Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

Pós jogo

Depois de mais uma vitória continuam as alarvidades na televisão portuguesa e também, muito devido a estes, de alguns benfiquistas.

Ao ouvir os comentadores durante a partida e Rui Santos e Ribeiro Cristóvão no final da mesma pensei que estava a assistir a um qualquer canal francês onde estranhamente os comentadores falavam português. Mas não. Era mesmo um dos canais portogueses.

No final da partida os dois dragartos frustrados gozaram com Jorge Jesus, apoucaram a vitória do Benfica ultrapassando em muito o nível do ridículo, continuaram a dizer que o plantel do Benfica é fraco, perspectivaram 1 ou 2 adversários como verdadeiros testes e trataram a Liga Europa como se fosse a taça da liga. Não existiu uma palavra de apreço pelo Benfica ser o único clube português nas competições europeias, não houve uma palavra sobre o Benfica ser um dos fortes candidatos a vencer a Liga Europa, não houve nada. Foi meia-hora de puro ódio e anti benfiquismo.

Faltam 2 meses para acabar a época e eles ainda andam à espera de testes a sério. À medida que vamos ultrapassando obstáculos com jogadores da nossa segunda linha eles vão atribuindo as vitórias à fraca qualidade de adversários ou à sorte. Nem sequer dão destaque ao facto de Lima nunca ter sido titular nos 4 jogos da Liga Europa e Salvio apenas uma vez. Mesmo jogadores como Gaitan, Enzo e Matic não foram titulares em todos eles. E continuam a repetir que é tudo obra do acaso.

Por fim uma palavra para a utilização de jogadores portugueses por parte do Benfica (a não utilização sempre foi dos assuntos mais focados pela comunicação social) e principalmente Roderick. Faz-me confusão como um jogador vindo do Caixa Futebol Campus é tão maltratado pelos próprios benfiquistas. Hoje vi nele o jogador mais seguro da nossa defesa e mesmo assim continuam a ouvir-se criticas ao miúdo. Fez 180 minutos nesta eliminatória, jogando inclusivamente os primeiros 90 minutos numa posição que não é a dele e restantes 90 minutos a central sem um patrão como Luisão ou Garay ao lado, num jogo fora dos oitavos de final e não tremeu. Que pode fazer mais o rapaz para pelo menos não o criticarem???

É como diz aquele ditado. Mais vale cair em graça do que ser engraçado. Infelizmente no futebol é o prato do dia e principalmente devido às mentes influenciadas por uma comunicação social ao serviço da corrupção.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Agora é que vai começar...

Depois do que aconteceu hoje, espectável para os mais atentos, vai começar o pagode.

Até hoje temos sido brindados com um sistema soft. Ainda não percebi se por as últimas duas épocas terem sido do mais vergonhoso a que já se assistiu, pelo o Porto ter um bom 11 ou porque existe algo nos bastidores que não conhecemos. O que é certo é que não tem comparação com o final da época passada embora mesmo assim entre pontos que nos foram roubados e alguns que lhe foram dados o campeonato praticamente já estaria resolvido.

No entanto algo me diz que se a opção do sistema foi esperar para ver, não dando muito nas vistas, então a coisa vai agora mudar completamente de figura.

Hoje o tombo foi tão grande que nas próximas jornadas, tal como acontece sempre que o Porto começa a entrar num cenário de crise, vão precisar da sua legião de árbitros. Vamos ver Proenças, Olegários, Sousas, Xistras, entre outros de seguida. Jornada após jornada.

Mesmo assim vai ser difícil levantar uma equipa completamente estoirada, presa por arames. Uma equipa que a partir de hoje para além do estoiro físico que vem evidenciando sofreu um choque psicológico. Eles acreditavam mesmo que podiam ganhar a champions. Em todas as entrevistas se percebeu que esse era o grande objectivo do clube e o grande sonho dos jogadores. Perder nos oitavos contra o Málaga, olhar para trás e perceber que o grupo onde passaram em segundo era uma anedota deixa muitas marcas. Juntando a isso um Moutinho lesionado (provavelmente infiltrado neste jogo por não existirem mais opções), um Lucho estoirado com mais jogos nas pernas esta época do que em toda a passagem por França, dois laterais sem descanso e um ponta de lança que não pode mesmo ficar um jogo de fora é muita coisa junta.

Resumindo, o sistema vai ter de entrar em grande força para os salvar. Eles não vão querer o Benfica já campeão no Dragão ou sequer com possibilidade de festejar ou decidir lá o titulo. Esta próxima jornada vai ser crucial para o sistema tentar devolver a confiança aos jogadores do Porto. Não podemos permitir que isso aconteça.

P.S. - A comunicação social está de luto. Foram meses e meses a criar a ilusão de um grande Porto europeu. Foram meses e meses a espalharem a ideia do grande plantel do Porto. Foram jogos e jogos e encobrir a queda física daqueles 12/13 jogadores do costume. Foram empates (Olhanense e Sporting) e vitórias corrompidas (Rio Ave e Málaga) a serem desculpados com maus dias ou gestão de esforço (no caso do Málaga até foi um super jogo com 2 oportunidades de golo e uma delas ilegal).  Hoje tudo isso caiu com grande estrondo...

sábado, 9 de março de 2013

E Scolari tudo mudou

Em Novembro do ano passado Luís Filipe Scolari voltou à selecção brasileira substituindo Mano Menezes.Mano Menezes sempre se mostrou muito dado a esquemas pouco claros. Tão dado, que esses esquemas não passaram despercebidos a alguns brasileiros, sendo Romário dos mais críticos como se pode ver aqui.

O FC Porto obviamente tinha uma grande ligação com Mano Menezes. Afinal de contas não é qualquer um que faz o favor a um clube de convocar Kleber para a selecção que já teve Romários, Ronaldos e Pelés entre uma infinidade de grandes pontas de lança. Não é qualquer um que convoca este jogador quando tem mais de 100 jogadores infinitamente melhores espalhados pelo mundo. Não é qualquer um que convoca laterais esquerdos com 1 jogo em 6 meses como aconteceu com Alex Sandro.

O que é certo é que Mano já se foi e com ele também foram Danilos, Alex Sandros e demais jogadores brasileiros que o Porto ia valorizando. Veio Scolari e a corrupção, vendo que agora a coisa será mais complicada, já tratou de encetar o esquema de pressões já bem conhecido. Assim não é de estranhar que do nada, Fernando e todo o pessoal da agremiação corrupta quando fala de Fernando, tenha em vista a selecção. Senão vejamos:



22-1-2013 - «Se me procurassem para me naturalizar, recusaria» - Fernando


1-3-2013 - «Sonho ser convocado à seleção brasileira» – Fernando

6-3-2013 - Vítor Pereira não concorda com Scolari

6-2-2013 -Vítor Pereira: «Temos jogadores selecionáveis»

8-3-2013 - «No Brasil o campeonato português não tem muita visibilidade» - Fernando

8-3-2013 - Fernando: «Seleção brasileira? Um dia vai chegar»

E é assim, através de uma comunicação social completamente corrompida, que após a primeira convocatória de Felipão já começou a questionar a não convocação de jogadores do FC Porto, que se consegue os objectivos pretendidos (jogadores convocados) e consequente valorização de jogadores medíocres.

Noticia que passou despercebida...

Entre assobios e criticas à equipa do Benfica (dos seus próprios adeptos), surgiu uma noticia a que praticamente ninguém deu importância. E quando a comunicação social, principalmente os órgãos mais ligados ao sistema, fazem de conta que nada aconteceu é porque o sistema não quer que haja barulho sobre o assunto.

A notícia é o afastamento de Pedro Proença do jogo para o qual estava nomeado nesta jornada. Nomeado para o Braga - Marítimo, foi afastado, tal como os seus assistentes, sem qualquer razão aparente.

O jogo é de grande importância para as contas dos clubes do "sistema". Braga a ter dificuldades para atingir a Liga dos Campeões e o Marítimo a ser o próximo adversário da corrupção (ainda por cima a seguir a um jogo dos oitavos da Liga dos Campeões onde terá de defender uma magra vantagem, com a equipa a cair fisicamente e sem poder perder qualquer ponto neste momento). Podia ser um 2 em 1 de Proença. Numa jornada ajudava os seus dois clubes. Dava a vitória ao Braga e enfraquecia o Marítimo para a próxima jornada.

As questões que eu coloco são:

Terá existido mais algum aviso a Vítor Pereira sobre algo que já se sabia que ia acontecer? Algo como ao que parece aconteceu antes do jogo Académica - Benfica onde haveriam indícios (acredito que existiam mesmo provas) que Xistra já tinha o resultado encomendado para essa jornada? Terá Vítor Pereira modificado a sua nomeação devido a algo do género?

ou

Achou o clube da corrupção que um enfraquecimento do Marítimo não era suficiente para a próxima jornada e preferiu ter o próprio Proença no local para evitar qualquer deslize? É que o apintador substituto de Proença nesta jornada (Bruno Esteves) já mostrou qualidades para fazer o tal trabalho de 2 em 1.

ou

Achou o clube da corrupção que Proença é imprescindível para o jogo Porto - Braga daqui a 3 jornadas? Também plausível porque quanto a mim é impossível ser nomeado para o Porto - Benfica da penúltima jornada (a única razão que poderia impedir esta nomeação).

Fiquemos à espera para saber o que poderá ter acontecido. Em breve teremos a resposta.

P.S.1 - A luta desesperante de alguns árbitros para apitarem jogos do Benfica continua. Duarte Gomes que o diga. No entanto e apesar das suas juras de amor ao Benfica, o seu currículo não mente.

P.S.2 - Para quando as decisões acerca da Taça da Liga? Todos sabemos qual será o resultado, por isso estarão apenas à espera pelo final da época para os jogadores corruptos não se cansarem entretanto?

sexta-feira, 8 de março de 2013

Não percebo...

Não há palavras para descrever o que sinto acerca do comportamento dos adeptos esta noite e de muitas análises feitas à equipa na blogosfera. São inúmeras as razões que temos para estar satisfeitos e no entanto parece que somos um qualquer Sporting sem nada para lutar. Não sei se sou um optimista por natureza mas eis o que eu vejo nesta altura da época

Primeiro lugar isolado.

Final da Taça de Portugal quase garantida.

Melhor época desde à largos anos.

Vantagem de 1-0 nos oitavos de final da Liga Europa poupando novamente vários jogadores. Desta vez foram 5 os jogadores poupados. Maxi, Matic, Enzo, Sálvio e Lima. Destaco mesmo o trio Matic, Sálvio e Lima que quanto a mim são peças nucleares e que têm tido bastante tempo de descanso para entrarem na recta final em grande forma.

Jogadores como Roderick e Carlos Martins a ganharem ritmo para estarem em forma também na recta final da época e preparados para o caso de qualquer lesão.

Minutos distribuídos por vários jogadores sem alterar resultados. De longe a equipa mais rodada neste campeonato. Entre jogadores poupados e outros a ganhar ritmo temos tudo para entrar na máxima força na parte mais importante da época. Mais fortes do que em qualquer uma das ultimas épocas.

Depois deste cenário ouvem-se assobios aos nossos jogadores? Assobios que em muitas ocasiões nem árbitros receberam depois de grandes roubos?

Podemos ter uma época memorável e mesmo assim parece que a queremos transformar novamente numa desilusão.

Benfiquistas. Acordem que eles precisam de nós. Se nós próprios os assobiamos com tudo de bom que nos está a acontecer esta época como esperam que eles lutem se nós somos a razão pela qual eles lutam?