Páginas

domingo, 5 de agosto de 2018

Pensem bem. Pensem muito bem

No post anterior já disse que uma possível saída de Jonas não ia apenas afetar o clube em termos desportivos. Pode abrir feridas no seu interior. Hoje já se vêm noticias disso mesmo. Pouca gente vai aceitar que um doa maiores ídolos do clube saia por 5 milhões. Tenha 35 anos, bicos de papagaio ou o que seja, estamos a falar de 37 golos na última temporada.

Jonas tem contrato até ao final da época. Percebo que querendo sair a situação de forçar a sua permanência possa levar ao descontentamento. Mas é uma questão de se chegar a um entendimento. Jonas é daqueles jogadores que deviam terminar a carreira no Benfica. Não sendo possível que tudo seja feito para que fique o maior tempo possível.

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

152 jogos, 11630 minutos, 122 golos e 38 assistências

Tri Campeão, 1 Taça de Portugal, 2 Supertaças e 2 Taças da Liga em 4 anos.

Na época passada fez 41 jogos, mais de 3000 minutos, marcou 37 golos e fez 6 assistências. E já com os problemas de costas.

Vejam lá o que estão a fazer. Não estamos a falar apenas do desempenho desportivo. Existe muito mais do que isso envolvido numa possível saída. Não façam uma autêntica implosão.

Não percam tempo

Estamos a 4 dias da primeira mão da eliminatória da Champions e novamente como em anos anteriores estamos a espera do final do mercado para conseguir os alvos que pretendemos aos melhores preços.

Se na época passada e em outras épocas até compreendo essa política porque até ao fecho do mercado tínhamos 3/4 jogos a nível interno, agora não se percebe. De 7 de Agosto a 2 de Setembro esperamos que sejam 8 jogos. 4 de Liga dos Campeões e 4 no Campeonato, com um derby e saídas ao Bessa e Nacional (normalmente jogos complicados).

Vamos jogar todos estes jogos apenas com André Almeida? Se ele é expulso em algum jogo ou tem uma lesão? O que é que vamos fazer em jogos de alto risco? Lançar um junior? Adaptar Salvio? Para mim este é um problema que devia ser resolvido com urgência. Pelo menos que tentem um empréstimo de algum clube inglês onde o mercado fecha em menos de uma semana.

Outra situação é a de Gabriel. Se realmente queremos o jogador e em causa estão 2/3 milhões porquê estar a adiar até ao final do mercado? Eu tenho esperança que a contratação desse jogador seja para desviar Pizzi novamente para as alas. E se for essa a ideia é algo que já devia ter sido trabalhado na pré-época em vez de fazer testes já em competição.

Depois existe o lado esquerdo da defesa. Sinceramente já não me apetece estar a bater mais no ceguinho. Eu tenho a sensação que o Benfica quer mesmo vender Grimaldo mas tem de perceber que os grandes clubes têm olheiros. E quem o viu jogar até agora não vai dar 30 milhões por ele. E quem diz 30, diz 25 ou mesmo 20. Por isso não esperem pela venda e contratem de vez um bom defesa esquerdo.

São 3 posições que precisam de ser reforçadas para fechar de vez o plantel. É que as poupanças podem sair caras. Depois em vez de gastarmos 15 ou 20 para ganhar 50 arriscamo-nos a ver 50 a voar.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Até quando?

Já passaram 2 anos e a insistência continua. Chegamos ao final da pré-época e estamos praticamente no ponto de partida no que diz respeito ao meio-campo. Continua a insistência em Pizzi naquela posição. A nova nuance é Gedson que se percebeu hoje e contra o Dortmund que ainda não é o jogador indicado para este tipo de jogos. E só não estamos na posição de partida porque encontramos um jogador único para aquela posição chamado Alfa Semedo. É pena é que nunca tenha sido testado na equipa titular, mesmo depois do que fez no jogo contra o Dortmund.

O que aconteceu hoje na primeira parte a uma semana de começar a época não pode acontecer. Não podemos levar com mais de uma dezena de contra-ataques em 45 minutos. No papel tínhamos 3 homens na zona central do terreno. Na prática tínhamos 1. A facilidade com que os jogadores do Lyon conseguiam aparecer no meio, de frente para a defesa do Benfica, foi assustadora. Com o Dortmund aconteceu o mesmo. E não foi com a Juventus porque lhes faltava grande parte dos jogadores da frente.

Até quando vamos insistir nisto? Já com Jesus passamos pelo mesmo. Aquela equipa demolidora com Aimar, Saviola, Di Maria e Cardozo foi campeã mas perdeu em Braga, no Dragão e levou 4 em Liverpool. E não perdia mais jogos porque tinha Ramires como falso extremo. Na época seguinte sem Ramires foi o que se viu.

Rui Vitória no seu primeiro ano foi ganhar a Madrid com Samaris e André Almeida no meio-campo. Andou quase meia época a trocar Pizzi e Talisca nessa posição até encontrar Renato Sanches e passar Pizzi para a direita. Depois foi o que se viu. Apenas 1 empate e 1 derrota em 3/4 do campeonato. Mesmo na época passada a exibição mais coesa foi em Alvalade com Fejsa e Samaris no meio e Pizzi na direita.

E se não chega o nosso passado, basta olhar para as equipas que tiveram sucesso no último ano. Olhem para o Real Madrid tri-campeão europeu. Joga com Casemiro, Kroos, Modric e Isco como falso extremo. De fora ficam só Bale ou Asensio. Olhem para a França campeã mundial. Joga com Kante, Pogba e Matuidi como falso extremo. Na final apenas abafaram o meio-campo dos génios Modric e Rakitic. Até o Barcelona passou a jogar na época passada com Paulinho junto a Busquets e fez a dobradinha.

Mas nós não. Nós somos diferentes. Andamos 2 anos seguidos a jogar com Fejsa acompanhado por André Horta, Pizzi, Krovinovic, João Carvalho ou Zivkovic e depois vamos ver os jogos europeus que vencemos e damos conta que foram 3 em 14. Vamos ver os jogos que vencemos contra os nossos rivais e foi 1.

Depois para além do meio campo temos um grave problema na esquerda. Um dos maiores problemas que já vi no Benfica. Já vi muito defesa esquerdo mau, mas não vi muitos passarem por grandes defesas-esquerdos aos olhos da comunicação social, dos adeptos e pelos vistos de dirigentes e equipa técnica. Só os grandes clubes europeus é que parecem não gostar muito dele. Quando vejo adeptos dizerem que Grimaldo é o nosso melhor defesa até fico doente. Vejam os jogos que ele faz com olhos de ver. É angustiante.

Hoje foi mais do mesmo. Bolas atrás de bolas nas costas. Jardel sempre a ir fazer dobras. E quando vai a frente não faz a diferença. Hoje houve duas jogadas que demonstraram na perfeição o que é Grimaldo. Uma em que Pizzi o deixou sozinho na esquerda com espaço para progredir. Em 5 metros o extremo do Lyon recuperou os 2 que ele tinha de avanço, encostou-lhe o corpo e ele saiu do campo a conduzir a bola como se tivessem pegado nele e o tivessem virado para a linha lateral. O outro foi o segundo golo onde nem sequer incomodou o extremo. Um autentico meco num exercício no treino. 

Meus amigos. Grimaldo é isto. Em 2 épocas fez 7 assistências na Liga Portuguesa. Tantas como André Almeida só na temporada passada. Menos 2 que Jefferson fez em Braga só na época passada. E menos 15 que Alex Telles nos mesmos últimos 2 anos.

Já o limitado André Almeida como os adeptos o gostam de apelidar é mais uma vez o bode expiatório por causa do 3º golo. O rapaz fez assistências de calcanhar, enviou uma bola ao poste e iniciou grande parte das jogadas de perigo do Benfica. Naqueles primeiros 15 minutos da segunda parte foi defesa-direito, médio e extremo. Até que aos 70 minutos morreu porque andou a correr por ele e por outros. Mais uma vez olhamos para as redes sociais e é uma barbaridade o que dizem sobre ele.