Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Algumas frases.

Como já se esperava este momento de baixa de forma do Benfica ia ser aproveitado. E de que maneira.

Mais um golo irregular. Elevou-se para 8 os golos irregulares já sofridos esta época em Portugal.

Mais um pénalti por marcar a nosso favor. Outro tão claro, tão claro que já só dá para rir com a bandalheira que está instalada no futebol português.

Aos 10 minutos Cervi já tinha um amarelo por ter feito 2 faltas.

Primeiro amarelo ao Setúbal só aos 57' minutos numa falta para vermelho.

O mesmo jogador minutos depois faz uma falta clara para segundo amarelo. O árbitro marca falta ofensiva.

O Benfica sempre que tentou fazer pressão sobre o Vitória nunca conseguir porque sempre que os jogadores do Vitória sentiam o bafo de um jogador do Benfica caiam e o árbitro marcava falta.

Se finalmente reagirmos hoje contra o que se está a passar, já é tarde. Se não reagirmos vamos perder este campeonato.

Estamos no final de Janeiro e Pizzi já morreu.

Danilo tinha dado um jeitão nestes 2 últimos jogos.

Vendas a meio da época, ainda por cima conseguindo o apuramento na Liga dos Campeões, nunca vou compreender.

Rui Vitória vai ter que voltar a equilibrar a equipa como teve de fazer na época passada e como fez no inicio desta.

Continuamos em PRIMEIRO. E que dentro da equipa não se esqueçam disso.

João Pinheiro fez o que qualquer árbitro em Portugal faz neste momento. Para ser considerado bom árbitro TEM DE ROUBAR o Benfica.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Estatisticas de amarelos a adversários do Benfica

Desde o inicio da época que tenho assistido a um padrão nos jogos do Benfica. É aliás mais do que um padrão. Parece algo instituido. Uma extrema dificuldade para os árbitros portugueses mostrarem cartões amarelos aos nosso adversários no ínicio dos jogos. São amarelos atrás de amarelos perdoados. Avisos atrás de avisos em vez de cartões.

Foi por isso que decidi ir verificar os minutos em que todos os amarelos foram mostrados aos nossos adversários tanto no campeonato como na Liga dos Campeões para fazer uma comparação.








Em 18 jogos da Liga até este momentos foram 2(!!) os amarelos mostrados nos primeiros 30 minutos. E esses amarelos foram a Corona no Porto vs Benfica e Bruno César no Benfica vs Sporting, ambos por protestos. Curiosamente ambos jogaram a extremos nesses jogos, que digamos não é uma posição muito propicia a levar amarelos. Também nos primeiros 15 minutos da segunda parte apenas foram mostrados 5(!!) amarelos.

Quase metade dos cartões foram mostrados nos últimos 15 minutos (45%) dos jogos. Mais de metade (62%) nos últimos 30 minutos. E 23% nos últimos minutos das primeiras partes. Altura que dificilmente dá expulsão ainda na primeira parte e que permite aos treinadores gerirem esses amarelos no intervalo. No total, os 15 minutos finais da primeira parte e os últimos 30 da segunda, dá a módica quantia de 85% de amarelos.

Isto explica porque é que desde a 25ª jornada de 2014/2015 o Benfica não tem um único minuto em superioridade numérica. Todos os vermelhos mostrados a adversários foram depois dos 90 minutos. São 61 jogos!!! Quase 2 campeonatos seguidos!!! Isto deve ser caso único nas equipas grandes de qualquer campeonato.

E sabem quando é que isto começou?



Por esta altura o Porto tem tantos adversários expulsos como o Benfica tinha nesse campeonato e o que é que ele diz nos dias que correm? Fala em benfiquização do futebol português. Tem a coragem de dizer que somos nós que mandamos em tudo. Tal como agora Octávio Lopes faz na CMTV.

Já está mais do que na hora de meter estes meninos na ordem. Está na hora de demonstrar cabalmente que estes seres asquerosos são completamente parciais. Está na hora de mostrar este tipo de estatisticas. São estas "pequenas" coisas que dão legitimidade aos árbitros para nos roubarem. Hoje em dia em Portugal para dizerem que um árbitro é sério tem de roubar o Benfica.

Fica aqui também o detalhe dos cartões mostrados...




sábado, 28 de janeiro de 2017

Não podemos adormecer agora.

Quando vi a equipa que iria iniciar o jogo com o Moreirense não gostei. Pizzi, Salvio, Rafa, Carrillo e Jonas. Com estes 5 jogadores acho que nem Fejsa nos salvava.

Para mim uma equipa vive de equilíbrios. Com a equipa com que Rui Vitória entrou a coisa podia correr muito bem. Podia até esmagar o adversário. Mas também pode correr muito mal. Quando se tem 3 jogadores como Rafa, Salvio e Carrillo que pouco defendem e que arriscam muitas vezes o 1 contra 1, sendo grande a probabilidade de perderem a bola, fica difícil para a equipa segurar o adversário. Não é por acaso que Samaris só durou uma parte. Como se não bastasse 3 dos elementos da defesa pouco jogaram esta época. Eliseu vinha mesmo de uma lesão de mais de 2 meses.

Nos últimos 4 jogos sofremos 8 golos. E foram 8 golos de equipas banais (2 de um dos últimos da segunda liga). Curiosamente aconteceu quando Rui Vitória começou a encostar inexplicavelmente Cervi. De longe o extremo mais completo e equilibrado de todos os que estão no plantel. O que mais ajuda a defender.

Na época passada Rui Vitória encontrou o equilibrio com Renato Sanches a 8 e com Pizzi na direita a ajudar mais o meio-campo. Estes davam suporte a Gaitan, Jonas e Mitroglou. Esta época encontrou esse equilibrio com Cervi à esquerda e com Guedes a segundo avançado, podendo Pizzi fazer o papel de 8 sem desequilibrar muito a equipa.

Para se perceber a importância de ambos provavelmente basta ir verificar os golos que sofremos sem 1 ou ambos fora da equipa e os que sofremos com ambos na equipa. De repente lembro-me dos 2 jogos com Nápoles e do jogo com o Besiktas onde num casos não começaram o jogo de inicio e nos outros saíram antes do descalabro.

A certa altura da época estava tranquilo com o plantel. Hoje estou preocupado. Pizzi começa a ter uma sobrecarga de jogos muito grande. Para o substituir temos André Horta que praticamente não joga desde Outubro. Para 6 temos agora Samaris e não se sabe quando volta Fejsa. E no meio disto dispensamos Danilo. Para mim podia ser o jogador que levava a equipa a outro nível. O 8 que encaixava perfeitamente nesta equipa. Entrar nos últimos meses desta forma pode dar mau resultado.

É importante que Rui Vitória volte a encontrar o equilibrio na equipa. Seja com soluções internas ou com alguma contratação.

P.S. - Não falei sobre outros aspectos neste post mas não podem ser esquecidos. O que está a acontecer esta época é vergonhoso. Já são 6 golos irregulares que sofremos esta época. As transmissões de jogos do Benfica fora da BTV são nojentas. A comunicação social limpa toda a porcaria e a continuar caladinhos vamos ter muitos roubos nos próximos tempos. Dentro de campo demos sinais de fraqueza e isso vai ser aproveitado e de que maneira nos próximos jogos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Previsão do dia

Porrada. Muita porrada vão levar os jogadores do Benfica com a provável complacência de Tiago Martins. Um dos 4 novos árbitros (os outros são Manuel Oliveira, Fábio Verissimo e agora Luis Ferreira) mais adorados pela comunicação social. Os amarelos vão ficar no bolso o maior tempo possível. Para faltas contra o Benfica bastará um sopro e para faltas a favor do Benfica um hematoma. Sinceramente nada de muito diferente do que tem acontecido na maioria dos jogos esta época.

Quanto ao Moreirense vai fazer o jogo de uma vida, ao contrário do que afirma Inácio. Está em jogo o acesso a uma final. Algo que provavelmente o Moreirense nunca alcançou na sua história. Só isso já é suficiente para o Moreirense fazer do jogo de amanhã, o jogo da época. Mas se lhe juntarmos Inácio e o seu anti-benfiquismo primário, prevejo muitas correrias e muita agressividade.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Branco mais branco não há.

3(!!) golos irregulares e uma mão na área do Boavista ainda com o jogo em 0-1. Novamente uma arbitragem que fez a comunicação falar sobre o futebol jogado. Das exibições dos jogadores, das apostas dos treinadores, das estratégias de jogo, das substituições, dos muitos golos e do espectáculo. Quando deram por ela, já quase não houve tempo para falar de um dos maiores escândalos que tenho memória.

Quem os viu à 15 dias atrás a chafurdar no lodo e quem os vê hoje novamente apaixonados pelo futebol. Bastaram 2 semanas para tudo mudar. Na semana passada o Sporting conquistou 3 pontos graças a Bruno Esteves. O Porto conquistou 1 graças a Artur Soares Dias. O Benfica perdeu 2 esta semana devido a Luis Ferreira. Hoje poderia estar o Benfica com 7 pontos de vantagem sobre Porto e 13 sobre o Sporting. Mas está com 4 de avanço sobre o Porto e 8 sobre o Sporting.

Mas desengane-se quem acha que isto vai ficar por aqui. Durante muito tempo foi passada a ideia na comunicação social que Porto e Sporting foram prejudicados enquanto que o Benfica foi beneficiado. Isto apesar de o Benfica em quase metade dos jogos da primeira volta ter tido erros gritantes de arbitragem (falo de erros unanimes mas que são falados durante 30 segundos nos programas e mais ninguém se lembra deles). As próximas semanas continuarão a ser férteis em arbitragens do género. E como a de Sábado não existe equipa que aguente. Vale-nos o pouco rendimento de Porto e Sporting dentro de campo porque com mais arbitragens como a da Madeira ou a de Sábado vamos perder alguns pontos.

P.S. - Esta semana houve uma reunião do CA com explicações de mãos na área. Vi muitos jornalistas indignados sobre as explicações dadas nessa reunião, principalmente com os lances no Benfica vs Sporting. Esta semana o lance a seguir parece que nem sequer existiu. Todos fingem que não viram e ninguém quis falar dele. Assim fica tão fácil a um árbitro roubar o Benfica.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Penalties nas ultimas 2 épocas e meia

Na última quarta-feira o Rascord fez um levantamento dos penalties assinalados nas últimas 2 épocas e meia. Uma iniciativa de louvar mas que naturalmente ficou a um canto do site, uma vez que os resultados não são coerentes com a actual Benfiquização do futebol português.


Para além de colocada num canto, a tabela também é ordenada pela classificação actual no campeonato, quando o que seria de esperar era a ordenação pelas equipas que tivessem mais penalties nesse período. O Rascord zelou pela Benfiquização do futebol português e associou penalties a Benfica em primeiro. Numa outra perspectiva aqui ficam as conclusões que o Rascord deveria ter tirado.

V. Guimarães - 24
Sporting - 20
Paços Ferreira - 19
Braga - 18
Porto - 17
Benfica - 15
Belenenses - 14
Moreirense - 13
Estoril - 11
Marítimo - 10
Arouca - 10
Tondela - 9 (numa época e meia)
Nacional - 9
V. Setúbal - 8
Rio Ave - 7
Boavista - 7
Feirense - 2 (meia época)
Chaves - 1 (meia época)

Repare-se bem que a equipa que supostamente manda nisto tudo é ultrapassada por Guimarães, Braga e Paços (para além de Porto e Sporting, claro) e ainda tem quase os mesmos que Belenenses e Moreirense.

A isto ainda se pode juntar o Benfica estar desde a 25ª jornada de 2014/2015 sem jogar 1 único minuto em superioridade numérica. Mais de 50 jogos para o campeonato sem um adversário expulso antes dos 90 minutos.

Se com estes números dizem que mandamos nisto tudo, então imagino se tivessemos nestes 2 aspectos números de uma equipa grande em vez de ter números de uma equipa de meio da tabela.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Nas outras grandes áreas...

Antes de tudo devo dizer que este post se deve sobretudo ao blogue A Minha Chama que semana após semana disponibiliza os gifs dos golos e dos casos de arbitragem.



Estes nunca fazem capas...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Um erro histórico

Sporting eliminado da Taça CTT pela media de idades nesta fase de grupos. Mais precisamente uma média de 26,26 anos numa prova onde até é costume serem dados minutos a jovens. Ainda por cima com um penalti completamente escusado de Douglas (uma das contratações de Jorge Jesus).

É esta a imagem do Sporting. Da equipa barata, jovem e com uma espinha dorsal muito forte, construída por Leonardo Jardim e Marco Silva, já pouco sobra. Foi substituída por uma equipa cara, envelhecida, e cada vez com menos potencial de crescimento.

Hoje nas escolhas mais utilizadas por Jesus, abaixo dos 25 anos existem Ruben Semedo, William Carvalho, Alan Ruiz, Gelson Martins, Markovic (emprestado) e Joel Campbell (emprestado).

Quando Jesus saiu do Benfica o cenário era parecido. Apenas existia André Almeida, Salvio, Talisca e Ola Jonh abaixo dos 25. A diferença desse Benfica para o de hoje é colossal e para melhor.

Mas o que é mais engraçado é que o tão badalado erro histórico apregoado à um ano e meio atrás, tenha acabado por ser mesmo um erro histórico, mas do Sporting. Talvez um dos maiores da sua história e sem dúvida nenhuma o maior de Bruno Carvalho.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Quando já se conhecem as manhas da sportv...

... fica-se sempre de pé a trás quando não é colocada uma linha de fora-de-jogo num golo anulado ao Benfica. E para se perceber o quanto uma operadora pode influenciar a opinião pública basta reparar que o lance nem é discutido nas televisões e toda a gente afirma que o fora-de-jogo é claro.



Depois quando se olha com mais atenção repara-se pela linha do relvado que o jogador do Vizela ao fundo da imagem parece estar a colocar Mitroglou em jogo. E com umas linhas a traçar o ponto de fuga tiram-se quaisquer dúvidas.




Golo mal anulado ao Benfica. Para quem não se lembra, na segunda jornada foi Manuel Oliveira e o fiscal de linha do mesmo lado que validaram um golo ao Setúbal em claro fora-de-jogo. Quanto à Sportv tem-se intensificado nas últimas semanas a sua parcialidade. Mais uma prova da Benfiquização do futebol português.

Para além do golo mal anulado também ficou um penalti claro por assinalar e com o mesmo fiscal de linha ao barulho pois foi quem melhor viu que a falta tinha sido dentro de área.