Nos últimos discursos LFV tem falado bastante nos projetos que o Benfica tem em vista para os próximos anos e neste último aproveitou para formalizar o final de relação entre o Benfica e um banco.
Esta mensagem ser esquecida ou desvalorizada pela comunicação social é normal. Já me deixa um pouco mais incomodado que alguns Benfiquistas não percebam a dimensão do que está a ser feito no Benfica.
Anda muita gente preocupada com a antecipação de receitas da NOS para pagar a totalidade dos empréstimo a um determinado banco. Acho que todos percebemos qual é o banco em questão. Estamos a falar da Olivedesportos dos tempos modernos, ou seja, do banco que tira ao Benfica para dar a outro clube. Antigamente a Olivedesportos dava ao Porto. Hoje os milhões em juros que o Novo Banco cobra ao Benfica servem para emprestar ao Sporting sem juros. Esta opção por parte do Benfica até me parece mais política do que realmente necessária. É verdade que são 2 anos e meio de contrato da NOS que estão em causa mas no futuro significa uma poupança tremenda em juros de empréstimos.
Desde que o Benfica começou a apostar na formação o mundo mudou e pede-se agora investimento no plantel em vez de investimento em infraestruturas. Eu percebo que toda a gente gostava de ter um novo Garay, Javi Garvia, Witsel, Enzo Perez, Gaitan, etc. Mas esses hoje já não custam 5/6 milhões. Já ninguém os vende por esses valores. Por 5 milhões só um Acuña se o deixarmos de pagar a meio.
E depois temos o Seixal. Ainda existe alguém que não percebe a mina de ouro que ali temos? Nos últimos 5 anos vendemos jogadores aos melhores clubes do mundo. Vendemos também uma segunda categoria de jogadores para equipas mais modestas mas que renderam bom dinheiro (Cavaleiro, Helder Costa, Nelson Oliveira). Temos hoje equipas dispostas a pagar 15 milhões por jogadores que ainda nem chegaram à equipa B. E um conjunto de jogadores com contrato que nos dão garantias não só para reforçarmos o plantel como para fazer dinheiro com os que infelizmente não conseguirem conquistar um lugar.
Alguém reparou na selecção sub21 nesta paragem para as selecções? Na sexta, com 7 jogadores nossos, vitória por 7-0. Um hat-trick de Diogo Gonçalves, um bis de João Carvalho e um de João Félix que já está 2 anos adiantado. Hoje mais uma grande vitória na Suíça com 8 jogadores nossos. Golos de Heriberto, André Horta e mais um de João Félix. Meio campo e ataque só com jogadores do Benfica (Rafael Leão começou a titular mas saiu aos 10 minutos por lesão). Hoje também tivemos um bis de Gedson Fernandes nos sub19 e outro bis de Famana Quizera nos sub16.
Agora imaginem toda esta qualidade a duplicar. Aliás, com um colégio e com maior capacidade para ter jovens no Seixal, imaginem alguns dos poucos Gelsons ou Dalots que aparecem nos rivais a preferirem o Benfica. A diferença gigante que já existe entre a nossa formação e a dos nossos rivais passará a ser abismal. Qualquer pai vai querer ter o seu filho ali.
P.S. - O Sporting pede incessantemente a intervenção do governo no futebol e tenho de estar de acordo com eles. Está na hora de acabar com a pouca vergonha entre o Novo Banco e o Sporting. Um banco intervencionado pelo estado, injectado com o dinheiro dos contribuintes não pode continuar a meter milhões atrás de milhões num clube de futebol sem qualquer retorno financeiro. São mais de 150 milhões a praticamente 0% de juros. Isto é um dos maiores ESCANDALOS que já se viram em Portugal. Ainda por cima num clube que como se tem visto não honra os seus compromissos.