Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Reportagem?

Quando pensamos que eles não podem ir mais fundo eis que eles sempre nos surpreendem. A Sic presenteou-nos ontem com um trabalho digno da Sporting TV. Um trabalho apelidado de reportagem que não mais serviu do que ressuscitar temas relacionados com o Benfica e fazer esquecer casos de corrupção de outros clubes. Nomeadamente o Sporting.

A curta metragem começa com "Pedro". Pedro tinha saído do treino e recebe uma chamada anónima para combinar um encontro num quarto de hotel. Pedro vai sem que seja necessário qualquer identificação de quem lhe telefonou. Chega ao quarto de hotel e estão lá 2 homens que, continuando sem se identificarem, apenas dizem que vêm da parte do Benfica e que lhe oferecem dinheiro se o jogo correr bem ao Benfica. Pedro não aceita e sai. Diz que não sabe quem eram os homens e que nunca os voltou a ver. Uns fantasmas portanto. De referir que toda esta parte do Pedro não tem discurso directo do próprio. Apenas uma reconstrução com actores.

A história segue para "Armando". Armando não foi contactado por ninguém mas diz que existiram coisas estranhas nesses jogo. Isto porque receberam a notícia de que o Sporting oferecia 400 mil euros para não perderem com o Benfica e alguns jogadores não ficaram eufóricos com a noticia.

A curta continua e dá-se um twist. Afinal o Armando que não tinha sido contactado por ninguém lembrou-se que afinal tinha sido contactado por César Boaventura que teria prometido um contrato com o Benfica se o jogo corresse bem ao Benfica.

Para finalizar, a peça acaba com a introdução do nome de Paulo Gonçalves de uma forma hilariante. Esta parte só vendo. E com o nome de Paulo Gonçalves faz-se um sumário em forma de sentença ao Benfica.

E é a isto que uma televisão se presta. Uma curta metragem com um gajo sem coragem para mostrar quem é, a dizer que sabe de coisas, sem dizer que coisas são e sem apresentar uma única prova do que está a dizer. Dá a entender que os colegas foram subornados mas não diz quem foram. Uma conversa típica de café onde se lança um boato e esta é transformada em reportagem. Não existe uma mensagem, uma gravação, um saco com 6o mil euros. Nada. 0 provas.

Para perceber melhor este serviço de prostituição da Sic falta perceber quem é o Armando. E já temos 2 pistas. No seu comunicado o Benfica dá a entender que é um jogador que neste momento está num rival e César Boaventura disse após a entrevista que esteve com Salin antes desse jogo para lhe apresentar propostas de um clube turco e que este lhe tinha dito que JJ lhe tinha ligado a prometer 150 mil euros se não sofresse golos. Acho que com isto fica fácil de ver quem é o Armando.

E se se confirmar que é Salin tudo se resume a uma reportagem realizada pelo amigo de Bruno Carvalho e com a único depoimento a ser de um actual jogador do Sporting. Mais credível que isto, vindo dos arautos da verdade desportiva, não pode haver. Quais provas ou acusações com nomes, locais e dados concretos. Na moda está esconder a cara e a voz para que ninguém lhe possa colocar um processo por difamação. Gente valente.

Espero sinceramente, depois disto, não ver NINGUÉM do Benfica dar uma declaração que seja a qualquer jornalista da Sic. Já chega. Já são anos disto, com Rui Santos à cabeça a denegrir o nome do Benfica.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Comidos de cebolada

A história repete-se. Mais uma vez o Sporting uniu-se ao Porto e os resultados estão há vista. O Sporting teve na mão a possibilidade de disputar nos próximos anos títulos com o Benfica e nestes últimos 2 anos entregou-a ao Porto.

Não tenho grandes dúvidas que o Porto se vai safar do buraco financeiro em que se encontram graças a estes últimos acontecimentos. Acho que as rescisões de contratos serão inevitáveis e algo me diz que Jorge Jesus vai ser o novo treinador do Porto e muitos dos jogadores vão com ele.

Já o Sporting… Até daqui a uma década.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Assalto aos milhões

E foi assim que os orgãos disciplinares em Portugal perderam toda a vergonha. Valeu de tudo esta época para Porto e Sporting, onde jogadores como Coentrão e Filipe sobressaíram vezes sem conta.

O que se passou no inicio desta semana é surreal. Num jogo onde existiram 3 agressões de jogadores do Sporting, tomaram a iniciativa de abrir um processo a um jogador... do Benfica. E num lance que em todos os campos em Portugal é resolvido com um amarelo. Em 3 dias estava o castigo dado sem sequer consultar os árbitros da partida. Todos os procedimentos habituais foram ignorados em nome da causa anti-benfica.

Assim na próxima jornada o Benfica tem 2 centrais castigados enquanto que o Sporting vai jogar na Madeira na máxima força, com Mathieu, Coentrão e Bruno Fernandes. A agressão de Bruno Fernandes é própria de um ser nojento. De um barbaro. Ao nível de verdadeiros animais como Fernando Couto, Jorge Costa, Paulinho Santos, Bruno Alves e agora Filipe. Uma escola que a pouco e pouco vem ganhando força em Alvalade.





Parece que os cofres de Alvalade precisam mesmo de dinheiro pois nada é deixado ao acaso. Já não se joga apenas num jogo mas nos dois. Para o Benfica vs Moreirense já trataram de garantir que o Benfica vai ter de estrear alguém a central. Na Madeira já foram fazer um controlo anti-doping e foi feita uma denúncia de que o Benfica teria comprado bilhetes para esse jogo (?!?!?). Tudo serve para condicionar.

O último capitulo está guardado para as nomeações e arbitragens dos 2 jogos. Na Luz e na Madeira vão estar seguramente árbitros e VARs devotos à causa dragarta. Não é preciso ser um cientista para saber o que vai acontecer. Basta ver a mais de uma dezena de pontos entregues ao Sporting. Esta equipa está a beira de ficar na história como uma das maiores mentiras do futebol português.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Não existem limites para a filha da putice.




Depois da vergonhosa arbitragem que impediu o Benfica de garantir o segundo lugar, das nomeações vergonhosas de Xistra e Hugo Miguel (após o que fizeram no Sporting vs Braga e Benfica vs Sporting respectivamente), de 3 vermelhos por mostrar a jogadores do Sporting, ainda têm a coragem de abrir um processo a Ruben Dias por causa de uma jogada que não é mais do que para amarelo.

Se já mete asco 2 clubes andarem a perseguir um jovem jogador português tal como o fizeram com Renato Sanches, ainda mete mais asco as próprias instâncias que desgovernam o futebol português também o fazerem. Ruben Dias já viu ser-lhe abertos mais processos em meia época do que Bruno Alves em meia dúzia de anos.

É inacreditável o que está a acontecer no futebol português. É tudo feito a descarada. Desde que existe um controlo absoluto na imprensa desportiva portuguesa por parte de Porto e Sporting, com ex-árbitros que assentaram as suas carreiras em roubos sistemáticos ao Benfica e com jornalistas que fazem parte das estratégias de comunicação dos 2 clubes, que passou a valer tudo no futebol português.

Temos um árbitro que vê jogos nas bancadas VIP do Dragão e curiosamente rouba sempre o Benfica e beneficia o Porto. Temos outro árbitro que foi advogado no Apito Dourado e curiosamente rouba sempre o Benfica e beneficia o Porto. Temos um presidente da Liga que foi lá colocado através de uma chamada telefónica de Bruno Carvalho (segundo o próprio). Temos um tipo que nomeia os árbitros que tem o filho a jogar no Sporting e faz nomeações como as do último jogo. Temos um ex elemento das equipas de arbitragem de Hugo Miguel e João Capela no Sporting. Curiosamente em todos os jogos destes dois árbitros com o Sporting existiram verdadeiros atentados a verdade desportiva. Temos orgãos disciplinares que perguntam ao Sporting se podem castigar ou não e quando podem. Temos processos abertos a qualquer jogador do Benfica que seja alvo do Porto e Sporting, enquanto que racismo, insultos a árbitros e agressões de jogadores do Porto e Sporting passam incólumes.

Tem de haver uma investigação séria no futebol português. Se nada for feito para o ano vai ser mais do mesmo.

Sempre os mesmos.

Não há volta a dar. Tal como já disse em textos anteriores e como tenho dito ao longo dos anos nada muda na arbitragem em Portugal. São sempre as mesmas personagens nos jogos cruciais dos campeonatos e fazem sempre o mesmo tipo de arbitragem. Os beneficiados e os roubados nunca mudam. No final do dia e das épocas desportivas são sempre considerados os melhores árbitros portugueses.

Desta vez foi Carlos Xistra. Já há 15 dias eu dizia que ele seria o nomeado para o jogo do Porto na Madeira e que ainda iria apitar jogos de Benfica e Sporting. Nesse mesmo texto falei de Hugo Miguel que tinha protagonizado na Amoreira mais um roubo descarado. A acompanhá-lo nesse jogo teve o fiscal de linha Ricardo Santos que até validou um golo em fora-de-jogo ao Estoril (e o mesmo que validou o golo de Maicon na Luz). E quem foram o VAR e o AVAR desta partida? Nada mais nada menos que estas 2 figurinhas. 15 dias depois!!!

Mas vamos ao jogo. Comecemos pelo critério de Carlos Xistra de uma semana para a outra em lances iguais. Num deu falta e vermelho para o jogador do Maritimo. No outro siga que é do Sporting.



Depois o que eu digo sempre. Para mim o pior destas arbitragens nem são os penalties. É o critério disciplinar vergonhoso que é usado durante toda a partida. Foram contra-ataques atrás de contra-ataques parados pelo Sporting. Numa jogada até foram perdoados 2 amarelos a Coentrão e Brian Ruiz. Aliás, o único cartão amarelo mostrado ao Sporting dentro dos 90 minutos foi numa jogada de contra-ataque do Benfica que ele decidiu cortar para mostrar esse amarelo em vez de dar a lei da vantagem. Para além disso 2 agressões passaram impunes.



Esta última é inacreditável. Eu percebi pela televisão em tempo real que era para vermelho. Como é que o árbitro e principalmente o VAR tem a coragem de olhar para isto e não expulsar o jogador?!?!

Outro dos pormenores destes jogos são as faltas e faltinhas a medida conforme dá mais jeito. Para além das faltas assinaladas a Jardel quando num caso percebeu que William Carvalho tinha feito penalti e noutro que Patricio tinha largado a bola para um jogador do Benfica, ainda existiram pelo menos duas recuperações de bola limpas perto da área do Sporting por parte de Zivkovic e Rafa que ele assinalou quando percebeu que eram jogadas perigosas.



Por fim o espelho deste campeonato. Samaris, o único castigado por meter a mão no pescoço de um adversário viu Coentrão a apertar-lhe o pescoço e nada se passou. Será que a Liga, que pergunta ao Sporting se os castigos estão à medida e quando querem que sejam cumpridos, vai ser tão célere a castigar Coentrão como foi a aceitar a providência cautelar para BC estar no banco? Tendo em conta que tal como Coentrão já Brahimi, Corona, Maxi ou Marega já fizeram o mesmo a adversários e nada se passou também não deve ser desta.


Para terminar este Sporting é das maiores mentiras que já se viram em Portugal. Foi mais de uma dezena de pontos dados de forma escandalosa por árbitros e VARs. 2 jogos com Benfica, 2 com Braga, em Moreira de Cónegos, em Rio Ave, em Paços de Ferreira, em Tondela, em Belém. Foram roubos atrás de roubos.  O Benfica tem quase 2 dezenas de golos marcados a mais que o Sporting e o Braga mais de uma dezena. Este Sporting em condições normais já tinha o 4º lugar definido à 4 jornadas atrás. Assim, provavelmente com Tiago Martins, vai assegurar a Liga dos Campeões na próxima jornada e a diferença de orçamentos entre Benfica e Sporting na próxima época vão ser adulterados numa diferença de mais de 60 milhões de euros.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Ao que chegou o futebol português

"Segundo informações recolhidas por Record, o Sporting havia acordado a referida pena de seis dias com a Comissão de Instrutores da Liga, com a premissa de que a suspensão fosse homologada antes do jogo do passado sábado com o Portimonense. Nessa eventualidade, BdC cumpriria castigo a tempo de estar 'livre' para o dérbi com o Benfica. Porém, só esta quarta-feira, dia da reunião da secção profissional, o CD da FPF homologou a decisão, ignorando o prazo estabelecido pelos leões."  in rascord

Ficamos hoje a saber que os castigos a um clube estão sujeitos a acordo por parte desse clube e que este ainda tem uma palavra a dizer no timing em que os quer cumprir. Ficamos também a saber o porquê dos irrisórios 6 dias de castigo a BC. Eram à medida para o presidente do Sporting poder ir para o banco no derby.

Sem qualquer vergonha na cara, tanto o rascord como o expresso (apresentou a noticia nos mesmos moldes), deram a noticia fazendo do Sporting a vitima. No afã de mais uma vez se vitimizarem em semana de derby dá nisto. Ficamos a saber no estado em que está o futebol português. A CI da Liga, cujo presidente Pedro Proença foi colocado lá através de um telefonema de BC a partir da África do Sul (palavras do próprio) pergunta ao Sporting se um determinado castigo está bom ou não e se o timing é o indicado. É preciso um desenho para perceber como Slimani terminou aquela época sem castigo ou como Coentrão pode insultar árbitros?

Outro escândalo, desta feita a envolver a banca e o Sporting tem a ver com o perdão de mais de 90 milhões de euros ao Sporting. Hugo Gil fez este trabalho. As coincidências dizem tudo. Em 2017, numa entrevista, Bruno Carvalho diz que o Sporting apenas vai ter de pagar 40 milhões das VMOCs para manter a maioria da SAD. Na semana seguinte é retirado um processo do Sporting contra José Eduardo Bettencourt. No dia seguinte sabe-se que JEB vai ser um dos administradores do Novo Banco. E agora sabe-se que os 40 milhões não só servem para manter a maioria da SAD como chegam para pagar as VMOCs que tinham custado mais de 130 milhões aos bancos. Isto menos de um mês depois de o Benfica ter liquidado a sua dívida.

O que me apetece fazer depois de toda esta vergonha é despedir-me. Ir todos os meses a um destino paradisíado e ficar em hotéis de 5 estrelas. Comer todos os dias em restaurantes com estrelas Michelin. Como o dinheiro escasseia para além do empréstimo da casa peço mais um empréstimo. Com o dinheiro contrato uma empregada e uma secretária e pago-lhes mais de 2000 euros por mês. Compro um Ferrari, um iate e um jacto particular. Depois digo ao banco que não tenho dinheiro para pagar nada. Com tanta boa vontade eles obviamente vão-me perdoar a divida e eu fico com tudo pago. É isto o Sporting.

P.S. - César Boaventura andou durante semanas a denunciar manobras obscuras do Porto e acusou também o presidente do Sporting de receber comissões em transferências. O empresário deu uma entrevista ao CM e pelos vistos, por razões que o próprio desconhece esta não foi transmitida. O empresário disse então que seria a SIC a dar-lhe voz. Eu admirei-me. Até ver o que lhe fizeram. A peça jornalística com as acusações de César Boaventura foi seguida de mais um monólogo de Rui Santos a descredibilizar o homem e a dizer que ele está feito com o Benfica. Que nojo de imprensa.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Bipolaridade

Há um mês atrás vivia-se uma autêntica euforia no adepto Benfiquista. Principalmente naquele das redes sociais e das visitas à Luz para tirar uma selfie em dia de jogo que cheira a festa. O penta estava garantido e gozava-se à brava com os amigos de outros clubes.

Veio o jogo do título e perdemos o melhor jogador do campeonato na semana anterior. Uns meses antes tínhamos perdido Krovinovic, outro dos melhores jogadores deste campeonato e pelo meio até Sálvio esteve de fora vários jogos. No jogo do titulo perdemos 1-0, com o Porto a marcar o golo no único remate enquadrado com a nossa baliza. Ainda por cima num remate fora de área.

Foi o que bastou para o mundo dar uma volta de 180 graus. Na semana seguinte já eu ouvia benfiquistas a insultar alguns dos nossos jogadores e Rui Vitória. Então com a derrota com o Tondela nem o roupeiro deve ter escapado. Basta ler alguns blogues. Já vi o Benfica jogar muito pior do que no último Sábado e golear. Infelizmente as várias lesões de jogadores defensivos e a entrada de outros sem ritmo, aliado a uma eficácia de 100% do Tondela resultou numa derrota.

E é assim que um mês depois já tudo está de pernas para o ar. Até um provável e inacreditável perdão de dívida ao Sporting já tem como culpado LFV. É verdade. Existe malta que acha isto. Benfiquistas que em vez de de indignarem com esta pouca vergonha ainda se aproveitam dela para atacar o presidente do Benfica. Sinceramente nem sei o que é mais inacreditável. Se o perdão de dívida ou esta autoflagelação.

Já se pedem também eleições antecipadas. Foi apenas no ano passado que foi feita história no Benfica. O falhanço do penta campeonato, numa época em que valeu tudo contra o Benfica, foi apelidados de sabotagem. O tetra campeonato é resumido como sorte, incompetência dos adversários e outras barbaridades. Nesse período o Benfica desceu o passivo enquanto Porto e Sporting o aumentaram. E estamos a falar de um dos melhores períodos da história do Benfica a nível interno. 

Mas não há volta a dar. Para esses catedráticos a casa do vizinho será sempre melhor. O que é feito no Benfica está sempre mal. Antes o que afligia era o passivo e os milhões gastos em jogadores estrangeiros. Nessa altura o que estava na moda era a formação. Fizeram-lhes a vontade e agora a moda já está em investir e aumentar passivo. Até o investimento em melhores condições para a formação já é visto como crime. Tentar melhorar o talento e aumentar a quantidade de grandes jogadores que têm saído do Caixa Futebol Campus é resumido como betão. Nem um Rui Santos ou um Otávio Lopes diriam melhor.

No Sábado existe um jogo importante para ganhar. De mim Rui Vitória e os jogadores vão ter sempre o meu apoio enquanto sentir que deixam tudo em campo. No último jogo lutaram até ao último minuto. Mesmo depois do terceiro golo do Tondela e após tantos golos falhados eles pareceram ser os únicos a acreditar. Ao minuto 93' continuavam à procura do golo mesmo todos sabendo que já não era possível evitar a derrota. Que no Sábado sejam essa equipa.