Fontelas Gomes
Filho foi contratado pelo Sporting na altura em que chegou a presidente do CA. Filho esse que "só pensa na Luz a arder".
Vice-Presidente CA - Paulo Costa
Intervem na classificação dos árbitros, dos quais um deles (Rui Costa), é seu irmão.
Sócio de um familiar de um dirigente do Porto (mais concretamente a filha de Reinaldo Teles) numa pastelaria. Na inauguração da mesma não faltaram figuras ligadas ao Porto. O único árbitro que até hoje ofereceu uma camisola a um adepto (do Porto) num estádio (do Dragão). Que jogo após jogo, ininterruptamente, rouba o Benfica e beneficia o Porto, e que, como prémio é um dos 2 árbitros em atividade com mais clássicos realizados.
Árbitro Jorge Sousa
Ex elemento dos super dragões. Partilha com Soares Dias a quase exclusividade dos clássicos (11 dos últimos 14 realizados para o campeonato). A diferença de percentagem de vitórias entre Porto e Benfica nos jogos arbitrados por si é maior do que 20%. Tal como Proença era muito elogiado nas escutas do Apito Dourado onde numa delas foi apelidado por Pinto da Costa como "um bom árbitro". E aqui fica o exemplo de porque é "um bom árbitro" para Pinto da Costa.
Um árbitro que pegou no VAR e o colocou ao serviço do Porto. Para além daquela decisão onde juntamente com Rui Oliveira decidiu transformar um fora-de-jogo bem assinalado em golo para o Porto, já este ano conseguiu ver um penalti para o Porto em Portimão, numa bola que bateu no peito.Divirtam-se com as suas explicações para o erro nesse lance.
Árbitro Auxiliar Sérgio Jesus
Ficou conhecido por festejar um golo do Famalicão na meia-final da Taça de Portugal contra o Benfica.
Os mais puros dirão que fesejou ter acertado a sua decisão. mas quando as coisas se acumulam já fica mais dificil de acreditar. Por isso reparem bem neste combo do qual Sérgio Jesus faz parte.
Estoril vs Porto de 2017/2018. Um jogo que ao intervalo o Porto perdia por 1-0. Após uma invasão de campo dos Super Dragões que se viu posteriormente ser injustificada (LNEC não encontrou problemas no estádio) Proença facilitou o adiamento da segunda parte para depois do tempo permitido nos regulamentos. O Porto jogou a segunda parte com 8 jogadores diferentes e no golo do empate Sérgio Jesus não viu meia equipa do Porto em fora-de-jogo. Não só ele como também Luis Ferreira no VAR, num jogo apitado por Vasco Santos. Coincidências do car...
Árbitro Hugo Miguel
Representante da marca
desportiva Macron, que também patrocina o Sporting. Parece que ninguém vê incompatibilidades nisto, ao ponto de ser um dos árbitros mais vezes nomeados para derbies entre Benfica e Sporting. Sempre com a clara tendência de roubar o Benfica.
Árbitro Carlos Xistra
O primeiro árbitro a ser convidado a fazer uma época extra, após ter atinjido o limite de idade. Isto depois, de juntamente com Fábio Verissimo, ter protagonizado um dos roubos do século no Porto vs Benfica da meia final da Taça da Liga?
Também já com um historial de fazer corar de vergonha árbitros como Calheiros, Donato Ramos ou José Pratas. Mas o seu momento de maior anti-Benfiquismo foi obtido já esta época. Num jogo onde em 10 minutos em 2 lances iguais expulsou Taarabt e deixou um jogador do Setúbal em campo e onde se descontrolou completamente (chegou a indicar mais 2 minutos de compensação sobre a compensação por um apanha bolas demorar 5 segundos a entregar uma bola). No final decidiu escrever no relatório que tinha sido atinjido por uma moeda de 5 cêntimos que lhe tinha provocado um hematoma no peito. Incrivelmente já apitou jogos do Benfica depois disto.
Conclusão
Haviam mais elementos para colocar aqui como outros árbitros, ex-árbitros que comentam a arbitragem, etc. É isto que eles chamam de Benfiquistão ou estado lampianico.
Eu concordava com eles se o presidente da FPF fosse um ex vice presidente do Benfica e tivesse aparecido em escutas num processo de corrupção do Benfica. Se o presidente da LPFP em tempos tivesse sido escolhido por Vieira para apitar uma Supertaça e o Benfica vencesse com um golo irregular e se durante a carreira ele tivesse roubado campeonatos ao Porto para os dar ao Benfica. Se os presidentes do CA e da APAF tivessem os filhos a jogar no Benfica. Se um árbitro tivesse uma pastelaria em Lisboa e fosse sócio da filha de um vice presidente do Benfica e na inauguração lá estivesse em amena cavaqueira com Pedro Guerra. Se outro árbitro tivesse feito parte dos No Name. Se os 2 anteriores tivessem arbitrado 11 dos últimos 14 clássicos. Se um terceiro tivesse assistido a jogos na tribuna VIP do estádio da Luz um ano antes de ser promovido. Se um quarto tivesse em tempos furado um boicote de todos os árbitros a uma equipa dos No Name e hoje estivesse a beneficiar o Benfica. Se um quinto aparecesse em videos no estádio do Dragão no meio dos No Name e hoje estivesse na primeira categoria. Se um sexto festejasse golos sofridos pelo Porto depois de já ter validado golos do Benfica em fora-de-jogo. Se um sétimo continuasse na arbitragem após o limite de idade depois de te beneficiado escandalosamente o Benfica num clássico da época anterior. Se um oitavo fosse representante da Adidas em Portugal.
Se tudo isto fosse verdade então estavamos na presença do tal Benfiquistão. Mas a realidade é que não é o Benfica que tem um conjunto de ligações duvidosas com os presidentes dos diferentes orgãos do futebol em Portugal e com grande parte dos árbitros. A realidade é que se contam pelos dedos de uma mão os clássico ou derbies na última década apitados por árbitros conotados com o Benfica. A realidade é que é uma aliança podre entre 2 clubes que tem todas estas ligações apresentadas neste post.
A realidade é que estamos na presença de um novo Apito Dourado a espera de se ser investigado e tornado público.