Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte VI

O Sporting continua invencível na pré-temporada.

...

O quê? Perdeu 2-0 com o 3º classificado do campeonato holandês?

Tenho de perder este terrível hábito de só ler as gordas nos sites desportivos.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte V

A pré-época do futuro campeão nacional continua imparável. A cada novo jogador que chega menos dúvidas ficam quanto ao vencedor dos próximos 10 campeonatos (10 para ser simpático). Ao que parece a UEFA está mesmo a pensar em cancelar a pré-eliminatória da liga dos campeões que o Porto vai ter de disputar. "Não faz qualquer sentido quando se sabe o resultado", ouve-se frequentemente nos corredores da UEFA.

Lopetegui já tinha demonstrado todo o seu valor a nível de clubes em épocas anteriores. A super estrutura do FC Porto deixou sempre todos de queixo caído e já sem adjectivos que consigam traduzir o que de espectacular por ali se faz. O balanço destas primeiras semanas de trabalho vem demonstrar isso mesmo. Basta analisar alguns sinais para perceber isso mesmo.

Helton lançou uma mensagem enigmática nas redes sociais. À primeira vista podíamos ser levados a pensar que Lopetegui o queria despachar e alguém da super estrutura impôs a sua permanência ao treinador. Visto por outro prisma Lopetegui terá ganho um "amigo" com algum peso no balneário portista. Obviamente nada disso aconteceu. Ainda assim ficamos à espera pelas perguntas da comunicação social para desmistificar este caso.

Varela, o jogador mais antigo do FC Porto a seguir a Helton pediu a Lopetegui para este avisar os jornalistas de que queria sair. Obviamente Varela quer jogar noutros campeonatos e esta vontade de sair não teve nada a ver com os jogadores que chegaram ao plantel pela mão do treinador para a sua posição (Brahimi, Tello e Adrian Lopez). Como poderíamos ser levados a pensar que Lopetegui teria feito mais um "amigo" com peso no balneário portista ficam assim as dúvidas dissipadas.

Quaresma será o capitão. Quem mais poderia ser? O super disciplinado Quaresma que está naquele balneário à mais de 6 anos, perdão, 6 meses. Jogada de mestre. Com este capitão a ordem está garantida no balneário.

Rolando pretende rescindir contrato com o FC Porto alegando prémios e salários em atraso. É um mentiroso.

"Precisamos de reforços em algumas posições". Foi desta forma que Jorge Jesus pediu reforços a Luis Filipe Vieira e este ficou chateado estando a crise instalada na Luz. Não esperem.... Isto foi Lopetegui depois de já ter recebido Opare (?), Martins Indi (7), Casemiro (?), Brahimi (6), Tello (2), Oliver Torres (?) e Adrián Lopez (11) e de já ter no plantel Danilo (18), Reyes (8), Alex Sandro (10), Herrera (8), Defour (7), Quintero (5) ou Jackson (9). Não conto com Mangala porque está já à um mês a fazer exames médicos em Manchester. Certamente Pinto da Costa ficou bastante agradado com estas declarações de Lopetegui e a exibição da equipa no jogo de apresentação. À consideração do Correio da Manhã.

"Trabalho de remodelação dá frutos, mas ainda à arestas por limar". "Faltou o golo na apresentação do FC Porto aos adeptos [...] os azuis e brancos mostraram que há processos que estão a ser bem assimilados".  Estas são algumas frases que a imprensa desportiva usou após o jogo de apresentação do FC Porto. Jogo que acabou com a exigente plateia azul e branca a assobiar os jogadores do Saint-Étetienne por terem criado algumas oportunidades de golo. Fica aqui o resumo do jogo para comprovar estas ideias do acerca do crescimento exibicional do FC Porto.



Não haja dúvidas. O FC Porto através de mais de meia dúzia de defesas de Fabiano a evitar o golo dizimou completamente o Saint-Étienne com apenas uma defesa do seu guarda-redes. É assustadoramente real. Não à quem possa parar este Porto.

P.S. - Nós temos o Calado na BenficaTV. O futuro campeão nacional tem o Freitas Lobo na Sportv. À mesma proporção que o Saint-étienne falhava golos isolado, Luis Freitas Lobo elogiava os jogadores do Porto. E desta forma obviamente o Porto acabou o jogo ainda mais candidato a vencer tudo. Assim não à mesmo nada que vá abalar a confiança deste Porto.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte IV

Chegados ao ponto 4 vou falar um pouco sobre o estado anímico como cada um dos 3 grandes acabou a época passada.

O Benfica terminou a época de rastos. Os títulos de campeão nacional, de vencedor da taça de portugal e da taça da liga colocaram o clube e adeptos à beira de uma depressão.

Já o Porto acabou a época em euforia uma vez que venceu a Supertaça. No resto teve bastante azar nas eliminações das taças internas e competições europeias. Nas competições internas é de destacar os excelentes dois jogos contra o Benfica onde em 3 horas de jogo foi obrigado a disputar 1 hora com o mesmo número de jogadores que o seu adversário. Dificilmente seria possível fazer melhor nas condições apresentadas.

Então e o Sporting? O Sporting teve um ano de sonho. Voltou aos segundos lugares e ainda teve o mérito, ... perdão, prazer de ver o Benfica a perder a final da Liga Europa para o Sevilha. Tudo correu de feição portanto. Para além disso regressa à Liga dos Campeões. Prova da qual guarda grandes recordações desde a última participação onde saiu de cabeça erguida após um renhido 12-1 no conjunto das duas mãos contra o Bayern.

P.S. - Entretanto a frase mais ouvida nos últimos minutos é: "F***. O Benfica ganhou outra vez."

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte III

No terceiro capitulo de desabafos sobre a perda do bicampeonato, vou falar sobre o assunto mais evidente e melindroso para todos os benfiquistas, ou seja, as vendas.

Nesta pré-época até ao momento o Benfica já perdeu 4/5 jogadores do 11 ideal da época passada (ainda não se sabe ao certo como vai ficar a situação de Rodrigo). Um grande rombo nas aspirações dos Benfiquistas que não acreditam que após esta debandada seja possível sequer chegar à Europa.

A história corrobora estas expectativas. Para encontrar uma equipa que conseguiu ser campeã depois de apresentar 5 jogadores diferentes entre o 11 ideal da época em que foi campeão e da época imediatamente anterior é preciso recuar à longínqua época de 2013/2014. Essa equipa era o Benfica, treinado por Jorge Jesus. Vejamos então o que aconteceu nessa altura.

No final de 2012/2013 o Benfica tinha perdido o campeonato apesar de ter feito o maior número de pontos da sua história desde que o campeonato tinha passado a 16 equipas (77 pontos), e tinha perdido nas finais da Taça de Portugal e Liga Europa nos últimos minutos. A equipa ideal dessa época era constituida por Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo, Matic, Enzo Perez, Salvio, Gaitan, Lima e Cardozo, sendo que Ola Jonh era o 12º jogador que fazia por vezes a equipa mudar de sistema de jogo para 4-2-3-1.

No final de 2013/2014 a equipa ideal do Benfica campeão nacional, vencedor das taças internas e finalista da Liga Europa passou a ser Oblak, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira, Fejsa, Enzo Perez, Markovic, Gaitan, Rodrigo e Lima. Existiu portanto uma mudança de 5 jogadores entre os dois onzes ideiais.

Obviamente a história não se irá repetir pois o treinador hoje em dia é Jorge Jesus. Como já se viu um treinador muito inferior aos dos adversários directos e que não terá qualquer capacidade de reconstruir uma equipa que perdeu tantos jogadores insubstituíveis.

Assim, nesta altura, restam-nos alguns insubstituíveis de à 2 épocas atrás para colmatar a saída dos insubstituíveis desta época que passou.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte II

Hoje vou falar sobre os treinadores dos 3 grandes.

O Sporting não quis Leonardo Jardim e contratou um treinador com bastantes provas dadas chamado Marco Silva. No seu vasto currículo constam uma estupenda súbida de divisão e duas brilhantes idas à Europa. Na única participação europeia almejou um fantástico 4º lugar na fase de grupos da Liga Europa, apenas ultrapassado por Friburgo, Slovan Liberec e Sevilha. Ponto alto da competição foram os sensacionais 3 empates conseguidos e o grande futebol praticado.

O FC Porto, futuro campeão, mudou também de treinador. Contratou Lopetegui, já uma certeza a nível mundial e com uma experiência em clubes séniores invejável. Segundo a wikipédia começou a carreira de treinador no Rayo Vallecano sendo injustamente despedido à décima jornada. Mais tarde, e após brilhantes desempenhos como comentador no programa laSexta, veio a treinar o Real Madrid... de Castilla na terceira divisão espanhola. Após este inicio deslumbrante chegou às selecções jovens espanholas onde atingiu o nível supremo com a conquista de um europeu de sub19 e outro de sub21.

Quanto ao Benfica manteve o seu treinador. Jorge Jesus no seu podre peculio como treinador do clube em 5 anos apenas arrecadou 2 títulos de campeão nacional, 1 taça de Portugal e 4 taças da Liga. As participações europeias foram sofríveis baqueando nos quartos, meias e final (2 vezes) da Liga Europa e nos quartos de final da Liga dos Campeões. Em termos de jogadores apenas conseguiu lançar para a ribalta nomes como Di Maria, Ramires, David Luiz, Fábio Coentrão (todos já campeões europeus, Di Maria e Coentrão também campeões espanhois), Javi Garcia (campeão inglês), Garay, Enzo Pérez (vice-campeões mundiais a par de Di Maria), Witsel, Matic, Markovic, Rodrigo, Gaitan ou Salvio.

Olhando aos perfis e às circunstâncias em que cada treinador começa a época é facilmente perceptivel que o Benfica parte em grande desvantagem em relação aos seus mais directos competidores. Como todos sabem a manutenção de um treinador é bastante nociva e sendo esse treinador Jorge Jesus, homem arrogante que não percebo nada de bola, ainda pior se torna.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte I

Estando o povo benfiquista em polvorosa e pela terceira pré-época consecutiva a apontar as melhores perspectivas para uma descida de divisão fruto de um 17º lugar (talvez 16º) na próxima época, rendi-me às evidências e também eu fui invadido pelo pessimismo geral. Vou mesmo pegar nessas evidências ao longo do resto da pré-temporada para demonstrar o porquê de não termos qualquer hipótese de conseguir o bicampeonato.

Aqui fica a primeira evidência (dados retirados do site zerozero):

Oscar Cardozo (423 jogos, 242 golos) - 0,57 golos por jogo

Derley (50 jogos, 24 golos) - 0,48 golos por jogo

Lima (295 jogos, 109 golos) - 0,37 golos por jogo

Rodrigo (141 jogos, 46 golos) - 0,33 golos por jogo

Filip Djuricic (147 jogos,  28 golos) - 0,19 golos por jogo

Pizzi (160 jogos, 30 golos) - 0,19 golos por jogo

Franco Jara (152 jogos, 27 golos) - 0,18 golos por jogo

Adrián Lopez (336 jogos, 54 golos) - 0,16 golos por jogo

Nélson Oliveira (131 jogos, 20 golos) - 0,15 golos por jogo

Aqui está a primeira razão. O FC Porto, futuro campeão, conseguiu contratar Adrián Lopez. Um jogador com média de golos por jogo superior à de Nelson Oliveira. Para isso apenas teve de desembolsar 11 milhões por 60% do passe. Ainda para mais Adrián Lopez é um jogador de 26 anos com uma grande margem de progressão, que no futuro irá render dezenas de milhões de euros.