Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

Jogo perigoso mas para GANHAR

Antes de falar um pouco do jogo de hoje apenas vou deixar umas notas sobre o que se passou ontem e o que já se avizinha no futuro.

Numa primeira nota finalmente perceberam que Cosme Machado não percebe nada de bola.

Numa segunda nota através desta foto dá para perceber tudo o que se passou no programa NOJENTO de ontem da TVI24 após o jogo do Sporting. Na lagartos tv não fariam melhor. "Um escândalo", "campo inclinado", entre outras coisas foi o que se ouviu dos 2 fantoches de serviço. Na realidade do jogo o que vimos foi um golo mal validado ao Sporting mas também 2 expulsões perdoadas a Adrien e Ewerton. Já o rapaz da Académica não teve a mesma sorte.

Em terceiro lugar temos visto novamente vários jornalistas a colarem o Benfica à arbitragem. Obviamente Rui Santos à cabeça mas muitos outros teimam em colar ao Benfica uma imagem de dominio do futebol português. E a razão é simples. Vem aí a parte decisiva da época. Vão ser agora 2 jogos seguidos fora de casa e logo de seguida os clássicos com a Liga dos Campeões pelo meio. Melhor altura para atacar que esta não existe.

Em relação a hoje considero que o jogo vai ser muito difícil. O que o Moreirense fez a meio da semana não é normal. Ignorar a Taça da Liga quando discutia a passagem às meias finais!! Ainda por cima sabendo que passando não existiam equipas grandes na prova e que a meia-final seria disputada em casa é algo muito estúpido por parte de uma equipa como o Moreirense. Preferiu guardar a equipa para o campeonato e pelo discurso acho que vão fazer do jogo de hoje o jogo de uma vida.

Resta-nos continuar a ganhar. Ganhando é mais uma deslocação complicada que é ultrapassada. Ganhar com afirmação. É isso que psicologicamente deita abaixo os nossos adversários. Perceberem que estamos cada vez mais fortes. Por muito que a comunicação social continue a dizer que o Sporting é a equipa que melhor joga (LOL) e que insistam que o Porto tem de longe o melhor plantel (LOL) eles internamente sabem que o Benfica está mais forte do que ambos e que no caso do Sporting pode ser um caso de tempo até perder a liderança.

É por isso que hoje e sempre a palavra de ordem é GANHAR...

sábado, 30 de janeiro de 2016

"O Benfica é dono disto tudo" - Parte II

Continuando a refrescar a memória ao José Eduardo aqui fica mais uma prova de que o Benfica manda no futebol português.

À meia duzia de anos era Cardozo o grande goleador do Benfica tal como Slimani o é nos dias de hoje no Sporting. Na época 2009/2010 o Benfica foi jogar a Braga e ao intervalo aconteceu isto.


Cardozo foi agredido e nada fez. Mesmo assim acabou expulso por... Jorge Sousa. Parece que neste túnel Jorge Sousa conseguiu ver alguma coisa que mais ninguém viu. Para além deste jogo Cardozo acabou por ficar de fora nos 2 jogos seguintes.

O que Jorge Sousa viu a mais nessa época tem visto a menos nesta. Já vão em 2 jogos arbitrados por si que Slimani agride adversários.




Curiosamente Slimani não foi expulso em nenhum dos 2 jogos e curiosamente acabou por dar a vitória em ambos perto do final dos jogos.

Deve ser por esta razão que se tem ouvido os responsáveis do Sporting a considerar Jorge Sousa o melhor árbitro português.

Para além da expulsão de Cardozo em Braga, Cardozo foi expulso mais 4 vezes no campeonato pelo Benfica. O mesmo número de agressões de Slimani que já passaram incólumes só nesta época.

Não acha isto tudo muito curioso José Eduardo??? Já agora lembra-se que uma das expulsões de Cardozo foi contra o Sporting no estádio da Luz por ter dado uma palmada no relvado??? João Capela (esse mesmo) nesse jogo até uma agressão ao relvado aproveitou. Já Slimani está quase a atingir o nível de Bruno Alves.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

"O Benfica é dono disto tudo" - Parte I

A frase é lida de um papel por José Eduardo, uma das muitas marionetas de propaganda lagarta espalhadas pelos programas desportivos. As razões são o processo disciplinar aplicado a Slimani e o arquivamento do processo dos kit eusébio. Vou tentar refrescar a memória a esta personagem neste e nos próximos posts...

O último "sumarissimo" que eu me lembro em Portugal foi aplicado a Enzo Perez. No dia 6 de Dezembro de 2013,  12ª Jornada da Liga, fez um gesto em sinal de roubo.



Na terça-feira seguinte foi castigado e ficou de fora do jogo da 13ª Jornada da Liga a 15 de Dezembro de 2013. Bastou o conselho de disciplina reunir uma única vez, sem ser necessária a queixa de qualquer clube, para que Enzo Perez ficasse de fora de uma jornada para a outra.

No jogo da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica a 21 de Novembro de 2015, Slimani agrediu barbaramente Samaris logo no recomeço da segunda parte. Uma cotovelada na zona da nuca que podia ter magoado seriamente Samaris. Isto vindo de jogador que já acumulava agressões e que continua a acumular.



Desde esse momento Slimani esteve presente nos seguintes jogos:

Sporting 2-1 Benfica - Acabou por marcar o golo da vitória.
Sporting 1-0 Belenenses - O famoso pénalti de Tonel que saltou com Slimani nesse lance.
Sporting 3-1 Moreirense - Marcou um golo.
Braga 4-3 Sporting - Marcou um golo.
União 1-0 Sporting - Nada de especial.
Sporting 2-0 Porto - Marcou os 2 golos da vitória.
Setúbal 0-6 Sporting - Marcou 2 golos.
Sporting 3-2 Braga - Marcou o golo da vitória 2 minutos depois de agredir um jogador do Braga.
Sporting 2-2 Tondela - Marcou um golo.
Paços 1-3 Sporting - Marcou 2 golos.

Assim, mais de 2 meses após a agressão nesse jogo e depois de outras agressões em jogos anteriores (no Bessa e em Arouca), acabou esse jogo, fez mais 9 jogos, marcou 11 golos, deu a passagem nessa eliminatória da Taça, deu 7 pontos ao Sporting no campeonato e ajudou a conquistar outros jogos.

Só passados 2 meses é que foi instaurado um processo e porque o Benfica teve de fazer queixa deste lance porque caso contrário teria caído no esquecimento como todas as outras agressões de Slimani. E agora veremos quanto mais tempo ainda vamos ter de esperar até sair a decisão e em que altura é que uma possível suspensão será dada. Uma coisa é certa. Os pontos que Slimani deu ao Sporting nestes ultimos 2 meses já não lhos tiram.

P.S. - O que diria às terças-feiras no seu programa o arauto da verdade desportiva se Jonas tivesse agredido algum jogador do Sporting neste jogo e se voltasse a agredir noutro jogo seguinte. Se continuasse a marcar golos atrás de golos, garantindo vitórias sobre os rivais e pontos importantes para o Benfica??? Pois... Acho que todos sabemos...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ATÉ QUANDO SIC????

É inqualificável o que se assiste semana após semana na SIC. São 2 programas semanais onde Rui Santos diz porcaria atrás de porcaria envolto num suposto manto de imparcialidade. Esse manto já caiu à muito. E ontem também perdeu completamente a cabeça à imagem dos responsáveis do seu clube nas últimas semanas.

Rui Santos começou o seu programa a afirmar que existiu um pénalti de Lisandro Lopez por uma mão na bola dentro da área no jogo com o Arouca.


Em primeiro lugar é extraordinário como consegue pegar num lance em que os poucos protestos de um jogador do arouca eram a pedir canto, e transforma esse lance num caso do jogo. Depois é a forma asquerosa como pega num ângulo em que não dá para perceber se houve toque com o braço ou não. Ainda assim ampliou a imagem e mesmo ficando a ideia que o toque foi com a cabeça ele afirma o contrário.

Mas isto é apenas o inicio porque depois passou para o que eu considero extremamente grave. No lance do terceiro golo do Benfica tem a coragem de afirmar que Jonas está em fora-de-jogo porque depois do toque de Mitroglou ele está à frente do último defesa do Arouca.


E é aqui que eu pergunto. Como é que a SIC dá a este tipo uma hora a solo por semana a falar sobre futebol, inclusivamente com uma liga real (LOL)??? Como é que se deixa uma pessoa destas falar sobre futebol quando nem sequer as leis do fora-de-jogo sabe??? Isto já para não falar do sem número de casos em que lances iguais são analisados de forma completamente diferente.

E não se ficou por aqui a prestação de Rui Santos. Continuou com o tema de ainda não terem sido assinalados penalties contra o Benfica. E foi buscar o último pénalti assinalado na época passada contra o Rio Ave. Foi ainda mais longe e pegou no árbitro que assinalou esse penalti, Marco Ferreira, e ligou esse penalti assinalado à sua despromoção. A tal pessoa isenta e estudiosa do fenómeno desportivo diz isto sem mais nem menos. Sem dizer aos telespectadores que nota o árbitro teve nesse jogo, se foi negativa ou não, em caso de ter sido negativa os lances pela qual foi negativa ou as notas negativas todas que levaram o árbitro à despromoção. Podia ter falado um pouco do Braga vs Benfica do campeonato onde penalties e expulsões em barda foram perdoados aos jogadores do Braga ou de um Setubal vs Porto onde ficou um penalti por marcar contra o Porto num lance igual ao penalti que assinalou contra o Benfica em Vila do Conde. Mas não o fez e mais uma vez demonstrou qual o proposito dos seus programas

Para finalizar falou um pouco da entrevista de Vitor Pereira e disse que ele mentiu por numa resposta dada a uma pergunta não ter mencionado os "vouchers com refeições" e apenas a camisola do Eusébio. O que Rui Santos se esquece é que enquanto não for provado que os vouchers davam mesmo direito a refeições ele é que está a mentir.

Enfim. Mais uma semana e mais um espetáculo triste que devia envergonhar cada vez mais um canal televisivo que vai dando tempo de antena a um autêntico porta voz de um clube.

P.S. - Não esquecer que numa noite em que o Sporting foi eliminado da Taça da Liga e o Benfica goleou o Moreirense, não houve sequer uma palavra para os jogos e consequente destino das 2 equipas na competição.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Semana perigosa

Passados algumas semanas, depois de uma altura em que diziam que estavamos arrumados, voltamos a depender apenas de nós para sermos campeões. Sem dúvidas que são grandes noticias mas...

É preciso não ir do 8 ao 80. Ainda para mais as derrotas de Porto e Sporting a meio da semana deram a ideia de que eles estão a perder gás e que o campeonato se pode tornar fácil.

Mas não vai ser. Continuamos em segundo e a ter de ir jogar a casa do primeiro. Não tenho grandes dúvidas de que mesmo ganhando amanhã, no final do dia não seremos primeiros. O Sporting voltou a descer à terra e a atitude que terão em Paços será completamente diferente daquela apresentada em alguns momentos dos 2 ultimos jogos.

Espero que amanhã não exista nenhum relaxamento da nossa parte. Jogamos contra uma equipa muito coesa e que já nos derrotou. E apenas não derrotou o Sporting devido a um roubo de Cosme Machado. Para além disso volta a não existir Fejsa que é para mim o elemento mais preponderante na recuperação do Benfica e aquele que torna a equipa mais coesa.

De qualquer forma tendo a atitude das últimas partidas será dificil não ganharmos. Mas é preciso ter essa atitude.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Os critérios de Manuel Oliveira

À menos de um mês Manuel Oliveira, frequentador da bancada VIP do Dragão, tomou a decisão de não marcar penalti a favor do Benfica neste lance:


Hoje em Portimão decidiu marcar um penalti a favor do Sporting neste lance:



Acho que não é preciso dizer mais nada...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A primeira volta mais ASQUEROSA dos últimos anos

Aqui vai um resumo da primeira volta deste campeonato. Não me lembro de algo assim tão descarado nos últimos anos.

SUPERTAÇA

Benfica 0-1 Sporting

Com Jorge Sousa a apitar o jogo, ficaram 2 penalties por marcar. Um deles absolutamente gritante. Para além dos penalties uma dualidade de critérios que se ia verificar em todos os confrontos do Benfica contra Porto e Sporting.


1ª JORNADA

Tondela 1-2 Sporting

Já aos 95' com o jogo empatado, João Pereira faz um lançamento de linha lateral já dentro de campo. No seguimento um jogador do Sporting empurra um adversário, a bola segue e acontece o penalti. Em 3 infrações o árbitro apenas viu uma.


2ª JORNADA

Arouca 1-0 Benfica

Neste jogo um penalti por assinalar a favor do Benfica e um golo mal anulado no ultimo lance do jogo.



3ª JORNADA

Benfica 3-2 Moreirense

Aos 83 minutos o Moreirense empata o jogo com um golo mais de um metro fora-de-jogo.


5ª JORNADA

Porto 1-0 Benfica

Mais um jogo com uma dualidade de critérios incrível, onde as imagens marcantes são a de Maicon a fugir ao intervalo nos braços de Helton para o balneário e de Artur Soares Dias a perdoar um segundo amarelo evidente a Maxi Pereira.


Sporting 1-0 Nacional

Neste jogo o Sporting ficou a jogar com mais 1 jogador à meia-hora de jogo. A expulsão foi através de um duplo amarelo em 2 faltas que não existiram.


8ª JORNADA

Benfica 0-3 Sporting

Novamente uma dualidade de critérios gritante e mais 2 penalties por assinalar a favor do Benfica. Um deles com o resultado ainda em 0-0.


9ª JORNADA

Sporting 1-0 Estoril

O único golo do jogo nasce de um penalti que é precedido de um fora-de-jogo evidente de um jogador do Sporting.


10ª JORNADA

Arouca 0-1 Sporting

Mais um verdadeiro roubo a favor do Sporting. 2 penalties por assinalar, um deles com mais uma agressão de Slimani, e um empurrão de Naldo ao treinador do Arouca que lhe valeu uma inacreditável suspensão de apenas 1 jogo (lembram-se de Luisão depois daquele jogo na Alemanha?).


TAÇA DE PORTUGAL

Sporting 2-1 Benfica

Um verdadeira arraial de porrada da equipa do Sporting. Agressões de Slimani, Gaitan com um traumatismo craniano, Júlio César com um rasgão na perna e Luisão com um braço partido que nem assim deu direito ao respectivo penalti nessa jogada.


11ª JORNADA

Braga 0-2 Benfica

Um penalti escandaloso por assinalar a favor do Benfica por falta sobre Pizzi. Para além disso duas bolas na trave do Braga nasceram de 2 livres mal assinalados contra o Benfica.


Sporting 1-0 Belenenses

No último lance do jogo Tonel faz um penalti absolutamente ridículo para a sua ex-equipa. Curiosamente desde esse jogo passou de titular indiscutível para o banco ou para a bancada.


13ª JORNADA

V. Setúbal 2-4 Benfica

Mais um penalti por assinalar, desta vez sobre Djuricic


Nacional 1-2 Porto

Terceiro round de Jorge Sousa. Desta vez não viu uma mão de Marcano nem um pontapé do mesmo Marcano dentro de área. Este último é talvez o penalti mais escandaloso dos últimos anos.


Sporting 3-1 Moreirense

Nesta partida o Sporting acaba por desbloquear o jogo numa jogada estudada que deve ter tido a presença do árbitro nos treinos. Um agarrão com as duas mãos ao último jogador da barreira do Moreirense permitiu que Gelson ficasse sozinho para marcar golo. No penalti do terceiro golo os jogadores do Moreirense tocam ambos na bola e Slimani já está em queda quando depois é tocado. Por fim uma agressão de Naldo a passar em claro ao árbitro.

Da agressão de Naldo infelizmente não encontro imagens

14ª JORNADA

Benfica 3-1 Rio Ave

3 penalties por assinalar a favor do Benfica, sendo que num desses penalties deveria ter sido mostrado o segundo amarelo para um jogador do Rio Ave.




15ª JORNADA

Sporting 2-0 Porto

Um penalti por assinalar contra o Sporting aos 5 minutos com o jogo em 0-0 e ainda um fora-de-jogo mal assinalado a Aboubacar quando este seguia isolado, já na segunda parte, e com o jogo em 1-0.



17ª JORNADA

Sporting 3-2 Braga

Quarto round de Jorge Sousa. Com o jogo em 2-0 marca um penalti onde é impossível ver em tempo real se foi fora ou dentro de área. Nem com as imagens televisivas se consegue. Mas o pior mesmo foram as 3 expulsões perdoadas a João Pereira, João Mário e Slimani. Este último acabou por marcar o golo da vitória 2 minutos após a agressão. Outro pormenor arrepiante foi perceber através de João Pereira e João Mário que a estratégia do Sporting na segunda parte passava por "arrumar" com Rafa do Braga.




Nacional 1-4 Benfica

O golo do empate do Nacional surge de uma falta sobre Lisandro Lopez.



Apesar de tudo isto a comunicação social vai fazendo passar a ideia de que nada se passa. O anão da verdade desportiva vai ainda mais longe e mete o Sporting como a equipa mais prejudicada em termos de penalties e apenas lhe retira um ponto na sua liga da mentira. Mas aqui vai ter GUERRA e vai voltar a ficar há vista a sua incrivel parcialidade e a forma NOJENTA como a SIC dá a esta personagem 2 programas semanais em forma de comentador isento.






segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

É DE ROUBO EM ROUBO.

Como disse à uns dias, na comunicação social já estava a ser feito um trabalho de limpeza da imagem do Sporting das primeiras jornadas. Depois da vitória em Guimarães falou-se em arbitragem como nunca se tinha falado ate ao momento. Colocou-se logo uma conotação de beneficios de arbitragem ao Benfica como nunca o tinham feito em todos os jogos anteriores. O resultado de toda essa intoxicação da opinião pública ficou à vista em Alvalade...



Em primeiro lugar um penalti muito discutível. Não vou dizer taxativamente que não é. Mas à primeira vista e em jogo corrido fica a ideia para toda a gente que tinha sido fora de área. Menos para o árbitro assistente que é capaz de ter o pior angulo de todos.

Mas o pior nem foi isto. O pior foi novamente a VIOLÊNCIA que Jorge Sousa permitiu aos jogadores do Sporting tal como tinha acontecido no jogo da Taça de Portugal.

Primeiro João Pereira.

https://www.facebook.com/bruno.duarte.9212/videos/904320086342354/?hc_location=ufi

Depois João Mário


E por fim Slimani que viria a marcar o golo da vitória 2 minutos depois


3(!!!!) jogadores que deviam ter sido expulsos do Sporting. E na comunicação social apenas se fala no lance do Slimani que obviamente vão desvalorizar, enquanto os outros 2 vão ocultar durante a semana.

Para a história ficam mais 3 pontos OFERECIDOS ao Sporting. Se não fosse Jorge Sousa hoje o Sporting não só não ganhava o jogo como ia acabar por ser GOLEADO. Com 3 jogadores a menos e sem aquele penalti desbloqueador é o que teria acontecido. Ia ser A MUDANÇA no campeonato. Depois do episódio de Jesus, sofrer uma goleada em casa ia deixar muitas marcas.

Hoje vamos ver o que acontecerá na Choupana em termos de arbitragem. Se houver jogo... O que se passou novamente é inconcebível.  Como é que Sporting joga às 16, Porto às 18 e o Benfica é que acaba por jogar às 20 e 30 sabendo-se o que acontece sempre na Choupana??? Porque é que não se meteu o jogo ao meio-dia??? É melhor agora ao meio-dia de um dia de trabalho??? Se isto não é gozar com os amantes do futebol então não sei o que será.

O que é certo é que já uma vez o Benfica foi prejudicado neste campeonato pela mesma situação. Podia ter jogado contra o União após uma vitória em Madrid com Gaitán, Nelson Semedo e Luisão para além da grande forma de Jonas e Gonçalo Guedes. Estes 2 acabaram por chegar a esse jogo em má forma e não tivemos Gaitan que é essencial neste tipo de jogos, Nelson Semedo para dar profundidade na ala e Luisão forte nas bolas paradas. E lá foram 2 pontos ao ar por causa da brincadeira. Se amanhã não houver jogo provavelmente será colocado num ciclo infernal onde jogamos contra Porto, Sporting e Zenit e mais uma vez seremos prejudicados.

E assim vai este campeonato. Um dos piores a que tenho assistido. Acho que nem em 2011/2012 se chegou a este ponto. Tem sido absolutamente surreal...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Como tudo muda em 3 jornadas!!!

Depois de estarmos a 7 e 5 pontos da liderança (12 no total) à 3 jornadas atrás estamos agora a 4 pontos. Bastaram 3 jogos complicados para os rivais e não ter surgido um apito amigo para que o Sporting na Madeira e o Porto em Alvalade e hoje em casa com o Rio Ave perdessem pontos. E não fosse essa protecção arbitral em muitos jogos como foram o Sporting vs Nacional, Sporting vs Estoril, Arouca vs Sporting, Nacional vs Porto e os quatro clássicos onde houve uma dualidade de critérios gritante contra o Benfica, nesta altura podíamos estar isolados na liderança. É que a estes jogos que falei temos de nos lembrar de outros como o Arouca vs Benfica, Benfica vs Moreirense, Braga vs Benfica ou Benfica vs Rio Ave onde o Benfica conseguiu ultrapassar essas dificuldades em alguns jogos mas não em outros.

Ainda assim o titulo continua difícil. O Sporting tem 4 pontos de avanço e ainda nos vai receber. Para além disso não tenho muitas dúvidas de que quando chegarem os jogos das competições europeias o Sporting irá desvalorizar esses jogos e o Benfica vai-lhes dar grande importância. O que nos pode valer são as dificuldades do Sporting com equipas que se fecham bastante e onde pelo menos 4 desses jogos foram ganhos nos últimos 5 minutos e muitos outros ganhos pela margem minima.

É por essa razão que o resultado de hoje do Sporting não me surpreende. O Sporting tem mais facilidade em jogar contra equipas que tentam jogar o jogo pelo jogo. Que arriscam. Jesus percebeu claramente qual é o ponto forte da equipa do Sporting. E faz uso disso. O meio campo com William Carvalho, Adrien e João Mário começado com Jardim e melhorado com Marco Silva está agora no seu pico com Jesus. Com Bryan Ruiz juntou critério de passe e inteligência mas depois do afastamento de Carrilo falta a explosão naquela equipa.

Quanto a Rui Vitória, cada vez que me lembro da equipa do Benfica no inicio de época e no que ela é agora considero de uma extrema injustiça a desvalorização do seu trabalho. No espaço de 6 meses Vitória conseguiu tornar um plantel com poucas soluções num bom plantel onde, quanto a mim, quase não precisa de ajustes. De Agosto até agora uma equipa que se dizia ser Gaitan, Jonas e mais 9 é agora muito mais do que isso.

Começou com Nelson Semedo e Gonçalo Guedes na ala direita. A certa altura quando Gaitan e Gonçalo Guedes começaram a decair de forma, Vitória decidiu devolver Pizzi à ala direita tornando-o num jogador que tanto equilibra a equipa como desequilibra as equipas adversárias na frente. Desde o jogo em Astana tem sido sem qualquer dúvida o nosso melhor jogador. Outro momento importante é quando Samaris parecia ser o único jogador válido para o meio-campo e perdemos esse jogador para o jogo de Braga. Vitória colocou Fejsa e Renato Sanches e desde aí têm sido as opções mais utilizadas. Outra palavra de apreço é para Lisandro e Carcela. Lisandro tem feito grandes jogos e Carcela é um desiquilibrador nato. Começa até a parecer difícil encaixar tantos jogadores nesta equipa.

Outro pormenor é que há um ano tínhamos no onze mais utilizado por esta altura da época uma equipa que rondava uma média de idades acima dos 30 anos. Hoje é uma equipa cada vez mais jovem e que se o seu grosso for mantido durante alguns anos vai ganhar muitos títulos.

No entanto e apesar disto tudo o Benfica faz-se de vitórias e Domingo na Madeira temos mais uma deslocação difícil. A quarta das 5 onde normalmente perdemos mais pontos nos últimos anos (Dragão, Braga, Guimarães, Alvalade e Nacional). Vejo sempre estes jogos não com o temor de perder pontos mas sim como a oportunidade de reforçar mais a nossa posição, ganhando confiança e enervando os nossos rivais. Basta ver o comportamento do Sporting depois das nossas vitórias em Braga e em Guimarães.

Vai ser um jogo muito dificil. Depois do comportamento de Manuel Machado na Taça da Liga não é difícil de prever que vão correr por 2 ou 3 jogos. Se juntarmos a isso a preparação que a comunicação social ao serviço do Sporting tem feito esta semana para a arbitragem desse jogo, então adivinha-se mesmo muito difícil. Não me admirava de ver por lá Artur Soares Dias, Hugo Miguel ou Vasco Santos (por esta ordem de probabilidade).

No Sporting vs Braga não tenho muitas esperanças que o Sporting perca pontos. Paulo Fonseca deve ir para Alvalade de peito feito a jogar de igual para igual. Se assim for vai perder. Para o Sporting vai mesmo ser um passeio nesse caso. Se fizer um jogo de contenção e de poucos riscos a apostar no contra-ataque tem hipóteses de conseguir levar pontos.

Vamos ver o que este campeonato vai dar. Neste momento está novamente emotivo e incerto. O Sporting tem vantagem mas como já se viu podem-se perder pontos onde parece inimaginável e podem-se ganhar jogos que parecem difíceis. É apenas isto que peço. Emoção até ao fim.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Roubos atrás de roubos em clássicos e o controlo da comunicação social




























Golos em fora-de-jogo, agressões a passar incólumes, pénalties atrás de pénalties perdoados. Roubos a perder de vista. Ainda hoje se ouve falar de Lucilio Baptista por ter assinalado mal um penalti a nosso favor na Taça da Liga (num jogo onde também o golo do Sporting é precedido de uma falta), e de Capela por supostamente (porque não são indiscutiveis) não ter assinalado 2 pénalties contra nós no célebre limpinho limpinho. Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Hugo Miguel ou Carlos Xistra são todos grandes árbitros. Se isto não é uma máquina propagandista e uma comunicação social controlada então não sei o que será.

Nestes últimos 2 dias assistiu-se a mais alguns espetáculos degradantes nos programas televisivos. Mais uma vez fica à vista que o projecto Roquete está de volta. Não interessa quem ganha o campeonato. Apenas interessa que o Benfica o perca. Domingo, João Alves foi novamente mal tratado no programa Play-Off por Rodolfo Reis e Inácio e hoje até deu para chamarem ignorante a Pedro Guerra sem que os moderadores digam alguma coisa. Amanhã lá estará novamente Rui Santos com a sua Liga da mentira a dizer que o Benfica foi beneficiado, a levantar a voz e a pôr em causa Carlos Xistra quando à 3 meses lhe limpava a imagem do roubo no dérby da Luz. Provavelmente na quarta-feira vamos ver toda esta campanha a dar frutos em Setúbal, no Dragão e na Luz.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A pergunta do programa Play-Off de ontem à noite era...

O Benfica foi beneficiado pela arbitragem em Guimarães?

Isto com o Sporting a voltar ao primeiro lugar num jogo onde fica por assinalar um penalti com o jogo em 0-0 e é mal assinalado um fora-de-jogo a Aboubakar (que ficava isolado) com o jogo em 1-0.




Depois do roubo colossal a que assistimos na Luz contra o Rio Ave e as consequentes queixas do presidente do Benfica, já está novamente em marcha a contaminação da opinião publica sobre o Benfica ser beneficiado pelas arbitragens. Não é preciso ser um génio para perceber que o caminho está a ser preparado para as arbitragens voltarem à carga já nas próximas jornadas.

domingo, 3 de janeiro de 2016

O gajo mais sortudo do mundo

Esse gajo tem de ser mesmo Rui Vitória. É impressionante como um tipo que dizem ser tão mau vai conseguindo vencer jogos tradicionalmente difíceis sem jogadores nucleares. Não tarda nada estão a dizer que afinal o Benfica tem um plantel do ca****** e por causa disso é que o Benfica ganha uns joguitos.

Quem ouve hoje o desdenhar da vitória do Benfica até parece ser fácil chegar a Guimarães, permitir apenas 1 ou 2 lances de perigo à equipa da casa e ainda criar 4 ou 5 oportunidades claras de golo e mais 2 ou 3 lances de perigo. Lembro-me dos 6 jogos com Jesus em Guimarães em que apenas tivemos 3 vitórias, 2 delas por 1-0 com metade das oportunidades criadas ontem. Uma delas, em 2009/2010, no ultimo minuto e a jogar contra 9. O que fica ontem para a história é a vitória incontestável em Guimarães contra uma equipa treinada por Sérgio Conceição e num jogo arbitrado por Carlos Xistra.

Outra conversa muito ouvida é a falta de qualidade do Guimarães. O que é certo é que depois de um mau inicio de época e após mudança de treinador chegaram a este jogo a apenas 2 pontos dos lugares europeus.

Quarta-feira mais um jogo complicado contra o Marítimo, com quem o Porto empatou na Madeira e perdeu no Dragão para a Taça da Liga, e contra quem o Sporting também teve muitas dificuldades. O único pensamento tem de estar sempre em somar os 3 pontos. Todos vão ainda disputar muitos jogos complicados e quem os for conseguindo ultrapassar vai ficar mais perto do titulo.

sábado, 2 de janeiro de 2016

Prognosticos para esta tarde

Porrada. Muita porrada vão levar os jogadores do Benfica em Guimarães. Sempre com Carlos Xistra a fazer o sinal que "é a ultima e na próxima sai um cartão". Médios e defesas vão ser protegidos até à exaustão e no meio desse critério como que em forma de disfarce irá sair um cartão para o avançado ou um extremo do Guimarães.

Aos jogadores do Benfica, principalmente Fejsa e Renato Sanches não se irá ver qualquer aviso. À primeira oportunidade lá irá Carlos Xistra, imponente, puxar do cartão do bolso. E com ar de grandiosidade berrará e afastará os jogadores do Benfica que ousarem abrir a boca contra a sua decisão. Para além de Fejsa e Renato também André Almeida, Jardel, Lisandro Lopez e Eliseu terão pouca margem de manobra.

Outra das táticas muito usadas nestes jogos "armadilhados" será quando der jeito ao Vitória sacudir a pressão do Benfica ou quando for necessário encostar o Benfica atrás. Nessas alturas todos os encostos, existentes e inexistentes, serão marcados contra o Benfica. Já da parte do Guimarães qualquer patada bem afincada numa canela de um jogador do Benfica (sendo que a canela de um jogador do Benfica amanhã, se vai situar entre os dedos dos pes e o cabelo) vai receber da parte de Carlos Xistra os braços esticados em sinal de "joguem, joguem...". Nestes momentos de jogo, faltas a favor do Benfica apenas se estivermos a sair para um contra ataque e der jeito não dar a lei da vantagem.

Quanto a faltas dentro da área do Guimarães apenas se forem muito descaradas serão marcadas. E mesmo nesse caso Xistra vai ver se poderá dar a volta. Se não o conseguir e tiver de assinalar um penalti a favor do Benfica, então tudo o que escrevi até aqui vai ser ainda mais evidente.

Para os mais atentos isto é apenas um filme já visto vezes sem conta. Mas infelizmente desconfio que vai ser com este cenário que os jogadores do Benfica vão ter de lidar...