Páginas

domingo, 30 de março de 2014

Até ao momento o prémio de azarado da época 2013/2014 vai para...



FC Porto, Jogada, Danilo, 84m

FC Porto, Jogada, Quaresma, 58m

P.S. - Uma vergonha o que aconteceu no final do jogo da Madeira. Quaresma com um amarelo esperneou, esbracejou e sprintou para agredir um jogador do Nacional. O árbitro assistente foi um dos que agarrou Quaresma como se um dirigente portista se tratasse, sendo também ele empurrado e agarrado bruscamente. Quaresma depois de fugir do árbitro assistente, colegas de equipa e dirigentes do FC Porto chegou mesmo a agredir a pontapé um dos jogadores do Nacional. Foi visível nas imagens em directo essa agressão. Essas imagens desapareceram e sabe-se no final do jogo que Quaresma saiu incólume com o cartão amarelo que havia levado por simular a segunda penalidade do jogo. Sabe-se já também que um jogador do Nacional foi expulso no meio daquela confusão. Depois disto tudo ainda existe quem diga que o sistema acabou...

Veremos se amanhã existirão aberturas de telejornal como aconteceu com Jorge Jesus. O meu palpite é que o único local onde se poderá ver novamente essas imagens é na blogosfera se alguém tiver acesso a elas. Caso contrário será mais um jogador do FC Porto que vai passar incolume a actos gravíssimos de indisciplina que o poderiam inclusivamente tirar da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.

sábado, 29 de março de 2014

Benfica levado ao colo - parte III

Sendo o Benfica a equipa levada ao colo e com 24 jornadas decorridas é de prever que tenha um número absurdo de grandes penalidades assinaladas a seu favor, zero expulsões e expulsões de adversários em todos os jogos. Já Sporting e Porto, tendo em conta a choradeira semanal contra a arbitragem, não devem ter tido pênaltis a seu favor, têm várias expulsões e os seus adversários dão bastante porrada e nunca são expulsos. Vamos lá comprovar esta teoria.


Ora bolas. Afinal a coisa não é bem assim como se diz por aí. Os factos dizem que Sporting e Porto têm o maior número de pênaltis que é inclusivamente quase o dobro dos pênaltis assinalados a favor do Benfica. Para além disso o Sporting como clube eclético que é, parece dominar quase todas as categorias. Maior número de pênaltis (9), maior número de adversários expulsos (7), menor número de jogadores expulsos (1), equipa com mais minutos a jogar em superioridade numérica (171) e a equipa com o recorde absoluto de minutos em inferioridade numérica (0).

O Benfica apenas beneficia de um pénalti a menos assinalado contra si em relação a Porto e Sporting. Mas mesmo isso com Proença no domingo isso deve estar para mudar.

Por fim aqui ficam as tabelas com o detalhe de todos os lances.





P.S. - Já que os senhores da comunicação social não têm tempo para estas coisas de estatísticas, uma vez que andam entretidos a pedir o Proença para apitar jogos do Benfica, se algum desses senhores passar por aqui aproveite o trabalho já feito e informem os vossos leitores ou telespectadores.

Benfica levado ao colo - parte II

Como nem só de golos em fora-de-jogo se leva uma equipa ao colo, aqui ficam algumas situações de pênaltis.

Sporting vs Benfica



Sporting vs Belenenses

Sporting, Golo, Adrien, 27m, 1-0 (g.p.)
V. Setúbal vs Sporting

Sporting, Golo, Adrien Silva, 86m, 1-2
Sporting vs FC Porto

sexta-feira, 28 de março de 2014

Benfica levado ao colo - parte I

"Vieira teve um reforço de peso chamado nomeações." - Bruno Carvalho

"Record mundial de golos mal anulados." - Leonardo Jardim

Eu não me vou alongar muito sobre estas frases. Vou deixar antes que os factos falem por si. E os factos dizem que o Sporting mais do que recordista de golos mal anulados nesta época desportiva (3), é também o recordista de golos mal validados (6 + 1 duvidoso). E se o Benfica tem como reforço de peso as nomeações, o Sporting parece ter como vedetas os fiscais de linha com quem no passado recente até existem histórias de depósitos bancários. Aqui ficam então as imagens...

Sporting vs Académica



Sporting vs Benfica



Olhanense vs Sporting



Sporting vs Alba


Benfica vs Sporting


















V.Setubal vs Sporting - o lance que considero duvidoso

Sporting, Golo, Slimani, 34m, 0-1
Sporting vs Porto




O ataque final do sistema

Na quarta-feira foi dada mais uma prova de que o sistema está bem vivo. Novamente assistimos a mais uma arbitragem miserável que poupou 2 expulsões a jogadores do FC Porto.



A primeira entrada tem até a agravante de quase ter dado um golo ao FC Porto que nos colocaria numa situação ainda mais delicada para a segunda mão. Não fosse Artur com uma enorme defesa e isso teria acontecido. Para além disso foi uma sorte nenhum dos jogadores se ter lesionado após estas duas autenticas agressões.

Em relação ao jogo, o Benfica deciciu poupar mais de metade da equipa e mesmo a meio do jogo retirou Rodrigo que estava a ser o melhor jogador da equipa. Esta poupança a que o Benfica foi obrigado a fazer dos seus jogadores demonstra mais uma vez que a arbitragem de Proença em Alvalade no Sporting-Porto não era nenhuma demonstração de fraqueza do sistema como eu havia explicado num post anterior. Aquela arbitragem visou manter o Benfica ocupado com o campeonato ao mesmo tempo que abria a única possibilidade ao Porto de vencer as restantes competições.

Em relação às poupanças, no final do jogo eu era um dos benfiquistas que não entendia porque foram modificados tantos jogadores numa meia-final da Taça de Portugal contra o FC Porto. Hoje mais a frio e olhando ao que se tem passado desde que o Benfica conseguiu 7 pontos de vantagem do campeonato acho que a opção terá sido provavelmente a melhor. E tenho essa opinião por duas razões.

A primeira tem a ver com a campanha do Sporting e da comunicação social em relação à arbitragem. Desde que o Benfica passou a ter 7 pontos de vantagem, numa jornada onde até viu ser-lhe anulado um golo limpo contra o Estoril, que não se fala noutra coisa a não ser das nomeações. Lembro-me de ter passado por um programa da TVI 24 chamado contra-golpe e de aí se discutir o porquê dos árbitros internacionais não estarem a apitar muitos jogos dos grandes dando ênfase sempre que falavam no Benfica (vejam bem a forma como o tipo entoa os zeros dos jogos de Proença e Olegário com o Benfica). Na Sic notícias a mesma coisa com Rui Santos tal e qual como já tinha feito na época passada. E na RTP informação parece que arranjaram mais um sabujo ligado ao sistema, de seu nome Paulo Sérgio, e que também ele não se cansou de clamar por Proença para os jogos do Benfica. Ou seja, em todos os canais estão colocadas estrategicamente elementos a pedir que Proença roube o Benfica. E pedem sem terem razão para isso pois não falam de beneficios ao Benfica pois não os há. Somando a isto a reportagem a limpar mais uma vez a imagem de Proença não é difícil de perceber o que se vai passar no Domingo. Ainda no âmbito da comunicação social ontem Bruno Carvalho deu uma entrevista onde falou em grande parte do sistema. O incomodo de Sousa Martins foi por demais evidente. Até que conseguiu fazer a pergunta para a qual todos os orgãos de comunicação social queriam ouvir a resposta e que fez a ele e à badalhoca também de serviço soltar finalmente uns sorrisos. O resultado está em todas as edições online a capas de jornais: "O Benfica não merece estar no primeiro lugar".

Outra razão que me fez aceitar a rotação de plantel na quarta-feira foi o facto de este ano o Benfica não poder falhar. Falhar este ano a conquista do campeonato seria catastrofico. O clube iria entrar numa crise directiva que nos faria recuar alguns anos neste processo de recuperação que tem vindo a ser feito. E neste caso perder em Braga pode colocar novamente o Benfica sobre uma pressão enorme pois não iria poder falhar nos 4 jogos seguintes antes da visita ao Dragão (não acho que a equipa tivesse condições psicológicas de visitar o Dragão com o campeonato por resolver). Além disso manteria-nos "amarrados" ao campeonato e seriamos forçados a ter de rodar a equipa nas restantes competições. Assim quanto mais rápido a questão do campeonato estiver resolvida mais rápido começamos a ter o foco nas restantes competições e poderemos aí sim apresentar a melhor equipa.

É este então o ataque final do sistema para esta época. Clamar pelos árbitros do sistema para os jogos do Benfica e manter o Sporting o mais próximo possível. Até final da temporada, caso o Benfica não resolva cedo o campeonato, não duvido que teremos alguns destes artistas nos nossos jogos. Carlos Xistra, Hugo Miguel, Jorge Sousa ou Olegário Benquerença, juntamente com Proença, podem facilmente mudar o rumo de um campeonato.

P.S. - Apareceu hoje esta noticia. Ao que parece Vieira será castigado por palavras ditas após o jogo da primeira volta com o Belenenses. Nem vou falar da óbvia diferença de tratamento para com os restantes presidentes. O que eu questiono é: Quererão tê-lo calado para o que aí vem?

terça-feira, 25 de março de 2014

O plano do sistema...

Antes do jogo Sporting vs FC Porto a nomeação de Proença augurava mais um espetáculo decadente do futebol português. E assim foi mas não para o lado que se esperava. Quando todos esperavam que Proença iria colocar o Porto no segundo lugar que dá acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, eis que a surpresa aconteceu. Proença prejudicou pela primeira vez na sua carreira o FC Porto e afastou-os praticamente do segundo lugar do campeonato.

O que aconteceu é estranho e penso que não estou a dizer novidade nenhuma se disser que ninguém percebeu bem o alcance desta jogada. Nomear Proença para roubar o Porto? Como se explica esta situação se nesta época têm sido incontáveis os sinais de força do sistema?

Neste fim-de-semana tudo começou a fazer sentido para mim e hoje a nomeação de Pedro Proença veio comprovar as minhas suspeitas.

Comecemos então pelo que perdeu o FC Porto com a derrota em Alvalade. Distanciou-se do segundo lugar ficando com tarefa bastante complicada para o conseguir reaver. Mas, qual é a diferença entre o segundo e o terceiro lugar? Ambos dão qualificação para a Liga dos Campeões sendo que a diferença é que um entra diretamente na fase de grupos e outro tem de realizar uma pré-eliminatória sendo no caso do FC Porto contra uma equipa acessível pois será cabeça de série no sorteio.

O que ganhou o Porto com esse resultado? Livrou-se do peso do campeonato e ao mesmo tempo não deixou o Benfica afastar-se do segundo lugar. Ou seja o Porto sabendo que não tem plantel para todas as frentes e percebendo que já não tinha hipóteses no campeonato mediu os prós e os contras entre ficar em terceiro lugar e tentar vencer os outros troféus ou em segundo e não vencer nada. Por outro lado manteve o Sporting, que apenas se preocupa com o campeonato, a 7 pontos de distância do Benfica obrigando-nos a continuar a jogar com a melhor equipa no campeonato. Desta forma nos confrontos com o Benfica terá a vantagem de estar focado apenas nos jogos a meio da semana enquanto o Benfica tem o seu foco principal no campeonato usando a meio da semana as suas segundas linhas.

Existem no entanto dois problema com esta abordagem. Um tem a ver com o perigo de o Porto perder o terceiro lugar para o Estoril se rodar demasiado a equipa no campeonato. No entanto esta semana ficou claro que isso não irá acontecer.

Outro problema é que o Benfica não escorregou na Madeira apesar das ameaças de morte ao árbitro e sua familia (sim alguém do Porto e não do Sporting. É que a alcunha de mouros costuma vir mais do norte e as associações ao movimento bosta parecem mesmo para desviar atenções) e consequente exibição do apitadeiro de serviço. O jogo com o Braga é assim crucial. Em caso de vitória o Benfica fica a 8 pontos do titulo com 3 jogos caseiros contra equipas da segunda parte da tabela, um fora também contra uma dessas equipas e por fim o jogo no Dragão.  Em caso de vitória o Benfica podia passar a gerir a equipa em função das taças e não do campeonato, chegando assim aos próximos jogos com o Porto na máxima força.

Para este problema a solução foi arranjada. Proença depois de muitas pressões televisivas foi novamente nomeado para um jogo do Benfica. Certamente irá retribuir a confiança. Resta por isso ao Benfica saber se consegue contornar um obstáculo que não consegue ultrapassar à 3 anos.

Nos próximos posts vou dar conta de algumas curiosidades sobre Pedro Proença e na incrível influência que tem tido nos desfechos dos últimos campeonatos.

P.S. Bruno de Carvalho e toda a osgalhada que defeca na tv nacional também não vão ficar sem resposta às constantes insinuações de favorecimentos do Benfica. 

domingo, 16 de março de 2014

Em Inglaterra e cá.

Em Inglaterra os jogadores do Tottenham vão desabafando sobre o que aconteceu na quinta-feira.




Ou seja os próprios jogadores do Tottenham reconheceram a superioridade táctica do Benfica e ficaram fascinados com o nosso futebol.

Por cá andam as histéricas ofendidas a escrever posts atrás de posts a exigir desculpas de Jesus ao Shéu e a pedir a demissão do homem que proporcionou mais um momento épico na Europa.

P.S. - Também hoje em Inglaterra José cheio de classe Mourinho voltou a fazer das suas. Depois da expulsão de um jogador seu foi vociferar com o quarto árbitro (ninguém do Chelsea foi ter com ele), foi falar com o treinador adversário na sua área técnica agarrando-o inclusivamente (ninguém do Chelsea foi ter com ele) e no final ainda foi expulso depois de entrar e se manter durante largos segundos dentro de campo a tentar falar com o árbitro. Depois da expulsão, com a derrota iminente e num estádio adversário em polvorosa por estarem prestes a vencer o primeiro classificado, ouviam-se os adeptos do Chelsea mais alto que todos os outros a gritar : "José Mourinho, José Mourinho, José Mourinho...."  

sábado, 15 de março de 2014

Jesus hoje como à 2 mil anos atrás.

Jorge Jesus desde à muito tempo que se tornou um alvo de chacota nacional. São videos no youtube, posts no facebook e programas desportivos com espaços semanais dedicados ao gozo e achincalho deste grande treinador.

Qual é então o problema de Jorge Jesus? O problema é que é um grande treinador. Incomensuravelmente melhor que a pandilha de treinadores que são colocados nos píncaros pela comunicação social portuguesa nos últimos anos (Jesualdo, Domingos, Leonardo Jardim, Villas Boas, Vitor Pereira, Paulo Fonceca e por aí fora) e pela forma como subiu na carreira sem padrinhos e com muito trabalho indo em sentido inverso ao do funcionamento básico do futebol em Portugal. Se juntar-mos a isto o facto de ser treinador do Benfica torna-se então o alvo a abater.

O país já parou para crucificar Jorge Jesus no incidente em Guimarães onde Jesus defendeu um dos NOSSOS. Tornou-se um tal assunto de estado que Jesus no espaço de um mês já estava a ser ouvido nos tribunais enquanto outros casos como as agressões dos jogadores do Porto no túnel da Luz levaram 3 anos a ser resolvidos. O país parece querer parar novamente por Jorge Jesus mostrar 3 dedos a um treinador inglês e por ter afastado Shéu e Rui Costa quando Jesus estava calmo e quem estava alterado era o treinador adversário (sobre este assunto falo mais à frente). Mas o país não parou quando um fedelho com a camisola da selecção "nacional", sem o mínimo de qualidades futebolísticas ou humanas para tal, fez ISTO. Nem sequer ninguém da selecção "nacional" deu relevo ao caso nem a comunicação social mostrou alguma indignação pelo gesto. Fosse um jogador do Benfica e o mundo desabava. Não se ouviria falar da troika durante uma semana, e pedia-se ao selecionador nacional, ao presidente da federação, ao primeiro ministro, ao presidente da republica, ao duque de Bragança e quem sabe à UEFA e à FIFA o afastamento imediato desse jogador não só da selecção mas também do futebol. Para além deste caso ainda existe outro treinador português, o happy one, que não só ninguém mostra qualquer repugnância pelos seus gestos lá fora, digamos simpaticamente que com pouca classe, como ainda por cima é aplaudido cada vez que os faz.

Relativamente ao que se passou em Inglarerra não gostei tanto da atitude dos 3 dedos levantados como da forma que Jesus afastou Raúl José, Rui Costa e Shéu, apesar de eu achar que os 3 ao irem ter com Jesus só estavam a dar mais importância a um caso que iria ficar por ali. Agora uma coisa é chamar à atenção e outra é crucificar e fazer deste episódio um crime que não pode passar sem punição.

Não gostando da atitude de Jesus também é importante perceber porque é que Jorge Jesus perde o controlo emocional em várias alturas. E a essa pergunta eu vou dar a minha opinião. Jesus perde o controlo emocional porque está constantemente a ser enxovalhado e humilhado não só pela comunicação social como por muitos benfiquistas que ainda não perceberam a importância que Jesus teve e tem no Benfica. Jesus perdeu 2 títulos nos últimos 2 anos por causa das arbitragens e ninguém o defendeu. Todas as culpas desse insucesso foram atiradas para cima dele. Jesus já foi inclusivamente criticado por dar importância demais às competições europeias quando essas campanhas têm dado ao Benfica uma imagem de respeito internacional que à muitos anos não tínhamos. Jesus já defendeu adeptos atacados pela policia ou jogadores que estavam prontos a ser queimados pelos próprios adeptos (Maxi Pereira e Luisão). Jesus é o único que no final dos jogos tem falado dos erros grosseiros de árbitragem. Jesus faz isto tudo sozinho. Jesus tem carregado nos últimos 4 anos o peso inteiro de um clube com a dimensão do Benfica nos seus ombros. Jesus defende o Benfica como poucos o fizeram e o que tem recebido em troca são Pedros Ribeiros a humilharem-no todas as semanas com graçolas sobre o discurso e até sobre as raízes do mesmo. Pedros Ribeiros que entre outras coisas até já foram convidados para participarem num jogo de beneficiência ao lado de grandes nomes do Benfica e do futebol internacional. Esses mesmos que dão em troca ao Benfica e ao seu treinador espetáculos semanais degradantes de piadinhas de mau gosto e gozo de tudo o que Jesus diga ou faça. É por tudo isto que aos Pedros Ribeiros, às histéricas da internet e à comunicação social eu digo a alto e bom som.

VÃO TODOS PRO CARALHO.

Quanto ao facto de dizerem que os jogadores não gostam de Jesus vou deixar que os actuais e antigos jogadores falem sobre esse assunto.




"Jorge Jesus acreditou na minha qualidade." - Matic

Javi Garcia agradece a Jorge Jesus.

"Jorge Jesus fez-me um homem." - Fábio Coentrão

Witsel defende continuidade de Jesus no Benfica.

David Luiz e Ramires apoiam o brilhante Jorge Jesus.

P.S. - Espero que o Jorge Jesus mantenha a calma que tem tido até este momento. Que se concentre apenas no seu trabalho e não ligue aos ataques que lhe são e serão dirigidos nas próximas semanas. Que mantenha a humildade que tem tido em todas as conferências de imprensa como foi o caso da de hoje. Precisamos de um Jesus concentrado apenas no essencial para tornar esta época num ano épico. Que Jesus e os jogadores o façam por eles depois de tudo o que aconteceu no passado. Que mostrem o dedo do meio todas as semanas dentro de campo com a raça, o querer, a ambição e união que têm demonstrado em todos os jogos.

P.P.S. - Para o Pedro Ribeiro tenho a dizer que é deveras engraçado vê-lo indignado com os empurrões de Jesus. Deveria preocupar-se mais com a sua vida e com os seus actos. É que ao pé de si Jesus é um menino de coro.